Blog do Maria

08/05/2010

Botafogo e Santos empatam. Festa de gols

O campeão do Rio recebeu o campeão de São Paulo na primeira rodada do Brasileiro e nenhum deles comemorou a vitória. Botafogo e Santos empataram em 3 a 3 num jogo tecnicamente fraco, mas disputado em alta velocidade e de maneira franca. Os seis gols provam isso.

Embora empatar em competição de pontos corridos não seja lá essas coisas - o empate vale menos dois pontos que a vitória -, pode-se dizer que a equipe carioca saiu no lucro, porque não tem a qualidade do time santista mesmo desfalcado.

Neymar marcou um gol, mas não parecia inspirado. Foi substituído na metade do segundo tempo por Zé Eduardo que também marcou.  

Os gols: Antonio Carlos, aos 7; Neymar, aos 29; André, aos 32; e Antonio Carlos, aos 45 minutos do primeiro tempo. No segundo, Zé Eduardo, aos 34, e Herrera, aos 43.

 

 PALMEIRAS ASSUSTA TORCIDA MAS LIDERA O BRASILEIRO

O torcedor palmeirense passou maus momentos no Palestra Itália, principalmente no segundo tempo: viu Robert perder gol feito para logo em seguida desperdiçar um pênalti.

Quando os protestos começaram se tornar insuportáveis, Lincoln marcou aos 33 minutos e o torcedor respirou aliviado

E mais: dormiu na condição de líder.

 

Por Maria às 21h56

Quero ver agora e sem rodeios galera

Quem será o campeão brasileiro de 2010?

Por Maria às 11h29

Um campeão do mundo pede socorro

                                                                         Foto do Maria

      

       Djalma Santos e Moacir na foto com o admirador Viola 

 

Um dos campeões da Copa de 58 pede socorro: Moacir. O pedido veio na coluna do meu, do nosso, do vosso querido colunista Ancelmo Gois, do Globo, que relata o drama do ex-craque rubro-negro, que quer voltar ao Brasil para se tratar de um câncer. Na Copa passada a FIFA homenageou todos os campeões mundiais. Os vivos foram recepcionados na abertura do Mundial e os mortos saudados pela entidade.

Moacir era um dos presentes e naquela ocasião, eu fazia parte da equipe do Globo e, acompanhado de Aydano André Motta, da coluna do Ancelmo, fomos até o hotel onde estavam os brasileiros convidados para a festa.

Naquela ocasião, com 70 anos, o ex-craque rubro-negro nos contou que dirigia uma escolinha de futebol na cidade de Lojas, interior do Equador.

Acompanhado de Marta, sua mulher, Moacir estava feliz por rever alguns companheiros da gloriosa jornada de 58.

O encontro com Djalma Santos valeu um forte e prolongado abraço, que só terminou quando Viola se aproximou e pediu para tirar uma fotografia com os dois.  Claro que Djalma Santos e Moacir não entenderam direito o interesse daquele “jovem”. Mas, Viola se apressou em explicar:

- Meu pai falava muito desta seleção e era fã de Djalma Santos e dizia que o azar de Moacir é que Didi estava na crista da onda. Para mim é uma honra estar com vocês dois e guardarei esta foto com muito carinho.

 

Por Maria às 10h54

07/05/2010

A intrépida trupe do Santos se apresenta no Rio

O Botafogo se sente honrado em receber a equipe do Santos no Estádio do Engenhão e se pudesse estenderia tapete vermelho para o adversário entrar em campo. Time bom e que joga futebol limpo, bonito, de toques e de muitos gols, tem que ser bem recebido em qualquer lugar.

Será um  jogo de muitas estrelas, comandadas, claro, por Neymar.

Claro que Joel Santana tomará determinados cuidados, mas ele também admira o bom futebol. Aliás, a primeira rodada do Brasileiro tem este e outros jogos imperdíveis: Flamengo x São Paulo, Internacional x Cruzeiro, Atlético Mineiro x Vasco, Corinthians x Atlético Paranaense, Palmeiras x Vitória, Ceará x Fluminense e por aí vai.

Por Maria às 20h55

Andrés Sanchez dá show de seriedade

Quando o clube não conquista um título importante e acaba eliminado na outra competição, o normal é a diretoria demitir o treinador. Com o Corinthians aconteceu justamente o contrário: apesar de todas as pressões de facções de torcidas e até de algumas outras dentro do próprio clube,  responsáveis de certa forma para Mano Meneses entregar o cargo, o presidente Andrés Sanchez não aceitou. 

