Blog do Maria

13/02/2010

Pintou o campeão da Taça GB?

O Vasco é o primeiro finalista da Taça Guanabara. Se no tempo normal empatou em 0 a 0 com o Fluminense, a classificação aconteceu na disputa de pênaltis: 6 a 5. Se os torcedores vascaínos deixaram o Maracanã em ritmo de folia e, certamente, passarão um belo carnaval, os tricolores saíram arrasados.  Mas que fique bem claro. Ao longo dos 90 minutos duas equipes foram iguais e realizaram grande partida, o mesmo aconteceu na hora dos tiros livres e a decisão só aconteceu na disputa da sexta cobrança, quando Nilton marcou e Alan deslocou o goleiro Fernando Prass, mas a bola bateu no travessão.

E se repetir a atuação da semifinal, o Vasco tem tudo para conquistar a Taça Guanabara.  Botafogo e Flamengo disputam a outra vaga da final nesta quarta-feira, mas ainda não mostraram futebol tão vistoso e objetivo quanto o exibido pelos vascaínos e os próprios tricolores nesta semifinal. Sei que a equipe rubro-negra terminou à frente do Fluminense, mas seu sistema defensivo tem-se mostrado vulnerável ao extremo, tanto que sofreu bem mais gols que Olaria, Boavista, Bangu e Volta Redonda ao longo do primeiro turno.

Mas futebol é futebol.

 

Romário demite Bebeto

 

O Baixinho virou dirigente e agiu como tal. O América perdeu para o Olaria por 2 a 1 e ao final da partida demitiu o técnico Bebeto, seu companheiro de ataque na conquista do tetracampeonato mundial de futebol. Certamente, ele considerava o time bom e o treinador fraco.

E na verdade, não era bem assim.

 

 

O Paulistão está esquisito

 

À exceção do Santos, que se vencer o Rio Claro torna a liderar o Paulistão e  certamente será o que vai acontecer, já que além de mostrar melhor futebol, ainda tem Robinho como reforço, os demais grandes clubes estão muito aquém daquilo que seus torcedores desejam. O São Paulo derrotou o Ituano por 1 a 0, graças a um pênalti cobrado por Rogério Ceni; o Palmeiras empatou com o líder Botafogo em 1 a 1, assim como o Corinthians que ficou no 1 a 1 com a Portuguesa. A sonolência desses três grandes está irritante: o Corinthians é o quarto colocado, o São Paulo o quinto e o Palmeiras o sétimo. 

 

Por Maria às 23h17

Adriano não apareceu para treinar? Normal...

Fim do treino da manhã de sábado no Ninho do Urubu. Os jogadores do Flamengo foram liberados e só se reapresentarão na tarde de segunda-feira. Como na Quarta-feira de Cinzas enfrentam o Botafogo numa das semifinais  da Taça Guanabara, todos prometeram evitar excessos durante a folia de Momo - inclua-se Adriano, por sinal, o único jogador que não apareceu para treinar.  A diretoria rubro-negra disse que o jogador estava liberado.

Por Maria às 17h48

Protesto a ser analisado

Não posso deixar de registrar a indignação do torcedor brasileiro, Léo Hanks,  em razão de o Brasil se exibir muito mais no exterior do que no Brasil. É bem verdade que o aspecto financeiro pesa muito na hora de se escolher jogos e locais, mas o torcedor tem razão ao afirmar que esta política de amistosos precisa ser reestudada para que o tocedor não perca totalmente sua identificação com a seleção brasileira. Uma grande verdade. Até porque, mais de 90% dos jogadores convocados atuam no exterior. 

O protesto:

 "Fico indignado de ver mais um jogo da Seleção na Inglaterra e mais uma vez no mesmo estádio. O Mangueirão, aqui em Belém, recebeu menos jogos da Seleção do que o Emirates Arena. Hoje, a grande verdade é que o Sr. Ricardo Teiixeira transforma nossa seleção num time para ingleses e outros estrangeiros verem. Só vemos a seleção por aqui na época das eliminatórias, raramente em um amistoso. Mesmo assim, é sempre disputado nos lugares mais manjados do Brasil. Poxa, vamos tratar de popularizar essa seleção! Já houve tempos em que o Brasil recebia grandes seleções para jogos amistosos. Hoje nem o México joga aqui mais! Que coisa, por isso o brasileiro está perdendo sua identidade com a Seleção".

Por Maria às 13h29

Uma perguntinha

Hoje, sábado de Carnaval, um jogador não apareceu para treinar num clube de futebol. Adivinhem quem foi?

Observação: claro, estava liberado pela diretoria. Afinal, ninguem é de ferro. Mas, amanhã, pelo que se comenta, a folga será geral.

