Blog do Maria

05/06/2010

Fla perde, mas sonha com Ronaldinho... Riquelme

O Flamengo vencia o Goiás por 1 a 0 até os 40m do segundo tempo, gol de Toró, que não marcava havia quase dois anos.

Mas o que aconteceu? Hugo empatou em bela cobrança de falta e dois minutos depois Octacílio Neto desempatou virando o resultado.  Detalhe: a partida foi no Maracanã.

A torcida, que minutos antes comemorava uma vitória que acabou não acontecendo, passou a hostilizar os jogadores na volta ao vestiário.

Com a derrota, a equipe rubro-negra que ocupava a quarta colocação caiu para sexto e poderá descer mais ainda porque existem muitas equipes coladas no time rubro-negro e jogam neste domingo. Quem dormirá na quarta colocação é o Goiás, dirigido por Leão.

Mas no Flamengo há quem fale na possibilidade da contratação de Ronaldinho Gaúcho... Riquelme... Será?

 

 

Por Maria às 21h38

Flu vence a quarta seguida e Muricy quer mais

O Fluminense derrotou o Avaí por  3 a 0, na Ressacada, vai dormir como vice-líder e pelo que se vê, Muricy Ramalho está arrumando a casa mesmo.

E olha que vencer o Avaí em Floripa não é fácil.  O clube catarinense não perdia em casa há 25 jogos. Já o Fluminense conquistou sua quarta vitória.consecutiva. Seu gols foram marcados por Leandro Euzébio, Fred e  Alan.

O campeonato será interrompido, mas Muricy já mandou seu recado: “Não vamos parar e achar que está tudo sob controle. Estamos bem, mas nesta parada do Brasileiro vamos trabalhar para valer”.

Por Maria às 21h21

Jogo da verdade

Em ano de Copa do Mundo, o Campeonato Brasileiro deveria começar ainda em julho, tão logo o mundial terminasse. Gente como o Mundial terminará no dia 12 de julho são quase seis meses para programá-lo.  

Iniciar uma competição importante como o Brasileirão, fazer com que o torcedor fique ligado no desempenho do seu clube nas primeiras sete rodadas e depois  interrompê-lo por um mês e meio é de um amadorismo atroz.

Embora sejam poucos casos, além da interrupção, quem tem jogador convocado fica sem ele no momento em que a seleção se apresenta para iniciar os preparativos. 

O Santos, por exemplo, perdeu Robinho - imaginem se Dunga convocasse Ganso e Neymar (acho até que deveria); o Cruzeiro ficou sem Gilberto e o Flamengo Kléberson. Isso sem contar os estrangeiros que são convocados para as seleções dos seus países. O Botafogo foi um deles e ficou sem El Loco Abreu.

Usar falta de datas como justificativa  é conversa fiada. Dá perfeitamente para se disputar o Brasileiro.

Outra solução seria mudar o formato da competição no ano da Copa.  Basta querer.

Por Maria às 12h04

Os ídolos também têm seus ídolos

Taffarel é tratado com muito carinho por todos da delegação

 

E se os ídolos também elegem seus ídolos, Taffarel, requisitado por Wendell para integrar a Comissão Técnica, é um desses ídolos.

Por onde quer que passe no ambiente da seleção, percebe-se o olhar de admiração de todos os jogadores.

Quem não o conhecia pessoalmente fica impressionado com a simplicidade do ex-goleiro, um dos heróis na conquista do tetracampeonato. 

Os goleiros Júlio César, Doni e Gomes, então, nem se fala. Se os jogadores do Brasil são tratados como ídolos na África do Sul, pode-se dizer que Taffarel é o  grande ídolo desses ídolos    

 

Por Maria às 09h36

04/06/2010

Sem Drogba, Costa do Marfim perde o encanto

Depois do sorteio dos grupos da Copa do Mundo, em dezembro, na Cidade do Cabo, muitos brasileiros acharam difícil a chave do Brasil com Coréia do Norte, Costa do Marfim e Portugal.

Kaká chegou a afirmar: “É difícil sim. Pra mim, é o grupo da morte”.

