Blog do Maria

22/05/2010

Brazukas, hermanos e português conquistam Liga dos Campeões

Um "combinado" basicamente de brasileiros e argentinos, comandado por um técnico português e que é chamado de Internazionale pelos italianos, derrotou os alemães do Bayern de Munique por 2 a 0, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, e conquistou a Liga dos Campeões, coisa que não acontecia há 45 anos.

Se os dois gols do jogo foram marcados pelo hermano Milito, o brazuka Júlio César estava em estado de graça e, protegido por Maicon e Lúcio, garantiu o resultado. A torcida italiana começou a festejar no estádio antes mesmo de o jogo terminar.

Dificil mesmo será adormecer em Milão. Pobres torcedores do Milan.

Por Maria às 22h13

O Santos de Wesley está impossível

O Campeonato Brasileiro está apenas começando e ao derrotar o Atlético GO por 2 a 1, no Serra Dourada, o Santos mostrou que é ralmente um dos candidatos ao título. Ganhar naquele caldeirão não é fácil e como se não bastasse jogou sem Neymar, Ganso, Robinho, André e Madson. Isso prova que o grupo está bem montado.

Os três gols aconteceram no segundo tempo. Wesley se saiu muito bem e mais uma vez marcou um golaço. Zé Eduardo fez 2 a 0 e Boka diminuiu a poucos minutos do fim.

Por Maria às 21h44

Herrera e Caio pisaram na bola

Quando a equipe que está em terceiro lugar na tabela recebe em casa a que se encontra em vigésimo e última colocação, não faz mais do que a obrigação conquistar os três pontos. E foi o que o Botafogo fez ao derrotar o Goiás, por 3 a 0, no Engenhão.

Era para ser uma festa. Mas não foi: a poucos minutos do fim, Herrera e Caio se desentenderam, trocaram empurrões após um contra-ataque mal sucedido (Caio não passou a bola para Herrera) e o árbitro Alicio Pena Júnior não teve dúvidas em expulsá-los.

Como conseqüência, o Botafogo não poderá escalá-los contra o Cruzeiro, quarta-feira, no Mineirão.

Por Maria às 18h43

Nunca é tarde para mostrar boas ações

O ex-lateral Zé Maria e Felipe Melo se emocionaram no encontro

Antes de seguir para Curitiba e se apresentar ao técnico Dunga, o apoiador Felipe Melo visitou a Comunidade de Reabilitação  Reviver, uma clínica para reabilitar dependendes de drogas. Recebido com muito carinho, o jogador se emocionou ao se encontrar com o ex-lateral Zé Maria, bi-campeão brasileiro pelo Internacional, tendo jogado pelo Fluminense e também pela seleção brasileira.

Em tempo: Toco neste assunto acontecido há dois dias porque só hoje consegui a foto. E atitudes assim precisam ser mostradas pois jamais perderão a validade.

Por Maria às 11h40

As estrelas deste sábado

Futebol  tem sábado de gala em Madrid: Júlio César, Maicon e Lúcio  (Internazionale) x Bayern. Que os italianos gritem "forza Brasile" nesta decisão da Liga dos Campeões

No Engenhão: Jefferson, Antônio Carlos e Herrera (Botafogo) x Goiás (lanterna do Brasileiro)

No Palestra:  Marcos  (Palmeiras) x Victor, Jonas e Douglas (Grêmio)

No Serra Dourada: Atlético GO (penúltimo colocado) x Santos (desfacado de Robinho, Neymar, Ganso, André, Madson, Léo). Portanto, céu nublado e sem estrelas

Por Maria às 10h16

21/05/2010

Um Adriano tão engimático quanto a esfinge

     

O Imperador já foi assim             A esfinge egípcia

 Não acredito que Adriano trocará o Flamengo por um clube italiano. Há bem pouco tempo ele abandonou a Internazionale porque não conseguia mais viver em Milão.  Uma explicação surreal, mas foi o que ele disse.

E se disse, como admite voltar para aquele lugar que considerou tão inabitável?