Por Maria às 12h00

Bono Vox e as trancinhas de Love

                                                                                            Divulgação

  

Vagner Love com a bola e as trancinhas vermelhas; ao lado, Bono Vox, com dona Marisa, o presidente Lula e a camisa da seleção

 

Vagner Love se encaixaria como uma luva na seleção brasileira, que, em março, disputará amistoso contra a Irlanda, no Emirates Stadium, em Londres. Qual a razão?

Péra... vou explicar. A convocação de Love não se deveria ao futebol do atacante rubro-negro, se bem que sua dupla com Adriano, não deixaria  de ser uma opção para o ataque.

Mas o motivo é outro: como a seleção entrará em campo de colete vermelho, os jogadores dos dois times usarão chuteiras com cadarços vermelhos e bola também será vermelha, numa forma de divulgar a Fundação Red, criada e dirigida por sir Paul David Hewson,  chamado de Bono Vox por milhões e milhões de fãs nesse mundo afora, as trancinhas avermelhadas do atacante do Flamengo dariam um toque todo especial nesta campanha de combate à aids na África que vem sendo feita pela banda U2.

Claro que o vermelho das trancinhas seria mostrado a todo planeta.

Agora, bem baixinho e só entre nós: com o garoto de trancinhas no banco, porque ninguém pode ser titular por causa da cor das trancinhas, né?

Por Maria às 11h12

12/02/2010

Pelo visto, carnaval e futebol combinam

Neste sábado de carnaval, Fluminense e Vasco se enfrentam numa das semifinais da Taça Guanabara.  Na quarta-feira de cinzas,  Flamengo e Botafogo disputam a outra vaga. Mas como ninguém é de ferro todos prometem se comportar direitinho durante as folia de Momo..

Claro que visitar a Marquês de Sapucaí é quase obrigatório.  Principalmente para os rubro-negros já que o companheiro Vagner Love estará num camarote do setor 2 do sambódromo envolvido até o pescoço com o desfile: sua mulher, Martha Love, desfilará como destaque da Estácio; e sua irmã, Vânia Love, é uma das principais passistas da Mocidade.  Petkovic poderá surgir no desfile da Portela. Léo Moura que acompanhar o desfila da Viradouro. Outro camarote concorrido será o da AmBev, que normalmente reúne celebridades e lá estarão muitos jogadores.

Carnaval é carnaval e não se pode proibir jogador de participar da festa, desde que não seja na hora do jogo. Basta que não se excedam.

Só que a combinação futebol e carnaval não se limitará ao Rio. Um exemplo melhor está em São Paulo: Corinthians, São Paulo e Palmeiras jogam sábado respectivamente contra Portuguesa, Ituano e Botafogo; e no domingo é a vez do Santos, que enfrenta o Rio Claro. 

Por Maria às 17h10

11/02/2010

Futebol e carnaval combinam?

Trabalhar no Carnaval é quase um castigo. Mas o Brasil inteiro não pode parar e cair na folia. Imaginem  hospitais, pronto-socorros, restaurantes, delegacias, corpo de bombeiros... e por aí vai com as portas fechadas. Agora, que o futebol poderia dar uma paradinha, isso poderia. Acho que nestes dias o brasileiro gostaria de acordar pensando apenas no seu bloco, na festa que iria à noite, no desfile das escolas de samba. Para ele, futebol fica em segundo ou terceiro plano.

Claro que os estádios receberão torcedores, mas que o futebol se torna inoportuno não tenho a menor  dúvida. Garanto que torcedores de Fluminense e Vasco  gostariam que a partida que decide vaga na final da Taça Guanabara acontecesse depois do Carnaval.

Mas a bola vai rolar direto.  Apenas alguns jogos do sábado de carnaval: em São Paulo, Portuguesa x Corinthians, Ituano x São Paulo, Botafogo-SP  x Palmeiras, sendo que no domingo, o Santos jogará contra o Rio Claro. Ainda no sábado tem Caldense x Cruzeiro, Uberaba x Atlético, em Minas Gerais; Esportivo x Internacional, Grêmio x São José de Porto Alegre no Rio Grande do Sul. E muito mais, claro.

Posso estar errado, mas é assim que eu penso.  E vocês?

