Blog do Maria

06/02/2010

Domingo promete: Neymar e Robinho, Obina e Tardelli...

São Paulo x Santos tem tudo para ser o grande jogo deste domingo em todo país. Além de tradicional clássico, as duas equipes são formadas por jogadores de bom nível técnico,  Neymar vive momento especial na sua carreira e Robinho será lançado no decorrer da partida, o que dará um toque todo especial na qualidade do espetáculo. O técnico Dorival Júnior não o escala de início em razão de o atacante não ter se adaptado ao forte calor deste verão.  Mas se eu fosse ele, escalaria Robinho de início e no momento em que ele demonstrasse cansaço o substituiria. O que esses dois podem aprontar daqui frente...

Não podemos esquecer que existe outra excelente dupla de atacantes do outro lado: Dagoberto e Washington.

Mas não fica por aí e o domingo promete: a torcida do Galo vive grande expectativa em relação à dupla  Diego Tardelli e Obina, escalada por Vanderlei Luxemburgo para enfrentar  o Ipatinga ,no Mineirão.

Agora, pergunto eu: qual a melhor dupla de atacantes dos Estaduais?

Por Maria às 23h46

Kaká arrasa o Espanyol e a pubalgia crônica

Kaká calou a boca da imprensa espanhola. Mostrou-se tão solto na partida em que o Real Madrid derrotou o Espanyol por 3 a 0 que a pubalgia crônica divulgada na mídia não passou de uma dorzinha muscular. Além de marcar um gol, acertou a trave adversára e foi o grande destaque da partida. Que bom.  Agora, que fique sempre atento, não abra a guarda jamais porque pubalgia é um problema traiçoeiro e o Brasil precisa muito dele na Copa do Mundo

Por Maria às 22h54

05/02/2010

Kaká, transforme-se num “chinelinho”!

 

O Mundo discute a pubalgia de Kaká. Ele disputará a Copa do Mundo?

“Meus amigos, como diria João Saldanha, só o tempo dirá".

A pubalgia talvez seja um dos piores inimigos do jogador de futebol. Sua recuperação é lenta, obriga o atleta a tomar uma série de cuidados e quando se pensa que ele está bom, na verdade não está. Vem aquela dorzinha chata na altura da virilha, fazendo com que o incômodo o impeça de dar piques ou bater mais forte na bola.  

Porém, como  jogador caminha normalmente quando não faz qualquer esforço, o torcedor costuma radicalizar. Imagina que ele não tem nada e apenas faz corpo mole para não treinar. E passa a chamá-lo de “chinelinho”, porque só o vê à beira do campo nunca de chuteira, apenas de chinelinho.

Até bem pouco tempo, alguns médicos eram contrários à cirurgia, por considerarem que nem sempre ela livrava o atleta do problema. Agora, o procedimento cirúrgica evoluiu e é tem mais aceitação. Mas há casos e casos.

A pubalgia de Kaká provocou até crise entre o Real Madrid e o Milan. Os espanhóis afirmam que o problema do craque brasileiro é crônico e que o Milan sabia disso quando o negociou. O dirigente Adriano Galliani, do clube italiano, disse que Kaká nunca sofreu de pubalgia enquanto esteve no Milan. E agora?

Voltando ao tema Copa do Mundo. Kaká corre riscos? Fica difícil opinar de longe. Mas, de certa forma sim e tudo dependerá dos cuidados que o Real Madrid terá com o jogador, evitando escalá-lo antes do tempo por achar que o mal está sanado.

Se Kaká puder ser tratado como manda o figurino, sem pressa, podendo calçar o chinelinho para ficar olhando à beira do campo, as chances serão quase que totais.

Gente, ainda estamos em fevereiro!

