Blog do Maria

24/04/2010

O coração de Natalino continuará alvinegro

Joel disse que seu coração falou mais alto e, por isso, ficou no Botafogo

Joel Natalino Santana disse sim para o Botafogo e não para o Flamengo. A comemoração alvinegra já começou. Além de derrotar o rival adversário na final da Taça Rio e conquistar o título estadual, ganhou agora na disputa pelo treinador.

Os alvinegros comemoram com toda a razão, pois o compromisso de Joel era até o final do ano, só que não havia multa rescisória e ele poderia romper com o Botafogo sem problema algum. Já o Flamengo terá que recorrer a outros treinadores. A diretoria do clube acredita que o anúncio poderá acontecer ainda hoje.

Por Maria às 15h11

Que Adriano e Ronaldo se espelhem nos parceiros

                                                                                                                                                                 Uol

  

Léo Moura e Roberto Carlos, dois coadjuvantes a serem imitados por Adriano e Ronaldo

 

Assistir Flamengo x Corinthians, quarta-feira, pela Libertadores, será obrigatório.

O confronto Adriano x Ronaldo transformou-se em chamada para o grande jogo.

Só que no momento, até por estarem bem acima do peso ideal, acredito que os dois merecerão aplausos em raros lances. A própria forma como atualmente se deslocam, pulam ou tentam dominar a bola é diferente do que o Imperador e o Fenômento mostravam. Mas ambos têm experiência e podem até decidir.

Acho que Ronaldo(33 anos) e Adriano (28) deveriam se espelhar nos pareceiros mais velhos Roberto Carlos (37) e Léo Moura (31).

E explico: 1 - Roberto Carlos estava acabado para a maioria dos torcedores. Mas em pouquíssimo tempo, provou o contrário. Se não for o melhor lateral esquerdo em atividade no Brasil (que é a minha opinião), está entre os melhores. 2 – o mesmo se dizia de Léo Moura, que chegou a ser perseguido pela própria torcida rubro-negra. Atualmente, não vejo por aqui nenhum lateral tão participativo, lúcido e decisivo quanto ele.

Engraçado... há bem pouco tempo, jogador acima do peso só era escalado quando emagrecia. E não é tão difícil perder peso.

Por Maria às 11h21

Ninho do Urubu parecia um ninho de cobras

É  ou  ?

 

A presidente Patrícia Amorim sentiu na pele o mau comportamento da equipe de futebol do Flamengo.

Enquanto explicava numa entrevista coletiva as mudanças na cúpula do futebol (Andrade, do comando técnico do time; Marcos Braz, da vice-presidência de futebol; e Eduardo Manhães, da direção de futebol), os jogadores iniciaram uma batucada no vestiário atrapalhando o encontro de Patrícia Amorim com os jornalistas.

O que aconteceu no Ninho do Urubu dá a medida exata da falta de educação de alguns jogadores, que sequer respeitaram a presidente do clube.

Da porta do vestiário, Vagner Love protestou abertamente. Aos gritos repetiu seguidamente: "É brincadeira...".

Eu nunca soube de situação parecida. E olha que eu tenho estrada.

Particularmente, fui contra a demissão de Andrade, que levou o Flamengo à conquista do Campeonato Brasileiro. Mas e daí?

Cabe aos dirigentes decidirem o que é melhor para o clube. Se acertaram ou erraram, o tempo dirá.

 

Por Maria às 23h01

23/04/2010

Fla afasta Andrade e quer tirar Joel, do Botafogo

Andrade não é mais técnico do Flamengo, Marcos Braz foi afastado da vice-presidência de futebol e Eduardo Manhães perdeu o cargo de diretor de futebol.

Mas só quero dizer o seguinte: com Andrade, o Flamengo conquistou o último Campeonato Brasileiro. E com Andrade, o Flamengo chegou à final da Taça Rio para decidir com o Botafogo.

Portanto, Andrade sai de cabeça erguida. Até porque, não foi ele que desperdiçou inúmeras chances criadas, como a do próprio pênalti não aproveitado por Adriano quase ao final da partida e que poderia mudar a história do jogo, bem como do próprio título Estadual.

