Blog do Maria

10/10/2009

O FENÔMENO ARRASOU

Não chegou a ser uma chinelada no Grêmio, mas a vitoria do Corínthians por 2 a 1, no Pacaembu, foi importante. E quem brilhou de verdade foi o Fenômeno. Além de marcar belo gol, ele foi decisivo no lance iniciado por Jorge Henrique e, que rolou a bola para Elias marcar o segundo.  Na etapa final, o zagueiro Rever diminuiu, mas ficou nisso, nada mais aconteceu até porque o goleiro Felipe estava inspirado.  Só que o sonho do título é praticamente impossível e o G4 não significa para o Timão, que já está classificado para a Libertadores.

Mas, viva o Fenômeno. Fico imaginando ele mais leve. Torço por isso fervorosamente.  

Por Maria às 20h04

CADÊ A LANTERNA DO FLU?

Cadê a lanterna que estava com o Fluminense? Ihhh... olha lá. Tá com o Sport. Pelo menos até segunda-feira, dia em que o time pernambucano enfretará o Goiás, no Serra Dourada e, quem sabe devolvê-la ao time dirigido por Cuca. A vitória sobre o Santo André por 2 a 1 (gols de Alan e Fred, Camilo descontou) , no ABC Paulista, foi importantíssma. Permite que a equipe carioca ainda acredite na possibilidade de não cair para a Série B. Por sinal, foi a sua primeira vitória fora de casa.

Por Maria às 19h46

O FLA ESTÁ VIVO

Mesmo sem Adriano, o Flamengo meteu 2 a 1 no São Paulo, está pertinho do G4 e pode  perfeitamente alimentar o sonho de disputar a Libertadores. Quanto ao título é outra história. Com vantagem sobre todos os rivais, o Palmeiras tem tudo para ser campeão e dar o tetracampeonato a Muricy Ramalho, que foi demitido pelo São Paulo - coisas da vida. O resultado foi justo. O Flamengo dominou e, embora tenha sofrido o primeiro gol (em bela jogada de Hernanes em primoroso lançamento de Dagoberto),  ditou o ritmo da partida e virou com gols de Petkovic de pênati e Zé Roberto. O São Paulo reclamou da marcação do pênalti e da repetição da cobrança. Mas o árbitro acertou.  O tricolor paulista continua vivo, mas terá que torcer pelo Náutico, que , segunda-feira, receberá o Verdão em Recife.

 

Por Maria às 19h31

TÔ SABENDO

 

 

JANELA –   Robinho será contratado pelo Barcelona no próximo ano. Sandro Rossel, que dirigiu a Nike no Brasil , é candidato à presidência do clube catalão e já conversou com o jogador. Está praticamente tudo acertado.

 

Por Maria às 13h47

FLA x SÃO PAULO, uma decisão

 

 

Se não tivesse jogo da seleção, Adriano seria marcado por Miranda no Fla x São Paulo de hoje. Mas como as eliminatórias para a Copa estão aí, os dois jogadores estão juntos e amanhã defenderão o Brasil.

Diplomacia à parte: o pega de rubro-negros e tricolores é decisivo e vai pegar fogo. O Flamengo luta para chegar ao G4 e enfrenta o vice-líder. Se perder, o sonho da Libertadores pode se transformar num pesadelo.  Em relação ao São Paulo é diferente: a derrota será um complicador importantes em termos de título. Terminar entre os quatro, não tenho a menor dúvida, independentemente do resultado de hoje.

 

Cá entre nós: está na hora se se fazer alguma coisa para que os clubes disputem o Campeonato Brasileiro, a competição mais importante do país sem perder seus principais jogadores. E que se faça alguma coisa também  para que os clubes não negociem suas estrelas pelo menos durante este período.

 

 

P.S. O São Paulo vai se sentir em casa no Maracanã.  Tá chovendo  no Rio prá caramba  e há vários dias. 