Esta atitude de Andrés Sanchez mostra acima de tudo a seriedade do seu trabalho no Corinthians, coisa que não se vê em muitos clubes que mudam de treinador como se troca de camisa em dias quentes de verão - tem equipes dirigidas por cinco diferentes treinadores num único ano.

O Corinthians precisa melhorar? Claro que precisa. Sanchez sabe disso e vai correr atrás. Não tenho a menor dúvida em relação a isso.

Por Maria às 18h35

Se o Fla escalar Pet. Adriano agradecerá

O Flamengo poderá enfrentar o São Paulo com vários reservas, entre eles, Petkovic e Kleberson.

Acho que só a presença desses dois jogadores tornará a equipe bem competitiva e o atacante a ser escalado será mais bem servido do que com os titulares.

Adriano quer jogar e se isso realmente acontecer aparecerá muito mais.  Depois me cobrem.

Por Maria às 18h18

06/05/2010

Rogério Lourenço continua técnico tampão no Flamengo

                                                         Uol

  

Quem sabe Fla revela um treinador feito em casa?

Bomba... bomba... A presidenta Patrícia Amorim voltou atrás e disse que Rogério Lourenço não está efetivado como técnico do Flamengo. Certamente, ela se expressou mal quando afirmou: "Meu técnico é o Rogério Lourenço".

Mas de qualquer maneira, independentemente de ser efetivado ou não algum dia, Rogério tem mostrado qualidades e, de repente, pode provar que assim como craque... "técnico o Flamengo faz em casa".

Em Tempo: Embora não seja efetivado como técnico principal, Rogério Lourenço que é funcionário do clube e trabalha com as categorias de base, terá seu salário reajustado para R$ 50 mil, o que Andrade recebia antes de ser efetivado.  Quem me sugeriu o "técnico o Flamengo faz em casa" parodiando o "craque o Flamengo faz em casa, foi o atento leitor do blog cccurtyrj.  

 

Por Maria às 21h05

Que a estrela do Vasco não ilumine apenas o mar

Texto publicado hoje no jornal O Dia e no “Dia on line”:

Árbitro de Vasco x Vitória é ameaçado após o jogo”

Pessoas ligadas ao Vasco tentaram invadir depois do jogo o vestiário do árbitro Evandro Rogério Roman, que errou ao não expulsar o goleiro Viáfara, do Vitória. Frases como “Você não vai sair daqui vivo” foram ouvidas por quem passava por perto do local. Após a partida, Evandro preferiu não se manifestar. “Não posso responder por lances técnicos”, disse.

Na semana passada um repórter do jornal Globo foi ameaçado de morte em São Januário. Vejam o texto noticiado depois

 

Ao final do treino, quando os jornalistas se dirigiam para a sala de entrevistas dentro de São Januário, dois homens fizeram ameaças à vida do repórter do  Globo. Eles se identificaram como membros de uma torcida organizada do  Vasco  e, durante cerca de dez minutos, obrigaram o jornalista a ouvir os seus argumentos. “Fica parado e ouve se não quiser cair aqui mesmo”, disse um deles, levando a mão à cintura.

 “Se não parar com as críticas, tomaremos medidas drásticas”, ameaçou um deles.

 Bob Dinamite, meu velho amigo, o que está acontecendo com o Gigante da Colina?

Por Maria às 13h08

Aconteceu o óbvio: show do Santos

Dizer que o Santos deu show está ficando de uma obviedade...

Mas foi o que se viu na Vila Belmiro. E jogando em casa atropelou o bom Atlético Mineiro, treinado por Vanderlei Luxemburgo. A vitória foi por 3 a 1 com gols de André, Neymar e Wesley. Correa marcou o do Atlético. O resultado classificou a equipe de Dorival Júnior para a fase semifinal da Copa do Brasil.

No final da partida, o técnico Vanderlei Luxemburgo estava revoltado com o comportamento de Robinho e outros jogadores, que o provocaram domingo passado.

Por Maria às 01h36

Fla se classifica e Patrícia diz que Rogério é o técnico

Ronaldo venceu o duelo com Adriano, marcou até gol, mas de nada adiantou. O Flamengo perdeu por 2 a 1 para Corinthians, no Pacaembu, mas como vencera por 1 a 0 no Maracanã, continua vivo na Libertadores. Seu próximo adversário sairá do confronto entre Universidad do Chile e o peruano Alianza.