Eu não quis acreditar no que ouvia. Até porque, se o Brasil tem pretensões de conquistar o hexa, não pode temer um grupo com Costa do Martfim (27º lugar no ranking da FIFA), atrás de Camarões (18º), Austrália (20º), Suíça (24º), Israel (26º) entre outras seleções sem expressão alguma. Pior: Coréia do Norte então nem se fala, está em 105º.

Postei a informação no blog e muita gente comentou que Costa do Marfim era uma seleção maravilhosa e Drogba um dos melhores atacantes do mundo.

Quem temia a Costa do Marfim por causa do Drogba pode respirar.  O atacante fraturou o braço num amistoso contra o Japão e está praticamente fora do mundial. E se jogar com o braço protegido, não renderá o que pode.

 

Por Maria às 22h21

África do Sul comemora derrota da França

A derrota de 1 a 0 sofrida pela França no amistoso contra a China, uma semana após o empate em 1 a 1 com a Tunísia, encheu de moral a seleção da África do Sul, que está no mesmo grupo e parece agora bem mais otimista em relação à classificação para a próxima fase.

Para que a equipe não abra a guarda, o técnico Carlos Alberto Parreira já alertou a todos que esses dois resultados ruins só serviram para acordar os franceses.

Agora, que a França depois desses dois fiascos está arriscada a cair fora na primeira fase está. Os outros adversários do Grupo A são: Uruguai e México, a meu ver mais fortes que China e Tunísia.

Vamos aguardar.

 

Por Maria às 22h09

Kaka esperançoso e politicamente correto

Kaká está otimista em se recuperar até o início da Copa. Isso é bom. Bom e imprescindível.

Sem ele, as chances do hexa não acabam, mas diminuem consideravelmente. Por ser um profissional sério, não tenho dúvidas de que neste encontro com a imprensa ele não falou por falar. Tem realmente esperanças de atropelar os problemas musculares. Caso contrário, daria alguma dica sobre sua incerteza.

No mais, foi politicamente correto em tudo o que disse sobre seleção, treinamentos e em relação a Jabulani, a bola amaldiçoada por tanta gente, mas não por ele. Se bem que Kaká é patrocinado pela Adidas e não falaria contra algum produto da empresa que o patrocina.

Por Maria às 10h33

Vasco, Galo e Inter parecem em coma profunda

O Corinthians derrotou o Internacional por 2 a 0 e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro com 16 pontos, dois a mais que o Ceará.

Vasco, Atlético Mineiro e Internacional, no lado oposto da tabela, começam a se complicar. Não significa que estejam ameaçados de rebaixamento. Até porque falta muito para o Brasileiro terminar.

Mas pelo que representam em termos de tradição e da própria história do futebol brasileiro, clubes como Vasco, Atlético Mineiro e Internacional têm obrigação de entrar em qualquer competição pensando no título. Só que ao final da sexta rodada, este sonho já é quase impossível.

Com a derrota de 1 a 0 para o Guarani, em São Januário, a diferença do Vasco para o Corinthians chega a 11 pontos.  Atlético Mineiro, que perdeu de 2 a 1 para o Grêmio,  e Internacional estão a 10 pontos do Coringão.

Falta muito para terminar o Brasileiro? Falta sim. Mas se Vasco, Atlético e Internacional ficarem com essa desculpa na ponta da língua e não acordarem... sei não.

Por Maria às 23h46

03/06/2010

Uma pergunta...

"É impressão minha ou pelo que se viu contra Zimbábue será preocupante a participação do Brasil na Copa, mesmo se levarmos em conta que o amistoso não valia nada"?

Por Maria às 11h33

Vale o registro e parabéns Vasco!

Equipe do Vasco que conquistou o primeiro campeonato brasileiro, uma

 competição que começou a ser disputada e 1971

 

"Sem nenhum alarde, o Vasco da Gama completou 1000 jogos em Campeonatos Brasileiros da Série A no último domingo, dia 30 de maio, quando empatou por 1 a 1 contra o Botafogo no Engenhão.