Por Maria às 12h56

PEGARAM PESADO EM ITAQUERA

 

 

Caramba. Já se assalta até mesmo uma sede do Timão. Pensei que isso só acontecesse em residências, shoppings, estacionamentos, restaurantes, teatros, colégios, universidades, igrejas, bancos , nos engarrafamentos...

A que ponto chegamos. Não se respeita nem mais o Coringão!

 

 

 

Sério galera. A coisa tá chegando a um ponto insustentável. Aconteceu com o Corinthians como poderia ter sido com qualquer outro clube. Cadê as autoridades?

Por Maria às 12h44

PEGARAM PESADO NA "NIGHT"

 

 

O lateral Paulo Sérgio e o atacante Roni quase foram agredidos por torcedores do Fluminense no show do cantor Leonardo  Também né... deixaram na reta. Por mais inocente que tivesse sido o programa,  um time que está prestes a ser rebaixado não tem que fazer qualquer tipo de programa na véspera de uma partida.

 

Aliás, se algum jogador quiser ir à igreja  na véspera do jogo... tudo bem, desde que  a igreja esteja na quadra do hotel.

 

Por Maria às 12h42

09/10/2009

Arquivo

Perguntei ao Ronaldo: E aí Fenômeno, o Timão vai acordar para terminar o Brasileiro lutando por melhores posições? Pelo sinal "positivo",  o filho do Seu Nélio e de Dona Sônia aposta nisso.

Agora sério: achei esta foto tirada na Alemanha. Na Copa em que o Brasil não chegou às finais, mas o Fenômeno se tornou o maior artilheiro da história dos mundiais, chegando ao 15º gol.  Vamos aumentar esta marca Ronaldo. Capricha...

 

Por Maria às 14h11

Pergunta-se nas Laranjeiras

Sem jogar há quase três meses por causa de um problema muscular na coxa, estaria o atacante Fred em melhores condições do que o jovem Alan?

O técnico Cuca parece em dúvida. Não sabe se o escala de início ou o lança no decorrer da partida contra o Santo André, amanhã, no ABC Paulista. É que no treino de ontem, Fred marcou os dois gols na vitória dos reservas sobre os titulares por 2 a 0.  Cuca está com a cuca em ebulição

Por Maria às 13h33

O Flamengo tá chegando

Mesmo sem o Imperador Adriano, que está na seleção, o Flamengo vem subindo na tabela. Disputar o título acho difícil. Agora... aproxima-se do G4 a cada rodada e já está bem pertinho do Goias, o quinto colocado...

Por Maria às 03h00

SORTE DE CAMPEÃO?

Não há outra explicação. Mesmo empatando em 2 a 2 com o Avaí, no Palestra Itália, o Palmeiras se manteve com os mesmos cinco pontos à frente do São Paulo, que , no dia anterior, no Morumbi, empatara com o Coritiba pelo mesmo placar . Se o  time dirigido por Ricardo Gomes tivesse vencido, hoje estaria coladinho ao líder Verdão. Mas futebol é assim.

E mais:  o Avaí chegou a fazer  2 a 0 sobre o Palmeiras , com gols de William e Émerson.  Vagner Love diminuiu, mas a equipe catarinense desperdiçou duas  oportunidades excepcionais de marcar o terceiro gol  e liquidar a partida. A primeira com Assis e a outra com William.  Como o Palmeiras não tem nada com isso, agradeceu a incompetência do ataque do Avaí e  marcou o gol de empate através de Robert, aos 41. Nos acréscimos Vagner Love foi expulso e se transformou em mais um desfalque para o Verdão, que enfrenta o Náutico, segunda-feira, em Recife.  A ausência mais sentida de todas, claro, continuará sendo a de Diego Souza, um dos destaques do Campeonato Brasileiro e que está merecidamente na seleção brasileira. Mas, nada disso parece abalar Murici. No vestiário, sua serenidade era total. Aquele negócio de brigar, reclamar e fazer cara feia não é mais com ele - pelo menos ontem.

E, sendo assim: viva o  Palmeiras.