O importante é que o Imperador tome logo esta decisão. Para renovar seu contrato com o Flamengo, a presidenta Patrícia Amorim fará imenso sacrifício e precisa saber o que ele realmente deseja. Vagner Love também interessa ao clube.

Que Adriano começa dar a volta por cima não tenho a menor dúvida. Mas não adianta ficar apenas no começar. É acreditar e cair dentro. 

Por Maria às 21h32

Que o Santos sirva como exemplo

Certíssimos Dorival Júnior e a diretoria do Santos por punirem e afastarem Ganso, Neymar, André e Madson da partida contra o Atlético Goianiense, sábado, no Serra Doura, em razão de os quatro chegarem à concentração às 03 00 horas de hoje, quando o horário estipulado era 23.00 de quinta-feira.

Tecnicamente o Santos perde jogadores importantíssimos para este confronto, mas ao agir desta forma o clube deixa claro que a disciplina está acima de tudo e que os horários têm que ser respeitados  por todos, independentemente de ser craque ou não.

Pelo se pode sentir, o "famoso" privilégio está barrado no Santos.

Em tempo:  De repente, em vez de afastados do jogo, os jogadores poderiam ser multados, como foi sugerido num comentário. Assim, o time jogará sempre com sua força máxima.

Por Maria às 15h35

Fla não supera o Maracanazzo e está eliminado

Se o Internacional perdeu para o Estudiantes e se classificou para as semifinais, o Flamengo derrotou Universidad de Chile por 2 a 1, mas está eliminado da Libertadores.

O Flamengo fez uma grande partida no Estádio Santa Laura, em Santiago. Lá, sua equipe enfrentou todos os tipos de problemas. Além da forte pressão da arquibancada que intimidava até mesmo o trio de arbitragem, os torcedores atiravam objetos dentro do campo, sendo que Juan e Vagner Love foram atingidos por bolas de golfe.

Ainda assim, o Flamengo venceu. Vagner Love fez 1 a 0, aos 45m do primeiro tempo e, embora a equipe rubro-negra tenha cedido o empate, Adriano colocou a colocou novamente em vantagem. Só que o terceiro gol acabou não saindo.

Se no Maracanã o Flamengo jogasse a metade do que  jogou em Santiago estaria hoje comemorando a classificação.

Portanto, a derrota de 3 a 2 para os chilenos no primeiro confronto, representou para o Flamengo um autêntico Maracanazzo.

 

 

 

Por Maria às 00h56

Derrota é detalhe. O Inter festeja a classificação

Uma derrota com sabor de classificação, graças a um gol marcado a dois minutos do fim, tem sabor de uma grande vitória.

E foi o que aconteceu ontem no Estádio Centenário, em Quilmes. O Estudiantes venceu o Internacional por 2 a 1, mas quem comemorou mesmo foi o time gaúcho, que se classificou para as semifinais da Libertadores. E seu adversário será o São Paulo.

O jogo foi dramático porque num momento de descuido do Internacional, os argentinos marcaram aos 19 e 20 minutos do primeiro tempo. O resultado de 2 a 0 eliminaria o time colorado, que vencera no Beira Rio por 1 a 0.

Mas o Internacional não se intimidou, continuou correndo atrás do resultado e acabou premiado. Detalhe: Giuliano, o autor do gol, entrou aos 30m do segundo tempo em lugar do argentino D´Álessandro

Final da partida, guerra em Quilmes, província de Buenos Aires, e no próprio estádio: os jogadores do Estudiantes tentaram agredir o goleiro Abbondanzieri e outros jogadores do Internacional e o tempo fechou.

O desespero argentino só serviu para animar ainda mais a festa em Porto Alegre. O que mais se ouviu nas ruas?  Vamos lá: "Glória do desporto nacional, oh, Internacional que eu vivo a exaltar. Levas a plagas distantes, feitos relevantes. Vives a brilhar ..."

Por Maria às 23h03

20/05/2010

Jogo final da Copa do Brasil será em Salvador

O primeiro confronto Santos x Vitória (BA), decidindo a Copa do Brasil será na Vila Belmiro, no dia 28 de julho. O segundo acontecerá no dia 4 de agosto, em Salvador. O sorteio foi realizado hoje, quinta-feira, na CBF.