Se não tivesse sido rebaixado em 2008, o Gigante da Colina teria se tornado o primeiro clube do Brasil a completar 1000 jogos pela principal competição do país logo na 5ª rodada do certame de 2009. Mas o descenso vascaíno abriu caminho para que o Flamengo atingisse a inédita marca.

A campanha do Vasco em seus 1000 jogos no Campeonato Brasileiro é a seguinte: 398 vitórias, 306 empates e 296 derrotas; 1478 gols marcados (média 1,48) e 1171 sofridos (média 1,17), perfazendo saldo positivo de 307. Se for considerado para todos os jogos o sistema de três pontos por vitória (que, no entanto,  só foi adotado em 1995), o aproveitamento cruzmaltino é, curiosamente, de exatamente 50% dos pontos disputados”. (fonte NETVASCO)

Por Maria às 10h57

Zico estréia bem: Fla 1 x 0 Palmeiras

A torcida do Palmeiras passou o jogo inteiro hostilizando e vaiando Vagner Love, mas acabou castigada. O Flamengo venceu por 1 a 0 e o gol foi marcado pelo atacante das trancinhas rubro-negras que antes pertencia ao Verdão. Com o resultado, o Flamengo arranjou um lugarzinho no G4: ocupa a quarta colocação.  

Petkovic, o dono da camisa 10, deixou o campo contundido. Sofreu entrada violenta e desleal de Pierre. E por falar em camisa 10, Zico estreou com o pé direito na função de executivo do futebol.

Por Maria às 00h15

Ceará é líder e Flu terceiro

O Ceará de PC Gusmão está impossível. Derrotou o Avaí por 2 a 0 (gols de Misael e Lopes) e foi dormir na liderança do Brasileiro. Mas o Fluminense de Muricy Ramalho também está embalado: venceu o Vitória por 2 a 1 (gols de Fred e Alan, e Jonas) e ocupa a terceira colocação. Claro, a competição está apenas no início e até mesmo quem está lá embaixo pode sonhar com o G4.

O próprio PC diz que a meta do Ceará é permanecer na Primeira Divisão.

Mas numa competição de pontos corridos o importante estar sempre junto do pelotão da frente, não permitindo que os líderes se afastem. Portanto, se a equipe cearense lidera e o Fluminense está em terceiro, os dois estão numa.boa.

 Só tem um detalhe: Corinthians caiu para segundo, mas se derrotar o Internacional volta a liderar o Brasileiro.

 

 

Por Maria às 23h51

02/06/2010

Botafogo começa bem e acaba mal

Botafogo fez 2 a 0 (gols de Herrera e Lúcio Flávio) sobre o Atlético Paranaense, na Arena da Baixada, parecia com a vitória conquista e que poderia até acontecer por mais gols de diferença..

Mas o fogo do Fogão ficou por aí: Paulo Baier diminuiu ainda no primeiro tempo: no início do segundo empatou, em bela cobrança de falta.

Pouco depois, Fahel foi expulso e com um jogador a mais a equipe paranaense tomou conta. Se bem que o gol da vitória aconteceu num lance de sorte: Alex Mineiro chutou a bola bateu em Fábio Ferreira e enganou o goleiro Jefferson.

Vitória de virada marcou a estréia de Paulo César Carpegiani e tirou a equipe paranaense da zona de rebaixamento.

Por Maria às 22h02

Zimbábue e Jabulani não atrapalharam

Pouco valeu este amistoso contra o Zimbábue, o 110º colocado no ranking da FIFA – numa entrevista antes da partida, Robinho chegou a hesitar no momento de falar o nome do adversário.

De qualquer maneira, entrar e jogar contra quem quer que seja num estádio lotado, olhar a festa na arquibancada e ouvir o grito da torcida são aspectos que somam porque, além de servir para quebrar a rotina dos treinos coletivos, mexem com o lado psicológico dos jogadores.

Individualmente, apenas uma preocupação: o pavio curto de Felipe Melo, que, naquela festa se estranhou com um atacante do Zimbábue e poderia ter sido expulso.

Kaká atuou apenas meio tempo e era visível sua preocupação em não se exceder e correr riscos.