 

Por Maria às 02h50

BOTAFOGO RESPIRA

 

 

 

Ao derrotar o Atlético Mineiro por 3 a 1, no Engenhão, o Botafogo saiu do “G4 do Mal”. Ou melhor: da zona de rebaixamento. Detalhe: a partir de agora não depende do tropeço de outras equipes para se livrar da Segundona. Já respira sem aparelhos. Depende só de si... dos seus próprios resultados. A vitória foi conquistada com méritos e os gols aconteceram no primeiro tempo, através de André Lima, Lúcio Flávio e Reinaldo, aproveitando jogada de Jobson. O time mineiro diminuiu na etapa final: Léo Silva cometeu um pênalti dos mais idiotas em Thiago Feltri e Correa fez o gol.. Os mineiros perderam, mas se mantiveram entre os quatro primeiros.

 

Por Maria às 02h14

O GOIÁS QUE SE CUIDE

 

 

Aliás, não só o Goiás. O aviso serve para o técnico Hélio dos Anjos porque já tem gente de olho nele. Apesar da boa campanha da equipe goiana, mantendo-se sempre na parte de cima da tabela, ela dá mlostras de que não terminará entre os quatro primeiros colocados. Tudo bem que o jogo contra o Cruzeiro foi disputado no Mineirão – a casa do adversário – mas o resultado de 3 a 0  foi pequeno tal a superioridade do time dirigido por Adílson Batista.

Não custa lembrar que na rodada anterior, o Goiás perdeu para o Botafogo por 3 a 1, no Serra Dourada.

Cuidado Hélio dos Anjos.

Por Maria às 02h10

08/10/2009

Valeu companheiro !

 

Sinto-me honrado com o elogio de Juca Kfouri, jornalista da melhor qualidade. Somos velhos amigos e estivemos juntos em várias coberturas.  Espero merecer tudo o que ele escreveu no seu blog em relação a mim.

No mais, um abração Juca

 

Por Maria às 11h34

Parecia amistoso

Empatar com o Corinthians em qualquer campo é quase sempre é um bom resultado. Porém, isso não vale para  o Fluminense, que continua na lanterna do Brasileirão e é bom que se reforce para a Segundona do próximo ano.  Pior, o jogo foi no Maracanã e o dever de casa não foi feito. E se continuar a do jeito que está jogando descerá ainda mais e visitará novamente a Série C.

 Que jogo fraco. Destaques? Difícil escolher. Aliás: Alan e Dentinho.

Como escrevi no dia anterior, o Corinthians, que tinha tudo para estar nas primeiras colocações, apenas cumpre tabela. Claro que a vitória não pode fugir do foco, mas em termos de título ou G4 dificilmente conseguirá alguma coisa. A não ser que vença todos os jogos.

Outra coisa: citei que o time perdeu com as saídss de André Santos, Christian, Douglas e Lulinha, entre outros.

 Prá quê? Lulinha foi contestado prá caramba. Agora, lembro-me que ele era tão vaiado pela Fiel quanto Dentinho, que , invariavelmente acabava substituído e, hoje, merecidamete, é uma das estrelas do Timão.  Mas opinião é opinião. Vivemos democraticamente.

 Voltando ao Fluminense, anotem: o jovem atacante Alan tem futuro e certamente brilhará.   

Por Maria às 10h47

Previsão: chuvas e trovoadas.

Tempo fechado

 Isso vale para o Flamengo e Vitória, que, ao empatarem em 3 a 3, dificultam chegada ao G4.  Ao time baiano principalmente já que atuou em casa. Agora, Adriano fez falta sim, ainda mais agora que parece mais em forma e a prova disso é ser o artilheiro da competição com 15 gols. O resultado foi justo. Nenhuma das duas equipes mereciam perder. Pet foi a estrela do jogo e a torcida do Vitória (por sinal, da melhor qualidade), deve ter sentido saudades do Pet. Não custa lembrar que o sérvio foi descoberto pelo clube baiano. Mas os dois clubes continuam com chances de se classificarem para a Liberadores.

Aviso: a partir de agora empate é quase derrota para qualquer um dos dois.