Portanto, que o Santos faça resultado em casa diante de sua torcida. Até porque, não se sabe exatamente quantas estrelas serão negociadas nesta janela do meio do ano. Diferença de gols no jogo de casa será importante.

Por Maria às 18h26

Kléber dá mãozada em Richarlyson e mãozinha ao S.Paulo

A grande família são-paulina agradece ao atacante Kléber, do Cruzeiro, por ter sido expulso com um minuto de jogo ao dar um tapa no rosto de Richarlyson. 

Claro que esta absurda atitude de Kléber ajudou o São Paulo a vencer por 2 a 0 (Hernanes e Dagoberto) e garantir com sobras sua classificação para as semifinais da Libertadores. 

Acho até que o a trapalhada de Kleber merece constar no Guiness World Records. Eu não lembro de outra expulsão tão rápida.  

Mas que fique claro: o lance não tira o mérito da equipe paulista, que, no primeiro confronto, no Mineirão, venceu pelo mesmo resultado.

Nesta quinta-feira, jogam Universidad de Chile x Flamengo, em Santiago; e Estudiantes x Internacional, em La Plata. 

EM TEMPO:  O comentário do amigo Komo dá conta de que  houve uma expulsão ainda mais rápida de outro jogador do Cruzeiro, Zé Carlos, num jogo contra o Atlético Mineiro, no Brasileiro do ano passado. Ela aconteceu aos sete segundos. Não me lembrava, mas fica registrado. Portanto, comparado a Zé Carlos, Kleber não merece o Guinness Book pois é muito lento em suas ações.

Por Maria às 01h03

Impossível apontar o gol mais bonito do Santos

Santos derrotou o Grêmio por 3 a 1 na Vila Belmiro, com golaços de Ganso, Robinho e Wesley, e se classificou para decidir a Copa do Brasil com o Vitória, que goleou o Atlético GO, por 4 a 0, no Barradão.

Mas que sofrimento. O primeiro tempo da Selesantos foi péssimo. Como errou passes.

No segundo tempo as coisas melhoraram um pouquinho para o Santos, que chegou aos 2 a 0.

Mas sua torcida sentiu o coração apertar quando Rafael Marques diminuiu. A festa da classificação para a final só começou mesmo quando faltavam  cinco minutos para o fim da partida, quando Wesley marcou o terceiro gol.

O mando de campo dos dois jogos da final será decidido através de sorteio na CBF. 

Por Maria às 00h26

19/05/2010

Será que Lula é pé quente?

Meu Deus, só espero que o presidente Lula seja pé quente: antes de a seleção brasileira seguir em vôo fretado para África do Sul, na próxima quarta-feira, os jogadores darão uma passadinha em Brasília para se despedirem do meu conterrâneo.

Por Maria às 21h39

Festa no Morumbi

São Paulo e Cruzeiro decidem uma vaga  nas semifinais da Libertadores. Não precisa dizer que o Morumbi será palco de um jogaço. Lotado de são-paulinos, receberá também grande caravana de cruzeirenses. A equipe de Ricardo Gomes pode até perder por diferença de um gol, já que venceu no Mineirão por 2 a 0, mas a galera da Raposa acredita.

Que a paz esteja presente dentro e fora do campo.

Uma pergunta: a Raposa dará a volta por cima ou o São Paulo já está garantido?

 

Por Maria às 11h50

Bons programas em Santos e Salvador

Santos x Grêmio, na Vila Belmiro, tem tudo para ser um jogo espetacular.  De um lado, o time santista brinda pela alta qualidade técnica de seus jogadores, como Robinho, Ganso, Neymar, André e muito mais. Do outro, a equipe gaúcha pela determinação e objetividade de jogadores excelentes, que lutam os 90 minutos incessantemente.  A equipe gaúcha precisa do empate para conquistar o direito de decidir o título da Copa do Brasil, já que venceu o primeiro confronto, no Olímpico, por 4 a 3.

No outro lado da tabela, Vitória receberá o Atlético GO, no Barradão, em Salvador. O empate classificará a equipe goiana que venceu por 1 a 0, no Serra Dourada.