A próxima meta do Flamengo é contratar o técnico do Botafogo, Joel Santana.

Por Maria às 16h13

Nem na Conchichina se planeja tão mal

 

         

          Senhores passageiros, a Conchichina é logo ali:."queiram embarcar"

 

A incerteza vivida pelos clubes do Rio em relação aos profissionais que comandarão suas equipes mostra como o futebol é mal planejado. Até vale o antigo ditado: “vão planejar mal assim na Conchichina”.

Sobre o Flamengo nem é preciso falar mais. A relação de treinadores pretendidos é imensa.

Se levarmos em conta o momento importante das competições que disputam, é inadmissível Botafogo, Fluminense e Vasco já viverem esta situação. Pode-se até dizer que a temporada começou "ontem".

O Botafogo, campeão estadual, poderá perder Joel Santana a qualquer momento, já que o treinador vem sendo pretendido por vários clubes e seu contrato não tem multa rescisória; o Fluminense demitiu Cuca, que realizava excelente trabalho, era querido pelo time e pela torcida, e até agora não fechou com Muricy ou qualquer outro. O Vasco, dirigido por Gaúcho, parece disposto a mudar de treinador, deixando o atual em total estado de insegurança.

 

Por Maria às 11h22

Fla sob choque de ordem

A presidente Patrícia Amorim anunciará logo mais todas as mudanças do futebol rubro-negro, que, mesmo classificado para as oitavas de final da Libertadores está mergulhado em profunda crise e necessita urgentemente de um choque de ordem. Mas um choque de ordem eficaz. 

Adriano telefonou para o vice-presidente de futebol do Flamengo, Marcos Braz, oferecendo-se para intervir em sua defesa junto à presidência do clube.  

De repente, o Imperador está convicto de que seu conceito está em alta dentro do clube. Só pode ser.

Por Maria às 11h09

Vai pegar fogo: Corinthians x Flamengo

Corinthians derrotou o Independiente de Medellín por 1 a 0 (gol de Valencia, contra) e terminou como a melhor das 32 equipes desta fase de classificação. 

A partir de agora a Libertadores será disputada no sistema mata-mata. O Corinthians terá o Flamengo como adversário. A primeira partida será quarta-feira, no Maracanã.

A vitória do Timão sobre a equipe colombiana foi merecida e o resultado poderia ter sido maior, tal as chances criadas.

Agora, alguém precisa  orientar Dentinho para que ele pare de simular faltas.

O jovem jogador tem qualidades e não precisa disso.  

Por Maria às 00h20

22/04/2010

Futebol do Fla sofre intervenção

Nem a classificação para a próxima fase da Libertadores  abrandou a crise do futebol rubro-negro.

A presidente Patrícia Amorim anunciará hoje as muitas mudanças no Departamento de Futebol. Extra-oficialmente, Andrade está descartado e será convidado para treinar a equipe de juniores, assim como seus auxiliares. O diretor Marcos Braz também sairá.

Quanto ao substituto de Andrade, fala-se até em Vanderlei Luxemburgo. Joel Santana e Muricy Ramalho, que em princípio parece ter acertado com o Fluminense, também estão cotados.

Leonardo, cujo contra com o Milan termina em maio, será convidado para gerenciar o futebol rubro-negro.

 

 

 

 

 

Por Maria às 22h17

Fla vence. Petkovic é o único aplaudido

O Flamengo venceu o Caracas por 3 a 2, mas a vitória teve sabor de derrota porque a equipe rubro-negra precisava ganhar por diferença de dois gols. Como isso não aconteceu, sua situação na Libertadores se complicou porque dependerá de uma grande combinação de resultados na rodada desta quinta-feira para seguir na competição.

O que não dá para entender é a permanência de Petkovic no banco de reservas. Ele entrou na metade do segundo tempo e só então o Flamengo passou a ameaçar seguidamente. O problema é que Adriano, Vagner Love e Léo Moura não estavam inspirados.