Por Maria às 10h14

Um Mago?

O grande Mário Sérgio, a quem tive o prazer de conhecer na época de jogador do Fluminense e se trata de uma pessoa da melhor qualidade, é santo milagreiro. Com apenas um treino fez o Internacional ganhar e ganhar bem. Agora, o time colorado poderia perfeitamete ter vencido esta partida sob o comando do Tite, a meu ver, outro bom treinador. Afinal, o jogo foi no Beira Rio e o Náutico, em 18º lugar tinha somente 18 pontos a menos que o adversário. Agora, naturalmente, a diferença chega a 21 pontos.  Parabéns ao Inter, força para o Náutico, e é vida que segue.

Sucesso Mário Sérgio e para Tite tb. Até pq, o Internacional está lá em cima graças ao trabalho dele. E volto a lembrar: não se perde Alex e Nilmar impunemente.

Por Maria às 09h28

Perguntar não ofende:

O Palmeiras agradece ao Coritiba pela ajuda dada ontem no Morumbi?

Por Maria às 09h12

Do coração

Salve companheiros, aliás, queridos companheiros.

 

Adorei todas as mensagens que recebi e, por isso, faço questão de blogar meu agradecimento, pq não tenho como responder a todos individualmente como gostaria de fazer. Mas o que escrevo aqui vem do coração e contem sempre comigo. Sintam-se à vontade para opinar. As críticas nos ensinam e nos fazem avaliar melhor  nossos pontos de vista. Mais uma vez o meu muito obrigado.

Por Maria às 09h03

Viva o mundo virtual

Bom dia, queridos amigos

Repetirei nota publicada no BBC Brasil e que mostra a força da internet. Leiam com atenção e comentem.

abrs

 

"A partida entre as seleções de futebol de Ucrânia e Inglaterra do próximo sábado, válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo, será transmitida na Grã-Bretanha exclusivamente pela internet e em cinemas.

A operadora de TV paga Setanta havia adquirido os direitos de transmissão do jogo, mas a empresa faliu e nenhuma emissora de TV britânica mostrou interesse em substituí-la.

A partida será transmitida a partir das 17h15, hora da Grã-Bretanha (13h15 em Brasília) pelo site www.ukrainevengland.com.

Para assistir ao jogo do sábado, os torcedores terão que desembolsar pelo menos 4,99 libras (o equivalente a quase R$ 15) usando um sistema de pagamento eletrônico.

Além da internet, a partida será mostrada em alguns cinemas da Grã-Bretanha.

De mãos atadas

A venda dos direitos de transmissão do jogo vinha sendo feito por uma empresa que representa a Federação Ucraniana de Futebol, que detém os direitos sobre o embate.

Um porta-voz da Football Association, a federação de futebol inglesa, disse que a entidade gostaria a que a partida fosse vista pelo maior número possível de pessoas, mas não tinha poderes para influenciar a situação.

"Os direitos pertencem à Federação Ucraniana", disse Adrian Bevington.

"Uma plataforma televisiva seria ideal para a transmissão da partida, mas este não é o caso. Não está em nossas mãos", afirmou.

A Inglaterra já se classificou para o Mundial, depois de ter vencido todos os oito jogos que disputou no grupo seis das eliminatórias europeias. A Ucrânia ocupa a terceira posição do mesmo grupo."

Por Maria às 08h31

07/10/2009

Quem te viu e quem te vê

Hoje a história é diferente. O Fluminense praticamente rebaixado, enfrenta um Corinthians em queda livre. Se o Timão não corre risco de cair para a Série B não tem chance alguma de conquistar o título. Seus jogos restantes servirão apenas para cumprir tabela. Cá entre nós, as torcidas de Fluminense e Corinthians não mereciam isso. Principalmente a do time carioca, que praticamente não saiu da Zona de Rebaixamento o campeonato inteiro. O Corinthians, que subiu para a Série A deslumbrando a todos com o seu futebol guerreiro e de qualidade, não mostra nem uma coisa e nem outra. Vale lembrar: André Santos, Douglas, Lulinha e Christian, entre outros que se foram, fazem falta. Muita falta.