Portanto, bons programas para quem estiver nestas duas cidades: praia pela manhã e bons jogos à noite (desde que não chova, claro). 

Ah outra coisa. Quero ver agora: quem serão os dois finalistas?

 

Por Maria às 11h03

Verdão... caldeirão... II

Robert, segundo se divulga, retornou ao hotel às 05.00 horas, não cumprindo o horário de folga determinado pela Comissão Técnica na noite após o jogo contra o Vasco. Será que o atacante não poderia ser repreendido pelo treinador, que, em razão deste desentendimento, foi demitido?

Sem entrar no mérito se é bom técnico ou não, Antônio Carlos Zago sequer teve direito de defesa.  

Ninguém discute a demissão ou a contratação de quem quer que seja. O empregador, no caso o Palmeiras, é quem decide e pronto.

Agora, ficou a impressão que Zago cometeu erro gravíssimo: foi demitido sumariamente; depois é que o afastamento de Robert foi anunciado.

Daqui para frente, quem terá interesse em contratá-lo?

 

Por Maria às 10h05

18/05/2010

Cuidado Felipão. O Verdão é um caldeirão em ebulição

Que Luís Felipe Scolari  se prepare caso seja contratado para substituir Antônio Carlos Zago.

O futebol do Palmeiras vive momento muito difícil. E não é de hoje: o campeoníssimo Muricy Ramalho foi demitido em fevereiro, agora foi a vez de Zago, que o substituiu.

Além disso, Diego Souza, premiado pela CBF como o melhor jogador do Brasileiro de 2009,  recebeu cartão vermelho da diretoria há poucos dias e hoje foi a vez do atacante Robert, que se desentendeu com Zago depois da partida contra o Vasco.

 

Por Maria às 19h27

Recaída?

A delegação do Flamengo veio de Salvador domingo pela manhã sem Adriano, Léo Moura e Willians. Um jatinho foi alugado e os três, devidamente autorizados, voltaram para o Rio sábado mesmo, logo depois do jogo. 

Que fique bem claro: ninguém é obrigado a ficar com a delegação após o compromisso. Tudo é uma questão de ter ou não espírito de equipe.  

Certamente, os três tinham motivos mais do que justos para isso.

Por Maria às 11h06

Dr. Runco, da seleção, aguarda Kaká e Luís Fabiano

Kaká e Luís Fabiano chegaram hoje ao Brasil. No desembarque garantiram que seus problemas não são suficientes para tirá-los da Copa da África do Sul. Até se apresentarem ao Dr. José Luís Runco, o médico da seleção brasileira, os dois farão tratamento no Reffis.

Ao conversar com o médico da seleção brasileira, ele me disse que informações ajudam, mas não definem nada. Por isso, só falará depois de examiná-los. É isso aí e torcer para que os dois estejam 100% durante a Copa. 

Por Maria às 10h49

O Palmeiras não merece...

Quando um técnico sai na mão com um jogador, os errados não são apenas o técnico e o jogador. Portanto, quem contratou o técnico Antonio Carlos Zago e o atacante Robert é tão ou mais culpado que os dois brigões. E em razão de avaliar tão mal os profissionais contratados, a instituição Palmeiras pagou um preço muito alto. 

O ambiente do futebol  não pode ser igual ao de uma facção de torcida.  A hierarquia precisa ser preservada. Ainda mais, tratando-se de um grande clube como o Palmeiras.

Por isso, se o bicho pegou mesmo (Zago garante que não houve briga), os verdadeiros palmeirenses deveriam se reunir e, pacificamente, organizar um ato público contra o momento atual do clube.

 

 

 

Por Maria às 23h16

17/05/2010

Dor de Kaká acende sinal de alerta na CBF

   

A dor de Kaka na virilha pode ser provocada pela inflamação no pubis

 

O veto sofrido por Kaká para a partida contra o Málaga em razão de o jogador se queixar de dores na virilha acionou o sinal de alerta na CBF. Pode-se dizer que já existe certa apreensão da Comissão Técnica em relação à  chegada do craque do Real Madrid.

