Blog do Maria

21/11/2009

Chegou hora do "vamos ver"

Consultem a bola de cristal ou o gato mestre

 

Amanhã à noite muita gente vai comemorar e muita gente vai chorar. Isso vale para quem está lá em cima lutando pelo título e uma das vagas do G4 (dá direiro a Libertadores) ou lá embaixo,fugindo da zona de rebaixamento. Os jogos Flamengo x Goiás, Botafogo x São Paulo e Sport x Fluminense prometem.

Outro jogo sensacional: Atlético Mineiro x Internacional, no Mineirão. Esse vai pegar fogo. Tem que sair um  vencedor. O empate é ruim para os dois.

Mas amigos, não sou eu quem vai dar uma de gato mestre ou de homem da bola de cristal.  Mas desejo sorte a todos.

Por Maria às 14h17

Obina é "mocinho ou bandido"?

 

 

 

Pela condenação imposta pelo Palmeiras, parece que Obina e Maurício não apenas brigaram em campo. Eles são os responsáveis diretos pela queda da equipe nesta reta final do Campeonato Brasileiro.  Errar, erraram... erraram feio. Que recebessem uma pesada multa. Acho apenas que os dois são muito mais vítimas deste momento difícil do clube do que propriamente algozes. Como o Verdão realizou  belíssima campanha, parecendo até que conquistaria o título antecipadamente, as cobranças têm sido imensas nestas últimas semanas. A situação agora é complicada. 

A verdade é  que os jogadores de grandes clubes,  por serem as figuras mais pressionadas e cobradas pelo torcedor,  necessitam de apoio psicológico  ao longo da temporada para que não se percam como  aconteceu com Obina e Maurício;  André Dias e Hugo, do São Paulo, que tb brigaram em campo,  assim como muitos outros. 

 

 

A queda do Palmeiras foi  acentuada e futebol não se desaprende. Vejam : na 29ª. rodada, liderava com 54 pontos, cinco a mais do então vice-líder São Paulo e sete à frente do Flamengo, que era o quinto. De lá para cá, em sete rodadas, ou seja, dos 21 pontos disputados, apenas cinco pontos foram  conquistados pelo Verdão.

 

E aí, do presidente ao porteiro do clube, todos ficam com os nervos em frangalhos. Tanto, que o próprio Belluzzo exagerou na crítica a  Simon, que anulou gol legal do agora “maldito e banido” Obina, no jogo contra o Fluminense. O árbitro errou feio, mas como presidente pegou pesado demais, o Tribunal o suspendeu por quase um ano ao denunciá-lo em vários artigos. E  Belluzzo é notadamente uma pessoa educada.

 Lembram da cena?

Um grande exemplo para mostrar o grau de estresse que toma conta dos jogadores: a cabeçada de Zidane, que sempre se comportou maravilhosamente bem,  em Materazzi na final de Copa do Mundo. Não importa que atuassem em seleções diferentes. Mas a violência aconteceu e o mundo inteiro viu. Ninguém pode brigar dentro de campo, mas as mentes precisam ser trabalhadas.  Quem joga pelada (rachão) sabe disso. O bicho pega direitinho, principalmente nos treinos.

 

Para terminar uma perguntinha: "Obina seria mocinho ou bandido se o seu gol contra o Fluminene valesse? 

 

 

 

 

 

 

Por Maria às 13h57

20/11/2009

Rodada quente é a festa da torcida

O contato com nossos leitores é importante. Tudo é válido: críticas, elogios, sugestões e por aí vai. Em razão disso, coloquei esse spot para saber o que nossos ilustres companheiros  vislumbram em termos de resultados nesta próxima e importantíssima rodada. A grande maioria entendeu e participou ativamente, através do espaço para os comentários e como a cada minutos surgem opiniões, passarei a vcs o resultado do que foi levantado nos primeiros 100 palpites – apenas 14 limitaram-se a opinar sobre minha proposta, o que é legal eu saber  e serão sempre bem vindos, mas não falaram sobre resultados.