Ao que parece, a Jabulani, a bola “amaldiçoada” por vários jogadores brasileiros, não atrapalhou. Pelo menos Michel Bastos, Robinho e Elano fizeram gols; e Júlio César e Gomes não sofreram nenhum.

Júllio César pediu substituição ainda no primeiro tempo, mas não parece nada grave.

 

Por Maria às 13h32

01/06/2010

Dinamite feliz com a volta de Zico ao Fla

Infelizmente, esse tipo de relacionamento é difícil hoje em dia

Vale registrar a alegria de Roberto Dinamite ao saber que Zico aceitara o cargo de diretor executivo do Flamengo. Declaração de Dinamite divulgada pelo bom site netvasco, que prima pelo equilíbrio tanto nos elogios quanto nas críticas.

"Qualquer coisa ligada ao Zico com o Flamengo é sempre importante, até pela figura dele, que é muito forte no clube. O Zico é um cara do bem, que está ali para ajudar e somar. Isso é um ganho. O Flamengo não poderia ter escolhido um representante melhor. É bom para todo mundo, mas principalmente para o futebol do Rio".

Por Maria às 21h25

Dunga cuide bem do Kaká

Se Kaká ainda se recupera dos problemas musculares que o impediram de mostrar a força do seu futebol no Real Madrid, não tem sentido lançá-lo contra o Zimbábue.

Acho até que Dunga deve substituí-lo nos primeiros jogos da Copa a partir do momento em que o Brasil estiver com a vitória assegurada.

Seria uma forma de preservá-lo para que o Brasil não corra qualquer risco de ficar sem o seu principal jogador nos momentos decisivos do Mundial.

Por Maria às 10h55

Parreira, Bafana Bafana e a Jabulani

          

         Parreira garante que a bola não atrapalhará seu time

 

 Se os brasileiros reclamam da Jabulani (significa "celebração"), os Bafana Bafana aprovaram a bola da Copa.

Carlos Alberto Parreira contou que esteve na sede da Adidas, na Alemanha, quando a bola foi oficialmente lançada.

- Apresentaram um vídeo muito bem feito mostrando todas as inovações tecnológicas incorporadas à confecção da bola. O vídeo foi um show de tecnologia, design, cores e símbolos. Contou com a presença de Beckenbauer e de toda delegação da África do Sul, pois estávamos treinando no CT da Adidas.

Parreira disse ainda que sua seleção treina há quatro meses com a Jabulani.

- Eles já se acostumaram e na verdade até gostam dela. Os goleiros é que se queixam um pouco, por considerá-la muito rápida e que pode enganá-los. Mas é não ficam reclamando.

E concluiu:

- Não tenho dúvidas em afirmar que a bola não atrapalhará os Bafana Bafana.

Sobre o corte do  atacante Benni Macarthy, Parreira não entrou em maiores detalhes até para preservar a imagem do ídolo africano. Disse apenas que o jogador não cumpriu as metas estabelecidas para recuperar a forma física. Certamente, ele se lembrou da Copa passada quando jogadores importantes se apresentaram acima do peso e não renderam o esperado.

Por Maria às 09h42

31/05/2010

Recuperação de Kaká é fundamental

Passo a passo, kaká vai recuperando confiança e mobilidade

Dunga já tem os 11 titulares para a Copa e eles vêm sendo mostrados nos treinos em Johannesburgo: Júlio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

É um time com cara de hexacampeão? Não baterei o martelo ainda, porque tudo vai depender de como Kaká e o próprio Luís Fabiano, que vêm de problemas musculares, estarão na estréia.

 A recuperação de Kaká  considero fundamental, porque caberá a ele (e a Robinho também) mostrar o diferente, o surpreendente e o inesperado.

Mas não custa lembrar: em 94, nos Estados Unidos, a criação das jogadas geniais dependiam do craque Raí, que não se saiu bem.

Ainda assim, Parreira o substituiu por Mazinho, um jogador de marcação, e o Brasil conquistou o tetracapeonato.

Já Luís Fabiano, que é goleador, tem Nilmar e Grafite, que também são. 