 

Por Maria às 16h57

04/02/2010

Botafogo homenageia Nílton Santos e a torcida

Uma quinta-feira feliz para o torcedor botafoguense. A equipe ganhou bem, sem sustos e com sobras do Madureira, por sinal seu adversário direto na luta por uma vaga nas semifinais da Taça  Guanabara e só precisa de um empate domingo contra o Resende para garantir a classficação. O resultado de 4 a 1 mostrou bem o que foi o jogo. Seus gols foram marcados por Fábio Ferreira, Caio, Fahel e Loco Abreu. Importante também a homenagem feita pelo Botafogo a  Nílton Santos, lançando na loja de General Severiano, um modelo idealizado pelo ex-jogador na época em que ainda estava em atividde. O eterno ídolo alvinegro sofre do Mal de Alzheimer. 

Ninguém tira pontos do Vasco

É bem verdade que o Vasco sofreu um bocadinho, mas venceu o Resende por 1 a 0 (Dodô de pênalti. No início da partida havia perdido uma penalidade) e se manteve na liderança do Grupo B com 100 % de aproveitamento. Seu último jogo nesta fase classificatória do Estadual será contra o Madureira, que ainda sonha com a classificação.

Flu vence e está na semifinal

O Fluminense também garantiu sua classificação na penúltima rodada. Não jogou bem, mas ainda assim derrotou o Boavista por 3 a 0, Thiaguinho que entrou no segundo tempo se destacou ao marcar dois gols. Claro que parece incoerente criticar uma equipe que venceu com tanta folga. Mas explico: os gols de Thiaguinho foram marcados aos 39 minutos e aos 41  segundo tempo. O primeiro aconteceu aos 14 minutos do primeiro tempo : Conca em cobrança de pênalti. .

Um América com a alegria pedida por Bebeto

Um papinho com Bebeto na ante-véspera do jogo:

Chegou a se arrepender por treinar o América, Bebeto?

- De maneira alguma.  Eu estava apenas triste por causa desta garotada que é boa de bola. Perdemos pontos importantes até quando jogávamos melhor que o adversário,como aconteceu na partida com o Botafogo. .

A pressão é grande, claro, e o  que você pede para seus jogadores, que são tão jovens?

- Que acreditem na vitória os 90 minutos porque eles sabem jogar.

E que tipo de comportamento dentro de campo?

- Que façam tudo o que ensaiamos, sem medo de errar e com o que considero fundamental: que joguem com alegria.

E ao que parece, o América começou a entender Bebeto. Se no inicio da partida parecia hesitante, conseguiu se arrumar e derrotou o Friburguense por 2 a 1 de virada, jogando com alegria.

 

Até quando Neymar fica no Santos?

Esta pergunta não sai da minha cabeça. A cada dia que passa Neymar, que completa 18 anos nesta sexta-feira, joga melhor e se mostra mais decisivo.  Ele brilhou intensamente e marcou um golaço na vitória de 2 a 1 sobre o Santo André, no  ABC Paulista. O Santos é o novo líder do Paulistão. Outra jóia preciosa lá da Baixada Santista é Paulo Henrique Ganso, que também marcou.

Que a diretoria do Santos encontre meios de manter Neymar por mais algum tempo. A torcida agradece desde já. 

 

 

Por Maria às 23h06

Fla classificado. Mas só Deus sabe como...

O Flamengo garantiu antecipadamente a vaga nas semifinais na Taça Guanabara. Mas sua torcida deixou o Maracanã preocupadíssima com o que viu: aos 37 minutos do segundo tempo, a equipe rubro-negra perdia para o Olaria por 3 a 2 quando veio o gol salvador de Vagner Love (o segundo dele, o outro foi do Imperador). Se o Império do Amor brilhou, a defesa mais uma vez foi um fiasco. Além de sofrer três gols, o goleiro Bruno ainda defendeu um pênalti.

Para completar, o lateral Juan parecia irritado ao deixar o campo substituído. É... será que a moda pegou? Resumo da noite: o Olaria jogou como um grande e o Flamengo como um pequeno, mas está classificado.

