Blog do Maria

31/07/2010

Flu é líder e Timão enfrenta Verdão sob pressão

O Fluminense derrotou o Atlético Paranaense Poe 3 a 1 e foi dormir na liderança do Campeonato Brasileiro, colocando pressão sobre o Corinthians que terá que derrotar o Palmeiras para reassumir a primeira colocação.

A equipe tricolor teve muitos destaques: Washington, o Coração Valente, muito festejado pela torcida nesta sua reestréia, marcou dois gols; Emerson, que já marcara na rodada passada, voltou a deixar o seu; o goleiro Fernando Henrique também brilhou e o apoiador Conca foi o melhor em campo. Além dos dois passes açucarados para Washington, foi muito participativo. Na jogada do terceiro gol, ele partiu com a bola dominada desde o campo do Fluminense e rolou para o companheiro tocar para as redes. Bruno Mineiro fez o gol do Atlético.

Detalhe: os reforços do Fluminense estão brilhando. Emerson disputou dois jogos e marcou dois gols. Washington também tem dois, mas em apenas uma partida.

O São Paulo derrotou o Ceará por 2 a 1 e se afastou da zona de rebaixamento, mas, com toda razão, a torcida quer mais. O primeiro tempo terminou zerado, mas no segundo Fernandão e Ricardo Oliveira marcaram e aos 39m Erick Flores diminuiu.  A vitória serviu para motivar a equipe para enfrentar o Internacional, tentando uma vaga para a final da Libertadores.

O Atlético Goianiense continuará na lanterna: empatou em casa com o Guarani (1 a 1) e embora faltem muitas rodadas para o Brasileiro terminar, é sério candidato ao rebaixamento.

 

Por Maria às 21h10

Zico sabe das coisas

Concordo com o Zico em gênero, número e grau: chegou o momento de os clubes entenderem que o futebol precisa ser independente ou pelo menos ter mais autonomia.

Até porque, cabe ao futebol atrair patrocínios, conquistar novas gerações de torcedores, enfim, é a razão de tudo.

E o Galinho está coberto de razão. Numa entrevista ao Globo, ele disse que no momento atual  para que se faça pequena reforma  no CT Ninho do Urubu, ele precisa pedir ao vice-presidente de patrîmôno, que, então, recorre ao vice-presidente finaceiro. São muitos complicadores.

Naturalmente, o futebol precisa ser gerido por pessoas competentes, responsáveis e acima de tudo corretas. Assim como Zico.

Aliás, o Flamengo não está sendo pego de surpresa: antes mesmo de ser convidado para dirigir o futebol e assumir o cargo, esse sempre foi discurso do Galinho.

 

Por Maria às 12h07

Domingão de arrepiar

Brasileirão terá um domingo de grandes clássicos:

 

1 – Vasco x Fla: para respirar um pouquinho melhor (um pouquinho mesmo) só a vitória interessa ao Vasco. A pressão sobre o Flamengo é menos intensa, mas se perder daqui a pouco estará lutando para não ficar entre os quatro últimos.

 

2 – Palmeiras x Corinthians - depois da vitória sobre o Santos, Felipão ainda não comemorou a conquista dos três pontos. E o Palmeiras terá pela frente o líder do Brasileirão num jogo que marcará a estréia de Adilson Batista.

 

3 – Atlético MG x Cruzeiro – Diria que a equipe de Vanderlei Luxemburgo está bem mais perto do inferno do que a dirigida por Cuca.

 

4 – Inter x Grêmio - Vale o comentário do confronto Raposa x Galo: enquanto o time colorado está na portinha do céu, o tricolor gaúcho se esquiva como pode do tridente do demônio.  

Por Maria às 11h49

Boa notícia a volta do clássico Brasil x Argentina

Aposto no sucesso do projeto.. A rivalidade existente entre os dois países e a qualidade do futebol praticado por brasileiros e argentinos bastam para não ter erro. Sempre foi assim e não entendo como a disputa da Copa Roca foi esquecida. 