O médico José Luiz Runco se disse surpreso com a notícia do veto, mas explicou que só poderá se pronunciar depois que examinar o jogador.

- As notícias que vinham de lá davam conta de que ele se recuperava do problema.  Mas ao ser cortado da partida pelos médicos espanhóis alguma coisa aconteceu. Mas não posso dizer nada antes de examiná-lo – disse Runco.

A maior preocupação se dá porque os sintomas de pubalgia, problema que acompanha Kaká há algum tempo e preocupa a todos, também se manifesta através de dores na virilha.

Mas Runco evita fazer qualquer previsão antes de ver o jogador.

- Tenho que ver. Só quando ele chegar é que poderemos saber o que realmente está acontecendo.

Como faço cobertura esportiva desde os anos 70 aprendi que pubalgia é um problema traiçoeiro. O jogador anda normalmente, pode até correr, mas quando bate na bola sente forte incômodo.

Vamos torcer para que seja nada grave. O Brasil precisa e precisa muito de Kaká na Copa da África.

 E ainda tem o caso do Luís Fabiano, que, assim como Kaká, será examinado assim que chegar.

Por Maria às 15h26

Vasco não sabe mais fazer gols. O Verdão também

 

Não vi ao vivo, mas vejam que trio: Zizinho, Ademir Queixada e Pinga.

Ontem jogaram: Philipe Coutinho, Élton e Caíque

 

O desapontamento do torcedor vascaíno, em São Januário, após o empate em 0 a 0 com o Palmeiras, era mais do que justo. A quantidade de chances criadas e desperdiçadas no primeiro tempo era a razão de tudo.

Os mais exaltados ofendiam e os comedidos lamentavam. No final da partida, um desses torcedores do bem, comentou ironicamente:

- Ainda bem que hoje não valeu o ditado “quem não faz leva”.

 E os torcedores mais jovens que conhecem a bela história do Gigante da Colina, sabem que em outras épocas o Vasco não teria empatado em 0 a 0, tal as chances criadas. Apenas alguns entre tantos artilheiros que passaram pelo clube: Ademir Queixada, Zizinho, Vavá, Pinga, Almir Pernambuquinho, Silva, Roberto Dinamite (assistiu ao jogo e também parecia incrédulo com o que viu) e Romário.

Os palmeirenses mais velhos ou aqueles que ouviram falar de tantos craques como Mazzola, Julinho, Ademir da Guia, César, Leivinha e  Evair, entre tantos outros, também não devem entender o momento do Verdão que não sabe mais fazer gol.

 

Em tempo: iniciando minha carreira de repórter esportivo no Jornal do Brasil, participei de um torneio de peladas entre jornais. Eu era o goleiro. Ademir Queixada , beirando os 60 anos, integrava a equipe de O Dia, onde trabalhava como colunista.

E neste jogo tive o "privilégio" de sofrer um gol de Ademir. O último marcado por ele. Pelo menos era o que me dizia todas as vezes que a gente se encontrava.

Talvez tenha sido mesmo. Ele vivia se queixando de fortes dores no joelho. O lance histórico, para mim: Ademir estava de costas e quando saí para abafá-lo, ele  percebeu minha chegada e, de costas mesmo, deu um toquezinho de puxeta que me encobriu. 

Nesta partida houve ainda um outro momento marcante do Queixada: ele avançou pela esquerda e acertou um chute daqueles. Pulei, mas não alcancei a bola, claro. O árbitro correu para o centro do campo. Vejam a correção de Ademir: ele se dirigiu ao juiz e disse que não havia sido gol porque a bola entrara por fora. E, de fato, a rede estava furada. O pessoal do Dia queria engulí-lo. Mas nós não deixamos.

 Bons tempos. 

 

Por Maria às 11h31

16/05/2010

Vasco e Cruzeiro empatam em casa e Inter vence fora

O Vasco ficou devendo. Empatou em 0 a 0 com o Palmeiras e continua na parte debaixo da tabela. E olha que o jogo foi em São Januário.

Roberto Dinamite estava na social do estádio e viu de perto o que aconteceu: além dos muitos gols perdidos, o protesto da torcida, que ficou de costas para o campo nos minutos finais.