 

Vamos lá galera:

 

O Fluminense  recebeu 63 votos de vitória sobre o Sport, que, mesmo em casa, no caldeirão da Ilha do Retiro, tem a confiança de apenas 13 torcedores. Dez apontaram o empate. Em segundo lugar, em termos de favoritismo, ficou o Flamengo, com 58 vitórias sobre o Goiás, que, de acordo com nove torcedores, ganhará a partida. Dezenove apostam no empate.  No jogo do Engenhão, o São Paulo recebeu 43 indicações como vencedor; o Botafogo apenas 29. Segundo a galera haverá 14 empates. A partida mais equilibrada é a do Mineirão: o Atlético Mineiro recebeu 43 indicações de vitórias; o Internacional apenas sete; e o número de empates ficou com 36 votos.

 

Mas vale o registro de alguns votos de protestos e alguns espirituosos. E aí, claro, não foram computados: STJD 3 x 0 São Paulo; CBF 10 x 0 Paulistas; Fla 3 x 0, com gol olímpico de Petkovic; Paulistas 1 x 0 Famintos (?); CBF 5 x 0 São Paulo, no mesmo comentário Patético Mineiro 2 x 2 Inter.  Um outro: “anota aí, haverá três pênaltis contra o São Paulo. Outros comentários: “Flu 2 a 1 de virada”, “Flu sai da zona de rebaixamento agora”; “Não votarei sobre São Paulo x Botafogo enquanto não souber quem apitará a partida”; “Botafogo ganha na base da marmelada; Fla ganhará fácil, o Atlético Mineiro vencerá na sorte e o Flu  ganha no embalo”.

 

E houve quem garantisse: “Fla 0 x 4 Goiás”.  E muito mais. 

Mas não vou ficar em cima do muro. Meu palpite|: Botafogo 1 x 1 São Paulo; Fla 3 x 1 Goiás; Atlético MG 1 x 2 Inter; Sport 1 x 1 Flu.

 

Por Maria às 12h02

Quero ver agora!

Para vocês leitores, nós blogueiros e jornalistas somos “isso” , “aquilo”, não entendemos nada  de nada e não passamos de Gato Mestre. Em razão disso, faço-lhes um desafio: apontem os vencedores dos seguintes jogos (favor colocar resultados).

 

Botafogo x São Paulo

Flamengo x Goiás

Atlético Mineiro x Internacional

Sport x Fluminense

Por Maria às 01h28

19/11/2009

Estevam:"Botafogo vai mostrar a sua verdadeira cara"

 

Estevam Soares aposta num  Botafogo novamente guerreiro

 

Todos no Botafogo estão com os pés no chão e sabem que derrotar o São Paulo não é assim, da boca para fora.  Por isso o técnico Estevam Soares tem conversado diariamente com os jogadores para sentir o espírito de cada um deles. Pelo que falou para o Blog do Maria, ele acredita num  outro Botafogo, bem diferente daquele  que perdeu de 3 a 0 para o Barueri.  Respeita muitíssimo o líder São Paulo,  acredita até mesmo na vitória. E nos explica a razão do seu otimismo

Como acreditar no Botafogo depois daquela pífia atuação contra o Barueri em que o Botafogo perdeu por 3 a 0?

Estevam Soares - Aquele jogo tem sido o nosso tema no dia-a-dia do clube.  E fiz questão de escolhê-lo porque os próprios jogadores também não aceitaram aquela atuação.  Estão inconformados pela forma como o time se comportou. E nesses encontros percebo a equipe querendo mostrar que o Botafogo é muito superior aquilo que foi apresentado na Arena de Barueri.

 Mas, então, o que aconteceu com o time?

Estevam Soares - Essas coisas as vezes acontecem no futebol. Claro que não são comuns e nem podemos aceitar. Por isso, nas nossas conversas a gente fala de tudo o que nos incomoda dentro de fora do campo. É como já disse: a resposta tem sido muito boa.

 O São Paulo atuará desfalcado de vários jogadores e isso beneficia o Botafogo?

Estevam Soares - Não é por aí. O desejo de recuperação que pretendemos e temos que levar para dentro de campo independe da escalação do nosso adversário. Temos que pensar em nós, cuidar da gente e mostrar um futebol técnico e acima de tudo competitivo.

 É terminar o domingo com mais três pontos.

Estevam Soares - Precisamos desses três pontos isso é o óbvio. Como é óbvio que não se ganha três pontos fora do campo falando, prometendo.  Temos é que jogar e podemos jogar bem e forte. Respeitamos muito o São Paulo, o líder do Brasileiro, mas estou  otimista e sinto isso também por parte dos jogadores nas conversas feitas em grupo ou mesmo individualmente.  Nesses encontros dá para sentir a vibração altamente positiva por parte deles, que, embora saibam das dificuldades que terão pela frente , acreditam na volta por cima.