 

A Macaca cala a Fiel

A Fiel sofreu ainda mais: na estreia do terceiro uniforme, ela viu o Corinthians ser derrotado de virada para  Ponte Preta por 2 a 1; cair da primeira para a terceira posição; perder invencibilidade no Paulistão que já durava 28 jogos; e com o gol de Finazzi, ex-corintiano. E mais: o rival São Paulo ganhou de 3 a 0 do São Caetano; entrou no G4; e, embora tenha os mesmos 11 pontos que o Corigão, é o vice-líder pelo critério técnico.

Um "viva" para o futebol. Vai ter discussão até a próxima rodada.

.

 

Por Maria às 03h19

03/02/2010

Botafogo e Corinthians trocam figurinhas

                                                                     Foto do Maria

Maurício Assumpção  revela seus planos e fala sobre o museu do Botofogo

O presidente do Botafogo, Maurício Assumpção, está em São Paulo. Mais precisamente, no Corinthians. Claro que ele busca reforços para o Botafogo. Tudo vem sendo tratado em absoluto sigilo. Mas nos bastidores, um dos nomes mais falados é do apoiador Morais, cujo passe pertence ao Vasco mas está emprestado ao clube paulista. É aguardar e ver o que irá acontecer.

O dirigente, que, pela manhã, reuniu-se com a imprensa para falar dos seus planos em termos de Botafogo como um todo, contou que o museu alvinegro será edificado no Estádio do Engenhão e será diferente de tudo o que se vê pelo Brasil. Por exemplo: um dos ambientes será o vestiário e dentro dele o torcedor verá Nílton Santos amarrando as chuteiras - por sinal, um estilo parecido com o Museu do Barcelona.

Em termos de reforços, Maurício Assumpção se limitou a informar que não poderia revelar nada antes que todos os acordos estivessem fechados. Agora, que ele saiu apressadamente para embarcar para no Aeroporto Santos Dumont e que um carro que o estaria esperando no Aeroporto de Congonhas para levá-lo ao Corinthians isso eu garanto.

Por Maria às 15h08

02/02/2010

Bandeira branca é hasteada no Flamengo

Não se podia esperar outra atitude do Pet. Altamente profissional e dando demonstração de grandeza, o jogador pediu desculpas publicamente em razão de abandonar a delegação no Maracanã por discordar da sua substituição no intervalo do  Fla x Flu.  A diretoria do clube, que parecia disposta a rescindir o contrato do apoiador, selou definitamente a paz demonstrando que ainda  o tem em alta conta.  

Claro que Pet errou , mas se demonstrou arrependimento caso encerrado - desde que não seja repetido.

A presidente Patrícia Amorim participou ativamente de todo processo de pacificação. Parabéns para ela, mais uma vez.

 

Por Maria às 23h01

Seria um "ilegal e daí" rubro-negro?

Petkovic não gostou de ser substituído no intervalo do Fla x Flu, mudou de roupa deixou o Maracanã antes mesmo de saber quem seriam  os escolhidos para o exame antidoping. Por mais que algumas pessoas tentassem demovê-lo desta posição não houve acordo. Ele entrou no carro e saiu do estádio. O vice-presidente Marcos Braz  não gostou e afastou o craque até segunda ordem e deixou claro que se depender dele o craque será afastado: “A tendência é de rompimento, mas pode mudar”, disse o dirigente.

 Nada justifica a atitude do jogador. E não adianta tentar tapar o sol com peneira: Pet cometeu indisciplina e pronto. Se  o apoiador Fernando, também  substituído no intervalo, agisse da mesma forma, qual seria a atitude da diretoria do clube?     

Já basta o hábito de Adriano, que costuma faltar a alguns treinos programados para o início da semana e nada acontece.

 

 

Rei da pedalada está de volta. Até quando?