O torcedor será o maior beneficiado desta história. Acho até que deveria ficar combinado um acordo para que só possam ser convocados os jogadores em atividade em seus respectivos países. Nada de "europeus". 

O comunicado da CBF:

"Os presidentes da Confederação Brasileira de Futebol, Ricardo Teixeira, e da Associação de Futebol Argentino, Julio Grondona, assinaram nesta sexta-feira, em Buenos Aires, um acordo para a reedição da Copa Roca - provavelmente a partir de 2011 -, que será disputada com outro nome. A competição envolve a disputa entre Brasil e Argentina, em dois jogos, um em cada país.

Na reunião, que terminou às 19h30, estavam presentes, além dos dois presidentes, dirigentes dos clubes da primeira divisão da Argentina.

Ficou acertado a realização de outro encontro, com a participação de comissões da CBF e da AFA, para definir as datas e o nome da nova competição.

A Copa Roca foi disputada pela primeira vez em 1914 e se encerrou em 1976.

Foram 11 edições - o Brasil tem oito títulos, e a Argentina, três".

Por Maria às 23h09

30/07/2010

Recordando: o "vascaíno" Felipe

                                                                                                                                                               Netvasco

Felipe se tornou ídolo num time de muitos ídolos. Agora está de volta para a garotada vascaína conhecê-lo

 

Vasco e Flamengo se enfrentam, domingo, no Maracanã, em mais um Clássico dos Milhões.  Um jogo importantíssimo para as duas equipes.

 Aproveito este jogo para colocar parte de uma matéria que fiz com Felipe ainda em condição de emergente do futebol. No papo, além de estranhar a boa qualidade de vida que não conhecia, o jovem jogador revela sua preocupação em ajudar os pais.

Trechos da matéria publicada no Globo, em 1999.

Poucos vencem no mundo do futebol. Mas quem chega ao estrelato de verdade - e não precisa ser Ronaldinho ou Romário - residirá numa mansão, desfilará em carro importado, viajará na primeira classe de vôos internacionais, usará roupas de grifes famosas, não abrirá mão de um relógio Rolex de ouro... e por aí vai.

O lateral Felipe, do Vasco, é um emergente. .

Para se chegar à seleção, o caminho se torna bem mais árduo. No duro universo do futebol, Felipe, de 21 anos, é rara exceção. Seu contrato com o Vasco vai até o ano 2002. Mas Felipe está começando a se realizar.

Ainda não está totalmente adaptado ao apartamento que alugou na Barra da Tijuca. Da cobertura, ele aponta para a rua e diz:

  - Fui criado na rua. Olha lá embaixo: não tem nada, nem esquina... - diz ele, que continua visitando a mãe, Marinalva, a namorada, Verônica, e os amigos.

  Bom filho, comprou um táxi para o pai, que mora em Ricardo de Albuquerque (subúrbio do Rio), um carro para a mãe, outro para o irmão. E ajuda o conjunto "Brincando de samba", formado por amigos. Mas os planos para a família não param aí:

  - Vou comprar uma casa para a minha mãe, outra para o meu pai e montar um negócio para a família. Meu pai não quer ajuda. Mas já me deu tanto ...

 

Por Maria às 12h14

29/07/2010

Dona Fifa diz: "uma cervejinha... poooode"!

A Fifa se mostra contrária à proibição de bebidas alcoólicas nos estádios brasileiros durante a Copa de 2014, conforme está previsto no Estatuto do Torcedor.

Também pudera. Se um dos patrocinadores do Mundial será uma cervejaria e jogadores do Brasil e de várias partes do mundo fazem propaganda desta empresa, como impedí-la de vender seus produtos durante a partida, negado ao torcedor o direito de ao menos tomar uma ?

Será que o Estatuto do Torcedor terá uma de suas páginas rasgadas pela Dona Fifa?

Por Maria às 11h54

Qual é o segredo do Timão?