Por Maria às 16h43

Tá feia a coisa Verdão!

No início da semana, o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo, pegou suspensão de nove meses (270 dias), imposta pelo Superior Tribunal de Justiça Desportiva, por ofender o árbitro Carlos Eugêno Simon, em razão da anulação de um gol legal de Obina na partida vencida pelo Fluminense por 1 a  0. No Estádio Olímpico, a equipe paulista foi derrotada pelo Grêmio por 2 a 0 fica mais longe do título e, na saída do primeiro tempo, Obina e Maurício se desentenderam, trocaram tapas , foram expulsos por Heber Roberto Lopes e  não enfrentam o Atlético Mineiro - isso se a pena for de apenas uma partida.

É... o Verdão resolveu descer a ladeira. Que pena...

Perguntar não ofende: porque André Dias e Hugo não foram expulsos ao se "acariciarem" na partida contra o Vitoria? Qual o critério de arbitragem?

Por Maria às 00h14

18/11/2009

Campeonato empolga e enfeita o Rio

 Minhocão, prédio de uma comunidade na Zona Sul do Rio, se enfeita para as rodadas finais

Oi gente, não é  provocação. Até porque, embora vcs não acreditem, não sou urubu. Agora, vou dizer-lhes uma coisa: a cidade começou a se enfeitar e se o São Paulo tropeçar, o Flamengo vai atropelar. Estive na Gávea e pelo que conversei com o pessoal, apesar dos atrasos de pagamento, o time só pensa na conquista do título. Adriano não está nem aí para as provocações dos adversários e o Petkovik, um dos destaques do Brasileiro, vem se cuidando, se poupando para que o problema da coxa não o tire de nenhuma dessas últimas partidas. É o que eu posso dizer a vcs.

 

Isso acontece pq este Campeonato Brasileiro está espetacular. Gente brigando em cima não só por uma posição no G4 como pelo título. A galera lá debaixo luta para fugir do rebaixamento. Não tenho a menor dúvida de que o jogo Botafogo x São Paulo,  no Engenhão, será de vital importância para vários clubes. Tanto que o Botafogo terá sua torcida reforçada pela do Flamengo, do Palmeiras, do Atlético Mineiro e  do Internacional. Enquanto, que a do São Paulo terá o apoio e o incentivo dos torcedores do Fluminense, Náutico, Coritiba, Atlético Paranaense,  que lutam para fugir do rebaixamento.

 

Portanto, o jogo Botafogo x São Paulo tem todos os ingredientes para ser sensacional. O Por ser líder, o São Paulo é o favorito.Se bem que não poderá conta com Borges, Dagoberto e Jean suspensos por três jogos. Como já cumpriram contra o Vitória, não enfrentarão Botafogo e Goiás e retornam ao time contra o Sport, na rodada final.

 

 

Para fechar, o Fluminense derrotou o Cerro Porteño, vai para a final da Sul-Americana, condição que motiva a equipe e seus torcedores para as partidas contra o Sport, em Recife, o Vitória, no Rio, e o Coritiba, em Curitiba.

 

Por Maria às 23h28

17/11/2009

Fla agitado vive problema político

A reunião da Comissão de Finanças do Conselho de Administração do Flamengo marcada para hoje e que serviria para aprovar  dois pedidos de empréstimos bancários- o primeiro,  no valor de   R$ 7, 8 milhões para que a  folha de pagamento do clube seja colocada em dia, inclusive com o 13º, e o outro de R$ 750 mil, para que o atraso de três meses de salários do pessoal do basquete seja regularizado, só deverá acontecer na próxima segunda-feira. Hoje, o problema a ser debatido  pelos dirigentes está ligado às eleições  para a presidência marcadas para o início de dezembro.

Em relação ao importante momento vivido pelo futebol que entrou na briga pelo título do Brasileirão, caiu como uma bomba a notícia da contusão de Maldonado no amistoso do Chile contra a Eslováquia. Ninguém sabe informar quanto tempo o chileno poderá retornar aos gramados em razão do problema no joelho esquerdo.