A equipe deixou o campo com os torcedores gritando  “time sem vergonha”.

Apenas Petkovic saiu aplaudido.

Só uma pergunta: Andrade não o escala de início por vontade própria ou atende a diretoria?

No primeiro tempo marcaram Castellin, aos 15m e Ronaldo Angelim, aos 17; no segundo, Michael, aos 18, Gómez, aos 23, e David aos 30 m.

O Flamengo é o único clube brasileiro ameaçado na Libertadores. Andrade pode cair a qualquer momento.

O São Paulo derrotou o Once Caldas por 1 a 0, gol de Fernandinho, e terminou  como primeiro colocado do Grupo 2 e por enquanto é o clube de melhor campanha entre os 32 participantes.

Corinthians e Cruzeiro também estão classificados para a próxima fase.

 

 

 

Por Maria às 00h55

21/04/2010

Vasco se classifica e festeja os 83 anos de São Januário

Muitos torcedores deixaram São Januário um tanto preocupados com as dificuldades encontradas pelo Vasco para derrotar o Corinthians-PR por 2 a 1.

Mas o importante é que o Vasco fez bem o dever de casa e segue na Copa do Brasil.

Jogou bem? Não. Não jogou bem. 

Como assim? Saiu na frente, com gol de Élton, aos 12m do primeiro tempo, mas se acomodou um pouco. Sua equipe procurou tocar a bola até numa forma de atrair o Corinthians e criar espaços, mas pouco conseguiu, já que se lançava à frente de forma preguiçosa.

O Coringão do Paraná empatou aos 26m do segundo tempo, através de Leandro e aí a partida esquentou.

Embora o empate classificasse o Vasco, que vencera o jogo de ida por 1 a 0, os paranaenses ameaçaram a virada. Fernando Press evitou o pior com duas boas defesas.

A torcida do Vasco só respirou aliviada quando Carlos Alberto marcou o segundo gol, em bela jogada a poucos minutos do final. 

A partir daí, as 12 mil pessoas que prestigiaram o Vasco, passaram a comemorar a classificação, bem como o aniversário do Estádio de São Januário, que completou 83 anos.

 

Por Maria às 20h15

Fla vai decolar se passar pelo Caracas

 Sem querer bancar, mas dando uma de "Gato Mestre", profetizarei: se o Flamengo superar o Caracas e se classificar para as oitavas de final da Libertadores estejam certos, será um dos mais fortes candidatos à conquista do título. Até porque, o Flamengo é o atual campeão brasileiro.

Mas para que o Flamengo possa decolar será preciso que suas estrelas desçam do pedestal. Ou seja: treinem com alegria, determinação e se comportem como atletas. Só mais uma coisinha: que Andrade possa trabalhar sem pressão.

Por Maria às 13h14

Botafogo trabalha em silêncio

Muitas coisas ajudaram o Botafogo se tornar campeão do Rio: o trabalho de Joel Santana e a dedicação dos jogadores foram as principais, claro.

Mas, para que isso pudesse acontecer e o ambiente do futebol jamais se contaminasse por problemas que levariam o time a alguns tropeços, tenho que citar o presidente Maurício Assumpção, que  trabalha intensamente, com os pés no chão e faz questão de manter o foco da mídia sempre para o que acontece no campo de futebol. E, assim como ele, sua diretoria pouco aparece.

Além disso, Assumpção jamais investe naquilo que está acima das possibilidades do Botafogo. A própria permanência de Joel Santana no clube alvinegro é uma prova disso.

O dirigente sabe que muitos clubes querem o seu treinador. Ele também não gostaria de perdê-lo, mas deixou bem claro: “estamos trabalhando para que Joel fique conosco, mas não vamos assumir um  compromisso que não possamos honrar”.

E, assim, passo a passo, o Botafogo vai reconquistando o seu glorioso espaço.