 

Por Maria às 22h17

Palmeiras, Vasco e Botafogo não se livram do jogo de volta

Dos clubes que integram a Serie A, a elite do futebol brasileiro, Grêmio e Atlético GO foram os que melhor se saíram na rodada de abertura da Copa do Brasil. Se os gaúchos derrotaram o Araguaia por 3 a 1, em Rondonópolis (MT), a equipe goiana venceu o Assu por 3 a 0,  na cidade de Açu (RN), resultados que os livraram do desgaste da partida de volta. O Palmeiras superou o Flamengo PI por 1 a 0, em Teresina, mas terá que jogar a segunda partida, assim como o Vasco, que venceu o Souza por 2 a 1, em João Pessoa – de acordo com o regulamento o visitante só se livra do segundo jogo se vencer por difedença de dois ou mais gols. O Atlético Paranaense foi a  Rondônia e empatou em 2 a 2 com o Vilhena; e o Botafogo acabou como o pior de todos: perdeu de 1 a 0 para o São Raimundo, em Santarém.

 

São Paulo vence e Cruzeiro perde na Liberadores

 

O São Paulo  derrotou o Monterrey, do México, por 2 a 0 (gols de Washington), mas o grande destaque foi a torcida, que se fez representar por quase 40 mil torcedores. A equipe, em si, mostrou futebol burocrático, pouco criativo e Cicinho que fez sua reestréia, entrando na metade do segundo tempo, pouco conseguiu. Já o Cruzeiro perdeu para o Vélez Sarsfield pr 2 a 0, em Buenos Aires. Gilberto, convocado por Dunga, foi expulso com dois minutos de partida e o zagueiro Gil também saiu ao receber o segundo cartão amarelo aos 36 minutos, ainda no primeiro tempo.

 

 

Por Maria às 00h43

10/02/2010

Perguntar não ofende

Quem você convocaria e desconvocaria da seleção de Dunga?

Resposta tipo "vapt vupt"

Por Maria às 16h54

Procuram-se craques para a seleção

A seleção de Dunga é boa? Eu diria... mais ou menos.

Faltam craques, mas queiram ou não lá estão praticamente os melhores jogadores. Como Dunga admitiu alguma mudança na lista da Copa que será divulgada em maio, quem sabe Ronaldinho Gaúcho conquistará uma vaga? Acho que só dependerá dele. Ou melhor: do que ele mostrar em campo até lá. Afinal, Dunga quer o melhor para o Brasil e sabe que o meio-de-campo é um setor que necessita jogadores talentosos.

Temos Kaká? Sim, no momento temos o Kaká como único astro no meio de campo (e assim mesmo não atravessa o seu melhor momento). Portanto... onde estão os craques brasileiros? O que aconteceu com eles?

Outra coisa: Dunga precisará conversar com Felipe Melo, que é bom jogador, mas precisa evitar seguidas expulsões. E por falar no apoiador da Juventus, ele  comemora um ano de seleção brasileira. A estréia aconteceu na vitória de  2 a 0 sobre a Itália, no amistoso disputado em Londres, exatamente no dia 10 de fevereiro.

E, da Itália, ele contou: 

- Lembro como se fosse hoje. Quando o Dunga me chamou na véspera e avisou que eu seria titular, deu aquele  friozinho na barriga no primeiro momento, mas sabia que era a minha chance e poderia ser a única. Aí superei tudo e continuo na seleção.

 Gilberto se surpreendeu com a convoção e eu também. Mas, como o Brasil se ressente de um grande especialista para atuar ali, o jogador do Cruzeiro pelo menos já disputou uma Copa do Mundo.

Por Maria às 14h00

Podem me chamar de chato e ultrapassado

Não entendo mais nada ou a preparação chegou a um ponto de evolução que eu ainda não me dei conta. Os grandes clubes, em sua maioria, submeteram-se a uma pré-temporada ridícula de tão curta (pouco mais de uma semana), um absurdo.

Mesmo sem o conhecimento de um fisiologista ( e quem sou eu?), não aceito porque cresci vendo as equipes se preparando como manda a ciência: um mês pelo menos: na primeira semana apenas testes físicos e exames médicos. Nas outras três, trabalhos aeróbicos, anaeróbicos, musculação e treinamentos com bola, no campo. E ninguém se preocupava com jogos oficiais, pois havia tempo suficiente para se preparar..

Agora, em 2010, muitas equipes entraram em campo sem que os seus jogadores estivessem com a musculatura preparada para enfrentar o rigor de partidas quartas e domingos. Resultado: muitos se lesionaram. Há quem fique bom tempo fora do time.

E mais: hoje ao abrir os jornais e ver a tabela de jogos da Copa do Brasil me dei conta do que para mim é um absurdo. Citemos  apenas alguns jogos: o Vasco jogará hoje contra o Souza, em Joâo Pessoa. Prova da "violência física": jogará com reservas. O Botafogo enfrenta o São Raimundo-PA, em Santarém, com o time titular. O Palmeiras joga com o Flamengo-PI, em Teresina; o Grêmio pega o Araguaia, em Rondonópolis (MT). E tem muito mais.