O que o Corinthians tem e São Paulo, Goiás, Botafogo, Grêmio, Atlético Mineiro e Atlético Goianiense não têm. Pergunto isso, porque o Timão, com 24 pontos, tem simplesmente o dobro de pontos do que os três primeiros clubes citados e vantagem ainda superior aos outros três. E lá se vão 11 rodadas, portanto, 33 pontos.

Faço a pergunta porque o Corinthians não tem um timaço, sei que o torcedor prestigia  a equipe atual, mas ele sabe que não se trata de um “time dos sonhos”. Não podemos esquecer que o Corinthians perdeu para o lanterna Atlético Goianiense por 3 a 1.

Mas chegou a hora de os últimos colocados escutarem o despertador e despertarem.

Se para terminar entre os quatro primeiros já começa a ficar difícil, sonhar com o título se torna quase impossível.

Vejamos o compromisso de cada um desses seis times lanternas neste próximo fim de semana: 

São Paulo (12 pts) x Ceará – embora o time cearense seja o terceiro colocado, derrotá-lo no Morumbi não é nada demais.

Avaí x Goiás (12 pts) – o compromisso do time goiano é bem pior, além de a equipe catarinense estar muito bem, a partida será na Ressacada.

Vitória x Botafogo (12 pts) – O compromisso alvinegro será no Barradão, mas se a equipe baiana atuar com time misto por causa da final da Copa do Brasil, os botafoguenses agradecerão.

Internacional x Grêmio (11 pts) – Momento complicado para o Grêmio disputar um grenal, pois se trata de um clássico regional de muita rivalidade

Atlético-MG (10 pts) x Cruzeiro – Vale o mesmo comentário para o Galo.

Atlético-GO (7 pts)x Guarani - A hora é essa, pois o jogo é em casa e contra uma equipe não considerada de ponta. Se bem que ela já somou 14 pts, o dobro.

 

 

Por Maria às 11h20

Selesantos ganhou, mas 2 a 0 foi pouco

O Santos não jogou tudo aquilo que sua torcida esperava, mas o resultado de 2 a 0 sobre o Vitória foi uma vantagem importante e mesmo levando-se em conta que o título será decidido no Barradão, pode-se dizer que tem tudo para conquistar a Copa do Brasil. Até porque, o time baiano terá que sair para o jogo e o ataque santista certamente terá espaços.

Até porque, não podemos esquercer que 40% da equipe santista faz parte da nova seleção brasileira. Os gols foram marcados por Neymar no primeiro tempo e Marquinhos, no segundo.

Neymar perdeu um pênalti. Tentou dar aquela cavadinha usada por Loco Abreu na Copa do Mundo, mas o goleiro Lee defendeu sem problema algum.

 

Por Maria às 00h22

Inter vence apertado e vai sofrer no Morumbi

A vitória é sempre importante, mas levando-se em conta que o jogo de volta será no Morumbi, o resultado de 1 a 0 em favor do Internacional é uma vantagem muito pequena e o São Paulo pode perfeitamente revertê-la e se classificar para a grande final da Copa Libertadores. E olha que o time gaúcho criou bem mais chances, mas não teve competência para aproveitá-las.

O gol do Internacional foi marcado por Giuliano, três minutos depois de entrar em lugar de Andrezinho.

 

Por Maria às 00h10

28/07/2010

Pessoal, o governo proibiu manipular resultados

O governo informa que a partir de agora punirá vândalos, brigões, cambistas, árbitros que manipularem resultdos e muito mais.

Engraçado... fui pego de surpresa. Eu sempre pensei que tudo isso fosse proibido e quem praticasse todos esses atos seria preso.  

 

Por Maria às 14h06

Fla, um conselho: você precisa é de gols

Flamengo contava com Gilberto Silva, que conseguira através de uma troca com Kleberson, mas agora terá que esperar.