Vamos ver como Kaká e Luís Fabiano se sairão nos dois jogos treinos antes da Copa. Se vão mostrar total recuperação. Além disso, os amistosos servirão para observar o que Dunga tem em mente em termos de jogadas.

Por Maria às 16h27

Perguntar não ofende

Anderson Silva e Vitor Belfort , duas feras da UFC

Ainda sobre os incidentes ocorridos no jogo Universo 85 x 84 Flamengo, em Brasília, e que acontecem com certa freqüência nos estádios e ginásios brasileiros, vale uma pergunta:

"Será que um torcedor insatisfeito com a luta invadiria o ringue para tomar satisfação e botar o dedo no rosto de Anderson Silva ou Vitor Belfort"?

Detalhe: Conheço Vitor Belfort como Vitinho. Ele era um menino de uns 12 anos, meu vizinho de porta e amigo do meu filho. Os dois estavam sempre juntos e a gente conversava muito. Era um garoto educado,muito bem criado e de excelente formação. E mais: jogou no Nova Geração um time de meninos dirigido por Zico. Isso mesmo, treinado pelo Galinho de Quintino. Vitinho era zagueiro e meu filho goleiro. 

 

 

Por Maria às 13h14

Problema grave, antigo e pior: sem solução

Está na hora daquela minoria de torcedores perceber que não se pode invadir as quadras dos ginásios para agredir e ofender os atletas.

O que aconteceu no Nilson Nelson, em Brasília, na terceira partida decisiva do NBB entre Universo/Brasília e Flamengo é uma cena até comum em todo país, mas é inconcebível.  

Jogadores do Flamengo foram agredidos por pessoas que atiravam objetos contundentes em cima dos atletas e ao final entraram na quadra.

Quando se toca neste assunto há sempre quem lembre e justifique as atitudes lembrando os hooligans da Inglaterra, um país do Primeiro Mundo.

Claro eles aprontam e feio. Não vivo por lá, mas deve ser bem diferente do que acontece por aqui. Tanto que os estádios ingleses sequer têm alambrados entre a torcida e o campo.

E nem por isso existe invasão, a não ser alguém com uma faixa contestando problemas da cidade ou pessoas que se desnudam, mas são logo contidas.

Imaginem o que aconteceria nos estádios brasileiros sem alambrados (muitas vezes derrubados) ou fossos ao redor dos campos.

Na boa gente, vamos acordar.

Em tempo: o Brasília venceu por 85 a 84 e lidera a série decisiva de cinco jogos por 2 a 1.

 

 

Por Maria às 09h54

Um viva para o Ceará do "Vovô" e do PC

  

O Ceará, que tem um Vovô como mascote e PC Gusmão no comando vem dando show na Série A

 

Um dos destaques do Campeonato Brasileiro é o Ceará. Ninguém fala e poucos dão importância ao time cearense, que veio da Segunda Divisão, permanece invicto depois de cinco rodadas da Primeira e tem apenas o Corinthians à sua frente.

O grande comandante desta campanha é Paulo César Gusmão, que montou uma equipe competitiva e que joga de igual para igual contra qualquer adversário, tanto que empatou com o Santos em 1 a 1 na Vila Belmiro e com o Goiás em 0 a 0, no Serra Dourada. Em casa, venceu os três jogos: Fluminense, Vitória e Cruzeiro, todos por 1 a 0.

Em 2009 disputou a série B e terminou em segundo lugar. Agora, na série A ocupa a segunda colocação e o Vasco, que foi o campeão da segundona no ano passado, ocupa a 16ª. posição, quase na zona de rebaixamento.

Quem não concordar, vale para rubro-negros, santistas, palmeirenses, triocolores carioca e e gaúcho, botafoguenses, gremistas... e demais grandes clubes. ... que pegue a tabela de classificação do Brasileiro e compare a campanha do seu clube com a do Ceará,

 

 

Por Maria às 23h23

30/05/2010

Empate foi pior para o Vasco do que para o Botafogo

Botafogo e Vasco ficaram no 1 a 1. Resultado ruim para os dois, mas bem pior para o Vasco, que agora está a oito pontos do líder Corinthians. A sitiuação alvi-negra não é tão dramática porque ocupa a quinta colocação com o mesmo número de pontos que o Avaí, que está no G4.