A partida foi muito disputada e emocionante até o final, tanto que já nos acréscimos Chicão cobrou uma falta e, com a ponta do dedo evitou o gol que eliminaria o Flamengo.

Como destaque, aponto o técnico Rogério Lourenço: sua equipe estava mal no primeiro tempo, mas no intervalo colocou Kleberson no lugar Vinicius Pacheco e o salto de qualidade foi imenso. De dominado, o Flamengo passou a mandar no jogo.

E depois do partida a presidenta Patrícia Amorim abriu o jogo: "Meu técnico é o Rogério Lourenço".

 

Cruzeiro trucida o Nacional

Na sua melhor apresentação na Libertadores, o Cruzeiro deu uma surra daquelas no Nacional: 3 a 0. E olha que o jogo foi em Montevidéu. Seu gols foram marcados por Thiago Renan, Diego Ribeiro e Gilberto. O São Paulo que se cuide. Depois de eliminar o  Universário também se classificou para as quartas de final da Libertadores.

 

 

Por Maria às 00h41

Palmeiras perde quatro pênaltis e é eliminado

O Palmeiras foi eliminado da Copa do Brasil pelo Atlético Goianiense. Perdeu por 1 a 0 no tempo normal e por 2 a 1 na decisão por pênaltis. Não está errado não, gente: foi 2 a 1 nos pênaltis sim. Danilo, Ivo e Cleiton Xavier não conseguiram vencer  o goleiro Márcio e Figueroa chutou para fora.  

Marcos fez o que pode. Assim, como Márcio, defendeu três cobranças (Marcão, Robston e Juninho), mas não impediu que Elias marcasse.

O Atlético Goianiense enfrentará o Vitória nas semifinais.

Por Maria às 23h33

05/05/2010

Torcida aplaude o Vasco mesmo eliminado

O Vitória perdeu por 3 a 1, mas eliminou o Vasco, que precisava vencer por diferença de três gols e está nas semifinais da Copa do Brasil. Seu adversário será o Atlético Goianiense, que eliminou o Palmeiras.

A partida foi nervosa, de lances polêmicos e três expulsões: Nilton, do Vasco; Rafael e Schwenck. Ambos do clube baiano.

O Vasco lutou muito e quando o árbitro Evandro Roman a deu por encerrada, a torcida vascaína, que compareceu em bom número a São Januário, aplaudiu a dedicação de todo time na luta pela classificação que acabou não acontecendo.

Os gols do Vasco foram marcados por Magno, Ramon e Carlos Alberto para o Vasco; e  Viafara (de pênalti) para o Vitória.

 

 Grêmio despacha o Flu

O Fluminense também deu adeus à Copa do Brasil ao ser derrotado pelo Grêmio por 2 a 0 (gols de Hugo e Jonas), no Estádio Olímpico. O técnico Muricy não criticou qualquer jogador, mas deixou claro que para melhorar a equipe precisará de peças de reposição.

 

Por Maria às 21h52

É Corinthians x Fla. Não precisa dizer mais nada

            x   

              Duelo entre Ronaldo e Adriano será uma atração a mais no Pacaembu

Razões para me levarem acreditar num jogo emocionante e  arduamente disputado: as duas equipes não estão bem, vivem diferentes crises e precisam dar a volta por cima. Como se não bastasse, trata-se nada mais nada menos do confronto entre Flamengo e Corinthians, dois grandes e tradicionais clubes do futebol brasileiro e donos das maiores torcidas do país.

Portanto, as duas vão correr atrás. E correr muito.

Flamenguistas e corintianos assistirão ao confronto com o coração na mão. E mesmo aqueles que não torcem por nenhum dos dois clubes mas gostam de futebol se  interessarão em acompanhar o jogo. Até porque, vale a permanência na Libertadores.

A equipe rubro-negra venceu o primeiro jogo por 1 a 0, no Maracanã, e só precisa do empate. Resultado repetido, a decisão vai para os pênaltis.

Atração: o duelo entre Adriano e Ronaldo. Estão bem? Não, não estão. Podem decidir? Claro que podem. Veremos então quem será o Davi e quem será o Golias.

Aliás, como estão imensos  não parecem bem, será  Golias x Golias.

 

 

Por Maria às 12h20

04/05/2010

Rogério Ceni é simplesmente bárbaro

      

         Ceni é abraçado até por corintianos

 

 

Rogério Ceni é o cara. Um verdadeiro herói. O São Paulo empatou em 0 a 0 com o Universitário no tempo normal (mesmo resultado da partida em Lima) e a decisão foi para os pênaltis.