Por Maria às 20h44

Tô sabendo

 

 

 

1 - Uma fonte - como se  dizia há muitos e muitos anos: “fidedigna” – me informou que as portas da seleção brasileira não estão fechadas para Ronaldinho Gaúcho e Ronaldo Fenômeno, como muito já se fala por aí. O técnico Dunga está atento e observará o que esse dois jogadores (claro,  bem como os que fazem parte de sua lista) produzirão nestes meses que antecedem a convocação para a Copa de 2010. Assegura ainda, que a subida de produção de Ronaldinho Gaúcho nos últimos jogos do Milan vem sendo comentada na CBF.

 

Que os craques caprichem e mereçam de fato a vaga. O Brasil precisa de craques. Veja bem, mas em plena forma. Até porque, Dunga quer o melhor para o Brasil. 

 

 

2 -  O Brasil goleou a Nigéria por 11 a 5 na sua estréia no Mundial de Beach Soccer (Fifa), em Dubai, e Sidney marcou dois gols. Até aí, nada demais.  É que este jogador (muito bom, por sinal) é irmão de Rodrigo Souto, destaque do Santos.

Por Maria às 11h19

16/11/2009

Sinal dos tempos...

Até bem pouco tempo, a Suiça era o país do chocolate, do relógio, do canivete, do queijo... e por aí vai. Neste mundial sub-17 , depois de eliminar o Brasil de Neymar, Dodô e Coutinho, entre outros badalados "craques" e conquistar o título ao derrotar na final a anfitriã Nigéria, mostrou que é tb o país do futebol.

Perguntar não ofende: Tem alguma coisa errada conosco ou é apenas impressão minha ?

Por Maria às 19h11

Gaciba é o bom

O árbitro Leonardo Gaciba, do Rio Grande do Sul, é o preferido da grande maioria de torcedores. Sempre que citado só mereceu elogios. Críticas, zero.  Quase 40% escolheriam o gaúcho para apitar os jogos de seus respectivos times nestas rodadas finais do Campeonato Brasileiro. Wilson Seneme, Sálvio Spinola e Paulo César de Oliveira, todos de São Paulo;  Heber Roberto Lopes, do Paraná, e  Djalma José Beltrami,  também ganharam votos e elogios.

 

Mas é bom deixar claro, que a insatisfação da maioria dos torcedores é grande. Os protestos contra equívocos cometidos neste Campeonato Brasileiro assustam. Outra coisa: infelizmente, coincidentemente ou não, após o apagão que afetou vários Estados brasileiros  é até o Paraguai, os comentários sobre arbitragem deram lugar a conversas entre torcedores sobre assuntos diversos, impedindo-me de mostrar resultado mais detalhado. 

Por Maria às 17h21

Flu "no sapatinho"

O momento do Fluminense é dos mais árduos. Mesmo estando vivo nesta sua luta para fugir do rebaixamento, coisa que há bem pouco tempo ninguém imaginava que fosse possível,  as cabeças pensantes do clube sabem que tudo precisa ser planejado com calma e acima de tudo com coragem, claro.  Até porque, envolvida também na Copa Sul-Americana, a equipe se desgasta excessivamente e a própria atenção do time acaba se desviando. Na próxima quarta-feira, por exemplo, o tricolor enfrentará o Cerro Porteño,  buscando vaga na final, que será contra River Plate (Uruguai) ou o LDU (Equador).

A estratégia principal é fazer com que a equipe pense apenas no próximo jogo e fazer com que os jogadores descansem ao máximo e sinalizem qualquer tipo de problema que surja. O técnico Cuca tem se mostrado um psicólogo de primeira qualidade e a maior prova disso é o momento espetacular vivido pelo time.  É esperar para ver.

   

Por Maria às 16h45

Papai Noel em vermelho e preto

Se o futebol está bombando e tem todo direito de sonhar com o título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo clube nem tanto: vive sérios problemas. Mas para que jogadores, funcionários, enfim, todos os profissionais do clube passem  o Natal com as contas em dia, a Comissão de Finanças do Conselho de Administração se reunirá na próxima quarta-feira  para aprovar  dois pedidos de empréstimos bancários solicitados pelo presidente Márcio Braga.

 

O primeiro e o mais alto, no valor de R$ 7, 8 milhões,  servirá para  que a folha de pagamento seja colocada em dia, inclusive com o 13º; o outro, de R$ 750 mil, será usado para que os três meses de salários atrasados do time de basquete sejam quitados. Vale lembrar que o basquete rubro-negro  é de alto nível e tem conquistado títulos importantes como o da Liga Sul-Americana e o Campeonato Nacional, entre outros.