Ah... ia esquecendo: o Cruzeiro está em Buenos Aires porque jogará contra o Vélez Sarsfield, pela Libertadores. O São Paulo, pelo menos, enfrentará o Monterrey (México), no Morumbi.

Na minha cabeça de leigo, os jogadores estão sendo massacrados, bem como a paciência e o bolso dos torcedores. Não podemos esquecer que se o visitante não vencer por diferença de dois gols na Copa do Brasil haverá o jogo de volta.

A temporada mal começou e uma variada salada de competições.

Por Maria às 11h48

09/02/2010

A convocação de Ronaldinho Gaúcho subiu no telhado

                                       Foto do Maria

Dunga disse : "Não haverá surpresa"

Segundo Dunga, as portas da seleção brasileira não se fecharam, estão entreabertas. Mas pelo que o tecnico disse na convocação do Brasil para o amistoso contra a Irlanda, dia 2 de março, em Londres, esta abertura é tão estreitinha, mas tão estreitinha, que dificilmente alguém coseguirá passar. E se ficou difícil para Ronaldinho Gaúcho, pode-se dizer impossível para Ronaldo Fenômeno, que ou bem ou mal alimentava este sonho.

De qualquer maneira, quem ainda sonha com a África do Sul que capriche em seus clubes até maio. Dunga estará atento a tudo, pois ele quer o melhor para o Brasil: "Nunca paro de olhar, de observar o que está acontecendo.  

Vale o conselho: Adriano, se a abertura da porta da seleção está tão pequenininha, suba diariamente na balança até o dia da derradeira derradeira convocação para a Copa.  A CBF ainda vive o trauma  do que aconteceu na apresentação para a Copa passada. Tinha tanta gente acima do peso que daria para escalar um time só de gordos.  Um jogador chegou com 10 quilos a mais, lembra?

E Carlos Caetano Bledorn Verri, o Dunga, estará atento a tudo. A  tudo mesmo.

Por Maria às 15h38

08/02/2010

Decisão depois do Carnaval. Hummm....

Uma perguntinha: Flamengo e Botafogo se enfrentam na quarta-feira de cinzas, depois do Carnaval. Algum jogador ou jogadores resistirão aos encantos proporcionados pela Folia de Momo?

Brincadeira gente: todo mundo se cuida e ninguém tem privilégios em seus respectivos clubes. Será??????????????

Por Maria às 10h36

Cuidado: Loco Abreu está solto

Cuidado com Loco Abreu. De "loco" ele não tem nada. Mas bola alta na área em sua direção é mortal. Foi assim contra o Resende. Vão dizer: "Ah mas aconteceu contra o Resende".  Tudo bem, o adversário era uma equipe de menor investimento, mas que saiu na frente marcando antes do primeiro minuto  E tem muito jogador cheio de moral entrevistado diariamente que perde oportunidades com o gol vazio. Por isso, repito: "Cuidado com Loco Abreu", que dificilmente desperdiça as chances que aparecem.

 Vasco deixou escapar a oportunidade de terminar a primeira fase da Taça Guanabara com 100% de aproveitamento, mas terminou em primeiro. Flamengo e Fluminense entraram em campo com mais da metada da equipe formada por reservas e estão na final.

 

Por Maria às 10h18

Robinho x Beyoncé é briga boa

 

   

O craque Robinho tenta uma pedadala jogando pelo Brasil, mas perde fácil para Beyoncé e sua troupe

Oi galera, Robinho matou a pau neste Santos  2 x 1 São Paulo. Explicarei melhor: ele trocou os oito graus negativos da Inglaterra pelos 40 graus do Brasil, entrou aos 12 minutos do segundo tempo e 28 minutos depois faz o gol da vitória. Aliás, um gol de letra em cima de Rogério Ceni - de repente, estava até adiantado, sei lá. Mas que categoria. Sinceramente, o "moleque" está mesmo a fim de voltar a ser o grande Robinho  e uma coisa ele tem que botar na cabeça: nada de enfeitar demasiadamente os lances ou de mostrar que domina a bola melhor do que a foca amestrada do circo.

O importante é que ele seja aquele Robinho que surgiu no Santos:  um jogador tecnicamente privilegiado e que não perdia tempo com exibições. Ou seja: partia para cima do seu marcador para decidir. Se agir assim  tem amplas chances de voltar para a seleção brasileira. Seu repertório de dribles é imenso, mas em termos de pedaladas sou mais  Beyoncé, também né... ninguém pedala melhor do que ela

Mas para conquistar o Paulistão não precisa pedalar melhor do que a Beyoncé.

Por Maria às 00h18

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.