Por Maria às 12h37

Em baixa no Fla, mas em alta no Planalto

 

Dona Marisa, Petkovic, Lula, Celso Amorim e José Alencar após a premiação

Se há quem não goste de Petkovic no Flamengo, existem pessoas no alto escalão do Governo Brasileiro que admiram e admiram muito o sérvio.

Tanto que nesta terça feira, em Brasília, o apoiador rubro-negro recebeu do presidente Lula a insígnia Ordem de Rio Branco.

O que significa esta condecoração?

Vamos lá. Os “alfarrábios” explicam da seguinte maneira:

Premiação destinada a galardoar os que, por qualquer motivo ou benemerência, se tenham tornado merecedores do reconhecimento do Governo Brasileiro, servindo para estimular a prática de ações e feitos dignos de honrosa menção, bem como para distinguir serviços meritórios e virtudes cívicas”.

Parabéns, Petkovic.

Por Maria às 11h00

20/04/2010

Quem canta os males espanta

Só terminou na manhã de segunda-feira a festa na casa do Imperador após a derrota do Flamengo para o Botafogo.

Uma pessoa que mora perto dele  e corre todas as manhãs no calçadão da Praia da Barra da Tijuca, disse que ao passar por lá por volta das seis e meia,  coincidiu com a saída de uma animada "galera".

Certamente a festança seria para comemorar a conquista da Taça Rio, mas ficou difícil de ser cancelada.

Pelo menos, o Imperador não faltou ao treino da tarde, o que significa um incrível avanço.

Por Maria às 12h50

Andrade merece mais respeito no Flamengo

 

 Andrade, entre Zico e Leandro, após a histórica conquista em Tóquio

 

Ser demitido faz parte da vida de qualquer trabalhador. Mas, jamais poderia imaginar que Andrade, profissional exemplar e um dos heróis rubro-negros nas conquistas da Libertadores e do Mundial Interclubes, disputado em 1981, em Tóquio, pudesse ser tratado com tanto desprezo no Flamengo.

O descaso chega ao ponto de Andrade não poder escalar Petkovic, por sinal o jogador mais técnico do time e um dos grandes ídolos da Nação Rubro-Negra.

Isso se tornou público e notório na decisão. Tanto, que o fato de relacionar o sérvio para o banco, serviu para desgastá-lo mais ainda com a diretoria.

Não custa lembrar que há apenas quatro meses o Flamengo conquistou o Brasileiro com Andrade no comando e a perda do título Estadual para o Botafogo se deu porque Adriano perdeu um pênalti nos minutos finais e Vagner Love desperdiçou várias oportunidades dentro da área.

Ultimamente, o  problema do futebol rubro-negro é o reflexo do que acontece fora do campo. Os jogadores podem tudo: há quem perca embarque em vôo, chegue atrasado aos treinos ou sequer apareça no clube e até quem tente agredir companheiro que não faz parte da patota.

Mas tenho certeza que Patrícia Amorim, que vem reestruturando e revitalizando todas as modalidades olímpicas do clube e tem conseguido aumentar o número de associados, dando inclusive uma nova cara à sede da Gávea, dará um basta nisso tudo e colocará o futebol em ordem. 

 

Por Maria às 23h23

19/04/2010

Cuca subiu no telhado

Os dirigentes do Fluminense demitiram Cuca e, certamente, acreditam que resolveram todos os problemas do futebol.  

O time tricolor é muito jovem, mas ainda assim era um dos poucos que conseguia sair tocando a bola e isso, graças ao bom trabalho de Cuca.

Mas, de repente, estou enganado: Cuca não entende nada e os dirigentes sabem muito mais do que ele.

Que coisa...

O mais cotado para substituí-lo é Muricy... aquele... aquele mesmo, que segundo os dirigentes estava saindo porque o Verdão estava afundando e a troca resolveria tudo. 

 

 

Por Maria às 16h54

Antes e depois do juiz Gutemberg de Paula

Que a boa arbitragem de Gutemberg de Paula sirva de modelo para jogadores, técnicos e dirigentes do futebol brasileiro.

Muitos podem até considerá-lo rigoroso demais. Discordo: se a irregularidade existe ela tem que ser punida.