A partida disputada no Engenhão foi fraquíssima. O único lance bonito foi o gol marcado por Ernani, aos 26m do primeiro tempo: entrou na área driblando e com toque sutilíssimo enganou Jefferson. O empate veio pouco depois através de Herrera, em cobrança de pênalti.

O resultado foi justo, mas as duas equipes ficaram devendo.

Por Maria às 20h53

Zico dirigirá o futebol do Flamengo

Quando assumiu a presidência do Flamengo, Patrícia Amorim disse que não descansaria enquanto não trouxesse Zico de volta para ser um diirigir  o futebol rubro-negro.

O acerto aconteceu há poucos minutos. De acordo com o que ficou acertado, o maior ídolo da história do Flamengo permanecerá à frente do futebol até o fim do mandato de Patrícia Amorim como um executivo com plenos poderes..

Terça-feira ele vai à Gávea e no dia seguinte deverá viajar para assistir a Copa da África do Sul.

A Nação Rubro-negra  está em festa e comemora o gol de placa marcado por Patrícia Amorim.

O que eu acho? Zico conhece futebol profundamente é uma pessoa séria, um grande rubro-negro e certamente mostrará os caminhos para o futebol se acertar. Mas, considero uma contratação excelente para o clube, mas um  risco para ele.

Zico escreveu uma linda, vitoriosa e brilhante história no clube. Eu acompanhei o dia-a-dia do Galinho desde sua chegada ao time de cima e posso afirmar que a fama, o prestígio e a altíssima categoria nunca o levaram tomar partido disso ou de se colocar num  pedestal. Profissionalíssimo ao extremo, é um exemplo para os os craques de hoje.

Agora, se o futebol for mal e futebol é uma coisa imprevisível porque nem sempre se resolve os problemas com um clic ou se monta um time a curto prazo,  haverá certamente quem começará a contestá-lo.

O maior  exemplo disso é Roberto Dinamite, agora, presidente do Vasco. Outro ídolo que construiu uma linda história no clube que o lançou, mas que nos dias em que a equipe se sai mal em São Januário é desrespeitado por alguns torcedores.

Mas torço para que Zico revigore o futebol rubro-negro e reviva a magia daquela início dos anos 80, uma época em que, dentro e fora de campo, ele era o grande maestro e um líder genial.

 

Por Maria às 20h31

Coringão embalado já pensa no Inter

É cedo para se dizer que o Corinthians é um dos candidatos ao título? Não, claro que não. Sua campanha é irrepreensível:  cinco jogos, quatro vitórias e um empate.

E nesta partida contra o Santos a sua equipe fez exatamente o que o time de Dorival Júnior costuma fazer com os adversários: chegou aos 4 a 1 e só sofreu o segundo gol a três minutos do fim. Portanto...

Jorge Henrique marcou o primeiro gol corintiano logo no início.

O empate aconteceu no segundo tempo, através de André, aos 7m. Mas no minuto seguinte, Bruno César desempatou .

Então, o Corinthians resolveu se garantir: Ralf e Paulinho aumentaram a vantagtem. No fim é que Marceu diminuiu.

Quinta-feira o Corinthians recebe o Internacional, que goleou o Atlético PR por 4 a 1.

Pelo que se viu no Beira-Rio, a equipe colorada se mostra bem mais solta sem Jorge Fossati.

Será o confronto entre dois times que mostraram gostar de fazer gols. Pelo menos, foram oito nesta rodada.

Por Maria às 20h11

Muricy acordou o Fluminense

A vitória do Fluminense sobre o Atlético Mineiro por 3 a 1, em pleno Mineirão, mostra que o trabalho de Muricy Ramalho vai bem obrigado e que a equipe tricolor pode perfeitamente se manter no pelotão de cima, lutando pelas primeiras colocações. 

O Fluminense mostrou isso nesta partida e mesmo sofrendo o primeiro gol - Muriqui marcou aos 2m - a equipe carioca não se abateu e virou o resultado com gols de Gum e Alan.  