 Na verdade, o maior beneficiado com a vinda de Robinho para o Santos é o próprio jogador, que volta a sonhar com a Copa do Mundo. Se permanecesse na Inglaterra estaria fatalmente descartado do time de Dunga, já que não é titular do Manchester City, cujos dirigentes garantem que daqui a seis meses ele terá que retornar. Se isto de fato isto acontecer, como ficará o coração do torcedor santista? Mas uma coisa é inegável: com Robinho, o Santos se transforma num dos grandes favoritos ao título do Paulistão

O rei da pedalada acha que poderá estender a permanência. Será que conseguirá?

 

 

Por Maria às 00h26

01/02/2010

Andrade reviveu o Fla do Brasileiro

O Flamengo que conquistou o Campeonato Brasileiro com arrancada fulminante na reta de chegada da competição, ressuscitou no segundo tempo do Fla-Flu. Se até então a equipe rubro-negra apresentava nível bem abaixo daqule time empolgante que conquistou o título na última rodada, parece que resolveu acordar. E o técnico Andrade teve participação decisiva por esta transformação ao lançar Willians e Viniíius Pacheco nos lugares de Fernando e Petkovic, porque o time estava marcando muito mal.E a entrada dos dois na volta do vestiário mudou tudo.

Se no primeiro tempo o Fluminense vencia por 3 a 1, gols de Alan. Conca (pênalti) e Cássio, contra um de Adriano (pênalti), na volta para etapa final, o Flamengo diminuiu com Vagner Love, aos sete minutos,  e  no minuto seguinte Kleberson empatou. Mas para o desespero da torcida rubro-negra, o zagueiro Álvaro foi expulso aos 17m, dando a impressão de que o time tricolor tornaria a ficar em vantagem no marcador. E mesmo com um jogador a menos, só deu Flamengo que marcou o quarto e o quinto gols com Adriano, levando sua torcida ao delírio.

Mas isso se deveu também, porque como o Fluminense estava em vantagem numérica e começava a tomar conta do jogo,  o técnico Cuca quis aumentar poder de fogo do time para chegar ao desempate. Ai, trocou o zagueiro Cássio pelo atacante Kieza. Mas não funcionou, o Fluminene ficou com problemas defensivos e sofreu mais dois gols. 

 

Vasco lidera e Dodô é o artilheiro da Taça GB

 Dodô mais uma vez foi decisivo para a vitória do Vasco. Se contra o Botafogo marcou três na vitória de 6 a 0, ontem marcou os três gols do time sobre o Friburguense. Com o resultado, o Vasco se manteve na liderança do Grupo B, à frente do Madureira e Botafogo, que estão empatados com 12 pontos, sendo que a equipe suburbana tem a vantagem pelo critério de saldo de gols.

 


 

 

Por Maria às 00h11

31/01/2010

Teve torcedor que não viu Roberto Carlos

Como se não bastasse a rivalidade entre Corinthians e Palmeiras e a luta pelo pela liderança do Paulistão, o torcedor vivia a expectativa de ver o corintiano Roberto Carlos enfrentar pela primeira vez o Verdão, o clube que o projetou. Para o desespero palmeirense, Jorge Henrique fez 1 a 0 logo aos seis minutos. Mas o clima de festa terminou dois minutos depois|: aos oito, Roberto Carlos  foi expulso ao dar um carrinho por trás em João Arthur. Tinha torcedor ainda tentando entrar no Pacaembu. 

É bem verdade que Roberto Carlos acertou a bola com o pé direito, mas a violência da jogada mereceu o cartão vermelho. Aí, com um jogador a mais, só deu Palmeiras e se ainda assim a torcida do Timão comemorou a vitória no Pacaembu, quebrando um jejum de três anos, agradeça ao goleiro Felipe, que fez inúmeras defesas difíceis e garantiu o resultado.

E pelo que o São Paulo mostrou no empate de 2 a 2 com o Sertãozinho (quase perdeu o jogo), o Corinthians é candidatíssimo ao bicampeonato paulista.    

Por Maria às 23h49

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.