 

Que vença o melhor hoje no Maracanã.

 

Claro que a gente luta para conseguir o melhor, mas nem sempre é possível. E isso também vale para tudo neste Mundo. Querem ver? Fluminense enfrenta o Corinthians esta noite, pelo Campeonato Brasileiro, e o seu torcedor, que hoje está na faixa dos seus trinta e poucos anos, certamente não esqueceu da partida disputada em 1984, no Morumbi. Um jogo assistido por mais de 90 mil pessoas. Se Carlos Alberto Parreira foi demitido recentemente do Fluminense, para a diretoria "culpado de o time não produzir nada", naquela época era respeitadíssimo.

 

E o Fluminense deu um verdadeiro show. Aliás, foi o nó tático mais apertado que eu vi um técnico dar no outro. O Timão, dirigido por Jorge Vieira - um treinador experiente e esperto ao máximo -, sucumbiu por completo. Não conseguiu jogar. Foi uma equipe apagada ao extremo. Já o Fluminense, que tocava a bola de pé em pé fez o que quis em pleno Morumbi. Deu verdadeiro show e os 2 a 0 foram barato, tal a superioridade tricolor. Naquela partida, pelas semifinais do Brasileiro (o regulamento era diferente), a equipe de Parreira atuou assim: Paulo Victor, Aldo, Duílio, Ricardo Gomes e Branco; Jandir, Delei (Leomir), Romerito (Renê) e Assis; Washington e Tato. A do Corinthians: Carlos, Edson, Mauro, Juninho Fonseca e Wladimir; Paulinho, Zenon (Dicão), Biro-Biro, Eduardo Amorim e Sócrates; Casagrande (Ataliba). Os gols foram marcados por Assis e Tato. E em toda a minha vida não lembro de uma atuação do Fluminense tão esplendorosa.

Por Maria às 15h31

Ausência de peso

O Flamengo ganhou um gás ao vencer o Fla x Flu de domingo passado. E o seu torcedor não sonha apenas com o G4 (grupo que se classifica para a Libertadores) por considerar o título possível. Porém, não contará com Adriano, que mesmo sem a forma que o levou a ser chamado na Itália de Imperador, vem decidindo tudo e é a estrela maior do time. Porém, como foi convocado para a seleção de Dunga, ele não estará hoje com a equipe em Salvador para enfrentar o Vitória. O atacante acompanhará a partida da Granja Comary, em Teresópolis, onde a seleção está concentrada. Sua ausência pesa muito. Pior: o mesmo acontecerá quando o Flamengo enfrentar o vice-líder São Paulo, sábado, no Maracanã, já que o atacante estará em Campo Grande, com a seleção. Adriano, o Imperador em Milão e rei na Vila Cruzeiro é o artilheiro da competição, com 15 gols.

Na verdade, o Flamengo tem chances de terminar a competição entre os quatro primeiros. E , mesmo que Adriano volte a ser o imarcável Imperador, como alcançar o Palmeiras com 12 pontos de vantagem? É muita coisa.
Portanto...

Bem gente, sobre o ameaçado Botafogo, conversaremos amanhã.

Por Maria às 15h13

E agora Inter?

O torcedor colorado que se cuide. A demissão de Tite foi a solução mais simplista que os dirigentes encontraram para justiticar o momento do Internacional. Agora, gente, será que perder Nilmar e Alex não fazem falta? (Queridos amigos, não sei explicar a razão de ter colocado Cuca em vez de Alex na nota inicial). Certamente, nervosimo da estréia, sorrrrrrrrrrrrrryyyyyyyy  gente). Não custa lembrar que os dois jogadores (Nilmar e Alex, e não Cuca  hahaha)estão em Teresópolis, treinando com Dunga e certamente serão aproveitados no jogo contra a Bolívia. Havia esquecido de Sandro, que continua no clube colorado uffff ainda bem...

 

Por Maria às 12h10

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.