No Serra Dourada, pior ainda para o time da casa. O Goiás saiu na frente e terminou o primeiro tempo vencendo por 2 a 0. O jogo parecia liquidado.

Mas Internacional não desistiu e virou o resultado para 3 a 2. Com a vitória, a equipe gaúcha que estava nas últimas colocações, ocupa agora o oitavo lugar. 

O Cruzeiro, que estreou no Brasileiro derrotando o Internacional por 2 a 1 no Beira Rio, não imaginava o sufoco que sofreria diante do Avaí. Até porque, o jogo seria disputado no Mineirão.

E não deu outra. O primeiro tempo terminou com o Avaí vencendo por 2 a 0 e com um jogador a mais. Porém, o Cruzeiro acreditou e chegou pelo menos ao empate.

Por Maria às 21h16

Coringão é líder, Fogão detona o São Paulo e a Selesantos?

Como quem não quer nada, com um time de nível técnico criticado até pela torcida que implora por reforços, o Corinthians derrotou o Grêmio por 2 a 1 no Estádio Olímpico e vai cumprindo sua missão de forma brilhante no Brasileiro. Tanto, que é o líder.

Tudo bem que estamos apenas na segunda rodada e a equipe gaúcha poupou alguns titulares. Mas quero ver quantos clubes conseguirão derrotar o Grêmio lá no Olímpico. Portanto, foram três pontos importantíssimos. 

O mesmo se pode dizer do Botafogo, que derrotou o São Paulo também por 2 a 1, em pleno Morumbi, quebrando um tabu: há 15 anos  a eequipe alvinegra não vencia o time paulista no Morumbi.

Os são-paulinos pareceram não ligar para a derrota. Muitos justificaram que a equipe está preocupada é com o jogo contra o Cruzeiro, quarta-feira, pelas Libertadores. Mas o Botafogo comemorou e muito o resultado conquistado fora de casa.

O São Paulo saiu na frente com cabeçada de Léo Lima no início da partida, mas o Botafogo empatou ainda no primeiro tempo com Antonio Carlos e virou o resultado a poucos minutos do final através de Renato Cajá.

Se a Selesantos esteve na Vila Belmiro não entrou em campo. O Ceará se aproveitou disso e só não saiu com vitória porque sua equipe foi prejudicada pela arbitragem em dois lances capitais. O pênalti em Neymar não existiu e gol de Anderson foi mal anulado. O jogador do Ceará não estava impedido.

Final do jogo, empate em 1 a 1. Dorival Júnior se queixou do calendário com inteira razão.

Acho também um absurdo essa quantidade de competições ao mesmo tempo. Além de os jogadores não conseguirem se recuperar de algum problema físico, o torcedor  faz enorme sacrifício para comprar ingresso e ver uma equipe reserva, como aconteceu com a são-paulina.

A justificativa é que na Europa é assim. E se é assim, está errado também. E ponto final.

Por Maria às 18h19

Alô Fifa se mexe. A Copa está chegando

  

Denúncia na primeira página. Agora, cabe à Fifa ouvir quem acusa e quem é acusado

 

O tablóide inglês The Mail on Sunday publicou grave acursação de Lord Triesman, presidente da Federação Inglesa e do Comitê para a Copa de 2018, sobre a arbitragem do próximo Mundial.

Na gravação apresentada por Melissa Jacobfuncionária de um órgão oficial do governo inglês, o dirigente estaria sugerindo aos espanhóis para abrirem mão da candidatura de 2018 em favor da Rússia, desde que os russos os ajudassem a subornar os árbitros que trabalharão na Copa da África do Sul.

A repercussão foi tanta que, embora  Triesman continue na federação inglesa, ele já se afastou da presidência do Comitê. Os pedido de desculpas foram enviados aos comitês russos e espanhóis. Só falta agora a o parecer final da Fifa para que não paire no ar qualquer desconfiança sobre os juízes que trabalharão na Copa da África do Sul.

Mas, cabe um perguntar não ofende: E se um árbitro cometer erro grosseiro na Copa em favor dos espanhóis?

 

 

 

 

 

 

Por Maria às 11h32

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.