 

Depois de aprovado o pedido da Comissão de Finanças, o presidente do Conselho de Administração, Michel Assef, convocará reunião, provavelmente para a próxima segunda-feira, para que seja aprovada em plenário. Se isso acontecer, o Flamengo bate na porta do banco, conversa com o gerente e pede os dois empréstimos.

 

A poucos dias da eleição para a presidência do clube e do final do Campeonato Brasileiro não há como se pensar no planejamento para o próximo ano. A tarefa caberá ao presidente eleito.

 

 

 

 

Por Maria às 16h13

15/11/2009

Pet e Adriano brilham e Fla encosta no São Paulo

O Flamengo mostrou que está vivo: derrotou o Náutico por 2 a 0, no Estádio dos Aflitos, em Recife, e ficou a dois pontos do líder São Paulo. Seus gols foram marcados por Petkovic e Adriano, que agora tem 19 e assumiu sozinho a artilharia. E se a equipe do Rio comemora o resultado, a pernambucana  está praticamente rebaixada.  O problema do Flamengo é que não depende apenas dos seus resultados.

 

A partida teve um início equilibrado e com o Náutico criando mais jogadas de perigo. Mas depois do gol de Pet, a equipe pernambucana pressionada pelo resultado adverso, perdeu-se um pouco e o Flamengo tirou proveito e, aos 45m do primeiro tempo, Adriano marcou o segundo, aproveitando jogada de Zé Roberto. No segundo tempo, o Flamengo continuou melhor e nos acréscimos, Adriano poderia ter marcado o terceiro gol.  Jogos que faltam para o Flamengo: Goiás, Corinthians (f) e Grêmio.

 

O Botafogo foi goleado por 3 a 0 pelo Barueri, na Arena de Barueri, e sua situação já não é tão cômoda em termos de se livrar do rebaixamento.  Quem brilhou no jogo foi Val Baiano, autor dos três gols. Jogos que faltam para a equipe alvinegra: São Paulo, Atlético Paranaense (f) e Palmeiras.  

Talvez tenha sido a pior apresentação do Botafogo neste Campeonato Brasileiro. Se o seu ataque pouco ameaçou o Barueri, sua defesa  não entrou na partida. No lance do terceiro gol de Val Baiano, a displicência de Juninho foi total.  

Por Maria às 19h39

Fla, um campeão como manda o hino

 O oito do Fla acelera o ritmo nos últimos 500m e aumenta a vantagem sobre o Vasco (foto scullerbrasil)

Se o hino exalta a estrofe  “Flamengo, Flamengo sua gloria é lutar, Flamengo, Flamengo campeão de terra e mar”, o clube não fez por menos este ano;  hoje, na Lagoa Rodrigo de Freitas, dia em que completou 114 anos, a equipe de remo conquistou o título estadual, repetindo o feito do futebol no primeiro semestre. A festa foi grande. O  Flamengo somou 601 pontos na temporada, o Vasco 556 e o Botafogo 259.  Os vascaínos mostraram qualidade e venceram esta última regata por 89 a 86 pontos, mas a diferença conseguida pelos rubro-negros ao longo da temporada era grande.

Se  antes da última prova da regata o clima  de festa já  era grande no estádio e na própria garagem de barcos do Flamengo, quando o oito “Cacique Buck” cruzou em primeiro a comemoração foi total. Houve inclusive grande queima de fogos. A guarnição, formada por Santiago Fernandez, Rodrigo Gorgen,  Maciel Costa, Juscelino Araújo, Alisson Oliveira,  Leandro Loureiro, Micael Braga e timoneada por Gauchinho, ganhou com méritos em bonita chegada.

O técnico Marcão, estava feliz e fez questão de elogiar a dedicação dos remadores ao longo da temporada e de todos os profissionais que o auxiliaram no dia a dia da garagem de remo.

- Existe grande equilíbrio entre Flamengo e Vasco e as vitórias são conquistadas nos detalhes. Dedico este título não só aos remadores, mas a todos que trabalham conosco aqui na garagem de remo. E, aí, entram médicos, todos auxiliares da parte física e técnica, barqueiros, roupeiros e o pessoal que prepara o café da manhã. A conquista é de todos.

O Flamengo venceu as seguintes provas: Oito (master C), single skiff (júnior B), dois sem feminino (júnior A), four-skiff feminino (aberto) e oito (aberto).

 

Por Maria às 18h38

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.