Na metade do segundo tempo, o Atlético acordou e parecia mais próximo do gol de empate do que o Fluminense do terceiro gol. 

Chances foram criadas. A desperdiçada pelo artilheiro Tardelli foi inacreditável. Ele conseguiu chutar por cima do travessão estando a poucos centímetros da linha do gol. 

Depois desse lance a torcida mineira percebeu que não era dia do Galo e começou a deixar o Mineirão. Já nos acréscimos, Fred marcou o terceiro gol.

 

Por Maria às 18h05

Luís Fabiano arrepiou e los hermanos vão chiar

Hoje em dia os craques da bola são uns tremendos pernas-de-pau nas palavras.

Nas entrevistas, optam sempre por declarações previsíveis e politicamente corretas. E se toda regra tem execeção, Luís Fabiano é uma delas.

Tô sabendo que hoje, na África do Sul, jornalistas brasileiros e estrangeiros vibraram com as declarações do atacante.

Na melhor delas, Luís Fabiano teve coragem de dizer o que todo mundo vê, mas prefere não comentar.  Ele disse que Messi pode ser o melhor jogador do mundo, mas não vai tão bem com a camisa da seleção argentina como vai no Barcelona.

E é a pura verdade. Agora vamos aguardar a repercussão lá na seleção argentina.

Por Maria às 15h25

Seleção trancada a sete chaves

Treino fechado. Sem imagens dos jogadores. Sem entrevistas. Um técnico de cara fechada, impaciente e que não suporta jornalistas.

Se você acha que estou falando do Dunga, pode esquecer. Essa tem sido a rotina da cobertura da Argentina de Maradona na África do Sul.

Como diria meu amigo Ancelmo Gois: "Deve ser terrível ...vocês sabem..."


Por Maria às 15h16

Cuidado com os caras-pintadas, Dunga

 

    

 

Vários jornais noticiaram hoje a visita que a seleção portuguesa fez à Força Aérea Portuguesa na última sexta-feira  para adquirir espírito guerreiro.

É isso mesmo, espírito guerreiro. Pelo visto, nossos advesários de chave, consideram uma guerra a Copa do Mundo. E não ficaram de braços cruzados.

Explicações oficiais de Portugal sobre a programação imposta à seleção:

"A seleção portuguesa fez um trabalho inusitado na sexta-feira em meio à preparação para o Mundial. Com os rostos pintados Cristiano Ronaldo e os demais atletas vestiram-se como militares e tiveram lições da Força Aérea Portuguesa, no estádio Santos Pinto, em Covilhã.

Na companhia de 18 militares (desde tenente-coronel até segundo cabo), os atletas participaram numa operação de combate tático. Segundo a Federação Portuguesa, a ideia surgiu para unir ainda mais o grupo.

Espírito de coesão, disciplina, camaradagem, lealdade e espírito de missão foram os elementos fundamentais, porque uma equipa tem que atuar como um todo para ter sucesso.

O Major Mouta Raposo, oficial de informação da Força Aérea, também ficou satisfeito com o resultado. "A instituição sai prestigiada por lhe ter sido reconhecida a competência técnico-profissional para colaborar na preparação da seleção nacional, a caminho do Mundial.

Portugal está no grupo do Brasil no mundial. A estreia da selecção de Cristiano Ronaldo será contra a Costa do Marfim, dia 15 de junho."
 

 

 

Por Maria às 13h50

Hoje promete. Acho que teremos grandes jogos

Amigos, esqueçamos o que aconteceu ontem. Aliás, no que não aconteceu.

O futebol parecia de folga. Nem Flamengo e Grêmio - não é nada, não é nada, são dois clubes guerreiros ao extremo - quiseram alguma coisa com a bola. Ficaram num  1 a 1 sem tempero, light ao estremo e de caloria zero: Palmeiras x Prudente e Avaí x Vitória foram jogos que nem gol foram marcados.

Mas hoje promete: temos Corinthians x Santos, Botafogo x Vasco, Atlético GO x Goiás são clássicos regionais importantes e muito mais.

Depois da rodada a gente se reencontra.    

Por Maria às 13h20

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.