O time peruano fez 1 a 0. E como Rogério Ceni, o primeiro cobrador da equipe paulista, desperdiçou sua chance, a impressão era de que o São Paulo estava liquidado. Afinal, o que esperar de Ceni nas cobranças seguintes dos peruanos.

Mas Rogério Ceni não se deixou abater pela falha, deu a volta por cima e defendeu os dois pênaltis seguintes, garantindo a classificação do São Paulo para as quartas-de-final da Libertadores.

São Paulo venceu por 3 a 1 na decisão por pênaltis, já que o Universitário perdeu mais uma cobrança: Labarthe chutou para fora. Hernanes, Marcelinho e Dagoberto marcaram.

Profissional exemplar e de conduta irretocável ele nos ensina diariamente.

 

Por Maria às 22h30

03/05/2010

No Palácio, os cochichos do governador com Joel

Joel foi abraçado pelo vascaíno e governador Sérgio Cabral Filho

Ao receber e recepcionar o Botafogo no Palácio Laranjeiras pela conquista do Estadual do Rio de Janeiro, o governador Sérgio Cabral Filho parecia até botafoguense, tal  sua alegria.

Mas assim que o presidente Maurício Assumpção deu uma bobeada, ele encostou no ouvido do "professor" Joel Santana, que tantos títulos conquistou para o seu Vascão e lhe fez um pedido: "Volta pra São Januário professor. Seu lugar é lá".

Por Maria às 18h40

O pelotense está com o Flamengo e não abre

 O Brasil colore os estádios com as cores rubro-negras 

 

O Pelotas é tradicionalmente amarelo e azul, como a camisa de  Willians

 

O Flamengo conquistou de vez a população de Pelotas, cidade considerada como principal centro cultural do Rio Grande do Sul.

Se antes, apenas o rubro-negro Grêmio Brasil de Pelotas coloria o estádio com as cores do Flamengo e em dias de vitórias a festa era rubro-negra, agora, que o terceiro uniforme do clube carioca tem as cores amarelo e azul, o torcedor do Esporte Clube Pelotas já pode dizer que o atual campeão brasileiro também é áureo-cerúleo, como se referem ao colorido do uniforme.

Há quem diga que a cidade já se mobiliza para convidar o Flamengo para um amistoso. A idéia é que equipe carioca use um uniforme em cada tempo: quando vestir o rubro-negro, o adversário será o Pelotas; no momento em que entrar em campo de áureo-cerúleo enfrentará o Brasil. 

Por Maria às 15h40

A semana promete e haja coração

O Brasil já começa a respirar Corinthians x Flamengo, quarta-feira, no Pacaembu, decidindo vaga para as quartas-de-final da Libertadores.

Escrevo Brasil porque estarão em confronto as duas maiores torcidas do país e em razão de existirem flamenguistas e corintianos espalhados por todo território brasileiro.

Se os corintianos apostam que Ronaldo dará a volta por cima e ajudará o Timão a vencer por diferença de dois gols, os rubro-negros estão convictos de que a equipe dirigida por Rogério Lourenço conseguirá se classificar e com vitória.

Claro que embora as declarações nos dois clubes sejam sempre muito otimistas, a pressão existe em ambos os lados: o Corinthians pelos gols que terá que marcar e o Flamengo pelo momento difícil vivido por Adriano, que faltou ao treino de sábado, foi multado pela diretoria e já não tem o apoio maciço do torcedor - muitos o querem longe do Flamengo.

Também na quarta, Cruzeiro jogará contra o Nacional, em Montevidéu, podendo perder por diferença de um gol, já que venceu por 3 a 1 no Mineirão.

Além de jogar no Estádio Centenário, a pressão se torna ainda maior porque o título mineiro foi conquistado pelo Atlético, o seu principal rival, deixando frustrado e inconformado o torcedor cruzeirense.

Amanhã o São Paulo receberá o Universitario (PER), no Morumbi, e na quinta o Internacional jogará contra o Banfiel, no Beira Rio. Portanto...

Por Maria às 10h43

02/05/2010

Viva o Grêmio e viva o técnico Silas!