O agarra-agarra que acontece dentro da área em lances de cruzamento é um absurdo. Poucos árbitros têm coragem de marcar o pênalti.

Os juízes esquecem que a imagem da televisão irá ajudá-los. Muitos lances que poderiam ser contestados, como os pênaltis cometidos por Angelim, Maldonado e Fahel, marcados corretamente  na  decisão do Estadual do Rio, seriam discutidos e contestados para o resto da vida, caso as imagens da televisão não flagrassem a verdade.

Se todos os árbitros agirem como Gutemberg,  os zagueiros certamente deixarão de segurar os atacantes em lances de área e muitos técnicos evitarão esta estratégia.

E o bom futebol agradecerá. 

 

 

 

Por Maria às 14h48

Joel vai para o Hall da Fama do Maracanã

 

      

Mandela e Joel. Ao lado: eu e minha mãe pretinha, Maria José, botafoguense doente

Os elogios que fiz a Joel Santana quando foi contratado pelo Botafogo soaram como verdadeiro absurdo. Levei muita cipoada, coisa que faz parte é salutar e, portanto, não deixem de opinar. Até porque os comentários são sempre bem recebidos.

Natalino não só enriqueceu seu currículo com mais um título, como colocará seus pés no Hall da Fama, do Maracanã. Nada mais do que justo. Vejam os títulos conquistados por ele:  Botafogo: Estaduais de 2010 e 1997. Flamengo: Estaduais de 2008 e 1996. Fluminense: Estadual de 1995. Vasco da Gama: Estaduais de 1993 e 1992, Copa João Havelange e Copa Mercosul, em 2000; . Bahia: Estaduais de 1999 e 1994. Vitória (BA): Estaduais de 2003 e 2002, Copa Nordeste de 2003.

E aproveito para homenagear uma grande botafoguense: Maria José, a minha mãe pretinha, que escuta pelo rádio todos os jogos do seu querido Botafogo (para ela, futebol tem que ser acompanhado pelo rádio). Ontem, antes de dormir tomou uma tacinha de vinho tinto para comemorar o título. Ela, que me viu nascer, ajudou minha mãe a me criar e está conosco desde aquela época. Ele é pernambucana, de Palmares, mas se tivesse nascido em Soweto diria que é irmã de Mandela. São ou não parecidos?

Com a conquista de mais um título, fico à vontade para relembrar o post que escrevi quando Joel Santana foi contratado pelo Botafogo.

Título: "O Botafogo contrata um grande campeão"

Os botafoguenses dão as boas vindas a Joel Santana. Tenho certeza disso. O homem da prancheta dirigiu os quatro grandes clubes do Rio e foi campeão estadual com todos eles. Portanto. "tapete vermelho para ele", gritam os alvinegros.

Agora, a forma como Estevam Soares foi "decapitado" foge inteiramente aos padrões da ética.  Por isso, faço questão de repetir o que já escrevi sobre a queda de Estevam: depois da goleada a diretoria diz que o técnico não vai cair.  Ele participa da coletiva e fala seus planos para levantar o moral do time. Vem o dia seguinte e quem garantiu sua permanência o coloca no olho da rua. O lógico seria que fosse demitido no final do Brasileiro. Seu substituto teria pelo menos 10 dias de pré temporada para conhecer os jogadores.

Como nem isso aconteceu, o que mais se ouvirá de Joel Santana  na sua apresentação aos jogadores será  a seguinte: "Muito prazer, Joel Santana às suas ordens. Mas como é mesmo o seu nome"?

 

 

Por Maria às 11h51

18/04/2010

Botafogo é o campeão do Rio

 

O Botafogo derrotou o Flamengo por 2 a 1 e se sagrou campeão estadual, acabando com o sonho do tetra que a Nação Rubro-negra tanto acalentava.

O herói do jogo foi Jefferson, que defendeu pênalti cobrado por Adriano e fez outras grandes intervenções.