Kleberson aumentou sua pedida ao Panathinaikos e a troca acabou não sendo fechada. Porém, o assunto não morreu. Que o Flamengo coloque imediatamente o sapatinho na janela de transferências e peça um atacante de presente a Papai Noel. E que o bom velhinho traga agora e não apenas no Natal.

Botafogo acertou em cheio ao prorrogar o contrato de Loco Abreu até 2012. Sem ele, a equipe de Joel Santana perde muito. E podem anotar: com a chegada de Maicosuel e Loco Abreu, o time alvinegro voltará a se mostrar competitivo. OU melhor: vai voltar a fazer gols. No momento, cria várias chances, mas as bolas não entram. E aí...

.

Por Maria às 10h22

Fla precisava mais de Washington do que o Flu

Rubro-negros, sou mais Gilberto Silva do que Kleberson, mas como o Flamengo precisa mesmo é de quem faça gols, essa negociação envolvendo os dois será quase um trocar seis por meia-dúzia. Mas o meio de campo com Gilberto Silva e Petkovic dará outra cara ao Flamengo. Vamos ver o que acontece.

Um bom nome para o Flamengo seria Washington, o Coração Valente. Este sim. Mas o Fluminense o levou de volta  para as Laranjeiras, uma boa contratação para o clube e para o jogador. Se o tricolor paulista não lhe dava a devida importância, o tricolor carioca aposta no novo reforço.

As novidades da terça-feira não ficaram por aí: o São Paulo contratou Ricardo Oliveira, que já vi jogar bem várias vezes – só não sei como está atualmente. E o Palmeiras resgatou Valdívia. Este sim dará um tempero todo especial ao time do Verdão. 

 

 

Por Maria às 23h29

Não estou nem aí para a Ferrari

Para encerrar o assunto Fórmula-1, Ferrari e coisa e tal, quero dizer o seguinte. Eu não sou torcedor da Ferrari, para mim pouco importa se ela ganha ou perde. Eu torço sim por Felipe Massa. Se ele mudar de escuderia não ficarei de vermelho como a marca italiana, pois vestirei a camisa que o Massa passar a usar.

Eu não perdia um GP na época de Emerson Fittipaldi, Airton Senna e Nélson Piquet . Mas assistia as corridas para  torcer por eles. Eu não estava nem aí se  pilotavam Lotus, McLaren, William, Brabham,etc...

De repente, sou diferente de todo mundo, mas sou assim.

No futebo é que a gente torce pelo clube e não pelo ídolo. Quando ele é negociado para outro clube você não muda de clube.

Se também acontecem armações no futebol, como amigos blogueiros comentaram, todos nós desconfiamos que exista. Pode até ser. Mas que se puna com rigor quem aprontar.

E por falar em futebol, essa obrigatoriedade de os grandes estádios utilizarem câmeras para observar o comportamento das torcidas acho perfeito. Acho até que a tecnologia deveria ser instalada até nos estádios pequenos.O custo não é tão alto assim, tanto que a grande maioria dos condomínios residenciais e estabelecimenos comerciais usam estas câmeras.

 

Por Maria às 23h24

27/07/2010

Fórmula-1. Ilegal e daí?

Querem saber...

Não perco tempo com Fórmula I desde o GP de Cingapura, em 2008. 

Naquela ocasião, Felipe Massa foi prejudicado no boxe da Ferrari pela própria equipe. No momento em que voltava para a prova, levou junto a mangueira de combustível porque o encarregado de acender a luz para liberar a volta do piloto, simplesmente se precipitou.

Felipe Massa caiu para o fim do pelotão e terminou em 13º lugar se não me engano. Perdeu pontos suficientes para impedi-lo de conquistar o título porque Lewis Hamilton disparou.  Massa, que conquistara a pole, sequer pontuou. Um escândalo.

Na classificação final do campeonato, Massa foi o vice-campeão, a um ponto de  Hamilton. .