       

          Na festa pela conquista, Silas é abraçado

Gente, se o Grêmio foi campeão gaúcho, parabéns e vamos cantar:

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

Cinquenta anos de glória
Tens o imortal tricolor
Os feitos da tua história
Canta o Rio Grande com amor

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

Nós como bons torcedores
Sem hesitarmos sequer
Aplaudiremos o Grêmio
Aonde o Grêmio estiver

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

Lara, o craque imortal
Soube seu nome elevar
Hoje com o mesmo ideal
Nós saberemos te honrar

Até a pé nós iremos
Para o que der e vier
Mas o certo é que nós estaremos
Com o Grêmio, onde o Grêmio estiver

Por Maria às 20h59

Selesantos sofreu, mas seu título é incontestável

O Santos conquistou o título do Paulistão merecidamente porque ao longo da competição encantou o Brasil inteiro pelo futebol de altíssimo nível que apresentou. Só que o ato final do espetáculo foi demasiadamente sofrido.  

Sufocante até o apito final: Santo André, que vencia por 3 a 2, precisava de mais um gol para ser campeão e tinha dois jogadores a mais que o Santos, desperdiçou duas oportunidades preciosas.

A equipe de Dorival Júnior terminou a partida com oito jogadores (Léo, Marquinhos e Roberto Brum foram expulsos) e o Santo André com 10 (Nunes também recebeu cartão vermelho) pressionou de forma incansável.

E, com inteira razão, os jogadores do Santo André protestaram a anulação do gol de Rodriguinho, porque Carlinhos, que centrou para o artilheiro do Santo André, não estava impedido como analisou a auxiliar Maria Eliza Barboza.

Para terminar, um elogio especial e a minha admiração pela campanha do Santo André, muito bem comandado por Sérgio Soares.

Por Maria às 20h12

Galo é campeão e Marques um ser abençoado

Atlético Mineiro conquistou seu 40º título mineiro e Vanderlei Luxemburgo, que dirigiu o Galo pela primeira vez, foi campeão. Na vitória de 2 a 0 sobre o Ipatinga, os gols foram marcados por Diego Tardelli e Marques.

E tenho que externar minha alegria em razão de Marques, profissional de primeira qualidade, encerrar sua carreira com chave de ouro: ao ser lançado por Luxemburgo  nos minutos finais, sentir o carinho da  imensa torcida, para pouco depois fazer o  segundo gol do Galo e voltar para o vestiário na condição de campeão mineiro.

Não é qualquer um que vive uma situação como essa. Só mesmo uma pessoa abençoada.

Um pedido para o Diego Tardelli: não comemore seus belos e importantes gols simulando atirar com metralhadora.  

Gente, a festa já começou em Belô e não tem hora para acabar.

Por Maria às 19h43

Ele voltou...

O grande e saudoso compositor Adelino Moreira (1918/2002) sabia das coisas.

De repente, a letra de um dos seus grandes sucessos A Volta do Boêmio explica muita coisa que acontece em todos os segmentos da sociedade. Até no futebol.

 

Por Maria às 12h32

Fla já não suporta o descaso de Adriano

Adriano faltou a mais um treino sem avisar a qualquer pessoa do futebol. Ninguém conseguia localizar o jogador. O técnico Rogério Lourenço e o supervisor Isaías Tinoco não podiam sequer informar ao vice-presidente geral Hélio Ferraz, que responde interinamente pelo futebol, porque não receberam qualquer informação. Mas esse tipo de coisa está virando rotina no clube.

 Só que desta vez o Imperador poderá se dar muito mal. Não pelo Flamengo, que mesmo lhe pagando uma fortuna mensalmente, não toma qualquer atitude. Mas em razão de Jorginho, auxiliar de Dunga na seleção brasileira, visitava o clube e percebeu o mal estar que o jogador causou ao ambiente do futebol por desaparecer mais uma vez. E a convocação será anunciada no dia 11.

O absurdo chegou a tal ponto que já há quem brinque com a situação. Desta vez, por exemplo, quando um jornalista disse a um funcionário do clube que precisava falar com o procurador de Adriano, a informação veio em seguida: “É aquele ali” – disse o funcionário apontando para Pinheiro, o chefe da segurança.

Quando a pessoa falou que aquele era o chefe da segurança, veio a explicação do funcionário: “por ser o chefe da segurança, ninguém mais procura o Adriano do que ele: procura aqui... procura ali... procura acolá. E se passa o dia todo procurando, é o procurador do Imperador”.

Ao apagar das luzes veio a informação de que a mãe de Adriano passara mal e por isso ele não apareceu para treinar e sequer telefonou.

Há quem garanta que a presidenta Patrícia Amorim começará a agir. Até porque chegou a informação de que Adriano participou de uma festa iniciada sexta-feira feira à noite no Complexo do Alemão.

 

  

Por Maria às 23h49

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.