Mas a torcida do Botafogo tem que festejar e agradecer ao Joel Santana, que assumiu a equipe num momento complicado, colocou a casa em ordem e foi fundamental para a conquista do Estadual.

Como o Botafogo havia vencido a Taça Guanabara (o primeiro turno) e repetiu a dose no segundo, conquistando também a Taça Rio, sagrou-se campeão sem necessidade de disputar a grande final.

Os gols do Botafogo foram marcados por Herrera e El Loco Abreu (ambos de pênalti). Vagner Love fez o do Flamengo.

Para aumentar ainda mais a decepção da torcida rubro-negra, Adriano desperdiçou uma cobrança de pênalti quase ao final da partida. Herrera e Maldonado foram expulsos por receberem o segundo amarelo.

Aliás, choveu cartões amarelos no Maracanã. Além dos dois jogadores expulsos, também foram advertidos pelo árbitro Gutenberg de Paula Fonseca (boa atuação): Renato Cajá, Somália, Alessandro, Túlio Souza, Fábio Ferreira, Leandro Guerreiro, Fahel (Botafogo); Bruno, Toró, Vagner Love, Vinícius Pacheco, Rodrigo Alvim, David, Vinícius Pacheco (Flamengo).

Por Maria às 19h43

Santos brilha e está na final

Deu a lógica na Vila Belmiro: 3 a 0. O Santos derrotou o São Paulo com dois gols de Neymar e um de Ganso e se classificou para a final do Paulistão. Vitória merecida e incontestável.

E como tem acontecido quase sempre nos jogos da Selesantos: vitória sem economia de gols.

Parabéns para a garotada do Peixe, bem como para o técnico Dorival Júnior, que sabe valorizar o futebol arte e  faz com que sua equipe consiga reviver o verdadeiro futebol brasileiro.

Mas o Paulistão não acabou ainda. Um outro santo vem por aí. O Santo André, que merece ser parabenizado pelo Brasil inteiro. Afinal, ou bem ou mal tem garantido pelo menos o vice-campeonato paulista.

Por Maria às 18h59

No Rio: goleiros x goleadores duelam pelo título

   

Bruno                                                                                      Herrera e Loco Abreu

 

   X  

 Jefferson                                                                                   Vagner Love e Adriano

 

Se vencer, o Botafogo levantará a taça, (que não é a das bolinhas) e dará volta olímpica no Maracanã para comemorar as conquistas da Taça Rio e do Campeonato Estadual, já que sua equipe ganhou o primeiro turno, levando para General Severiano a Taça Guanabara.

Caso seja o Flamengo, a nação rubro-negra ganhará a Taça Rio e continuará acalentando o sonho do tetracampeonato. Assim, as nuvens carregadas que pairam sobre a Gávea em razão de desentendimentos e do mau resultado na Libertadores, certamente serão dissipadas.

Em campo, dois duelos muito aguardados: Jefferson x Adriano e Vagner Love; e Bruno x Loco Abre e Herrera. E muito mais

Vale conferir.

 

Por Maria às 10h38

Imperdível o espetáculo de hoje na Vila

                                                          Divulgação Nike

                 Dagoberto                                Neymar

 

Santos  x São Paulo, um grande recital na Vila Belmiro.

Para mim, o confronto do futebol arte, representado pela garotada santista, contra o futebol aplicado da experiente equipe da Capital..

E se o time da casa aposta nos talentosos Neymar, Robinho, Ganso,  André e Léo; o tricolor coloca suas fichas em Rogério Ceni, Cicinho, Miranda, Hernanes e Dagoberto. Claro que os demais jogadores têm muita qualidade.

Como venceu a primeira partida (3 a 2), o Peixe pode até perder por um gol diferença que se classifica para enfrentar Santo André ou Grêmio Prudente, que disputam a outra vaga.

O Santos tem 47 pontos, 11 a mais que o São Paulo; marcou 61 gols, 20 a mais que o adversário; e sofreu  24, enquanto o tricolor  levou 19 gols.

Será um jogão. Só não me perguntem quem vai ganhar.

Por Maria às 10h13

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.