Não custa lembrar que no GP da Áustria e 2002, a Ferrari obrigou Rubinho deixar Schumacher ultrapassá-lo. Agora, os italianos fazem essa com Massa.  Ainda bem que não perdi tempo, ficando duas horas sentado diante da telinha para no final, os cartolas obrigarem o meu piloto a entregar o jogo, marcar um gol contra.

Tenho mais o que fazer. 

Por Maria às 13h22

Existem talentos do 1 ao 11. Mano vai descobri-los

Uma frase em especial me chamou atenção na primeira coletiva de Mano Menezes: “No futebol de hoje é fundamental que os volantes também saibam sair para o jogo”.

Perfeito Mano, principalmente em termos de futebol brasileiro. Sair jogando é importantíssimo. Porém, mais importante é ter jogadores que desequilibrem em todos os setores. Como temos quatro anos pela frente você poderá encontrá-los. Eles existem. 

O Brasil chegou ao penta e sempre é olhando com admiração pela alta qualidade de seus jogadores. Não só no meio como em todas as posições. Um exemplo marcante nesta última e fracassada Copa do Mundo: o zagueiro Lúcio além de se mostrar absoluto dentro da área, quando partia para o ataque era uma arma de poderoso calibre.

Portanto, não basta ter qualidade no meio-de-campo. Os laterais precisam defender e mostrar qualidade quando vão à frente. O pessoal do meio tem que marcar e saber o que fazer com a bola, como acontecia na época de Didi, Zagallo, Gérson, Clodoaldo, Tostão, Ademir da Guia, Dirceu Lopes, PC Caju, Ademir da Guia, Rivelino, Carpeggiani, Dirceu, Falcão, Sócrates, Valdo, Raí, Ronaldinho Gaúcho e Kaká. Para não falar na eficiência de laterais como Nilton Santos, Djalma Santos, Carlos Alberto Torres, Nelinho, Marinho Chagas, Júnior, Leandro, Josimar, Leonardo, Branco, Roberto Carlos e o próprio Maicon.

Futebol brasileiro precisa descobrir aquele jagador que tenha um um algo mais. Para não falar na qualidade de atacantes como Pelé, Garrincha, Amarido, Jairzinho, Zico,Reinaldo, Careca e Ronaldo Fenômeno entre muitos outros

Nesta seleção, discordo em parte da convocação de André Santos, que tem 27 anos, foi convocado várias vezes e não mostrou nada excepcional. No mais, é torcer para que a garotada mostre qualidade e faça o torcedor brasileiro sonhar com o hexacampeonato, até porque Mano Menezes tem qualidades e merece esta conquista.

Em tempo: claro que existiram outros excepcionais jogadores que poderiam estar nesta relação.

 

 

Por Maria às 12h00

26/07/2010

Nasce a seleção. Que ela cresça depressa

Particularmente, acho que uma renovação deva acontecer gradativamente, como nos clubes de futebol. Por exemplo: “fulano de tal” dos juniores está bem é pinçado para o time de cima. E, aos poucos ele vai ganhando experiência sem tanta pressão sobre si. 

Ainda mais porque o foco do torcedor em termos de seleção é diferente se comparado com o dos clubes. Afinal, ela está no coração de 190 milhões de "treinadores". E sendo assim, se tropeçar, as críticas são maiores e, imediatamente, começam as sugestões para se convocar outros jogadores. E o ambiente vivido pela equpe pode complicar.

Mas fico feliz de ver jogadores como Hernanes, Ganso, André e Neymar, entre outros, numa seleção brasileira.

Agora... que o torcedor tenha paciência neste período inicial . A seleção está sendo formada e o calendário apertado sequer permite que ela tenha tempo de treinar adeqüadamente.  

Este jogo contra os Estados Unidos, em New Jersey, dia 10 de agosto, é para mim um ponto de interrogação. A seleção de Mano Menezes nunca entrou em campoj. Mas, de repente, quem sabe, ela atropela a equipe ianque.

Espero que sim e desejo sorte para Mano Menezes, que, além de competente, é uma figura extraordinária. E torço para que o seu projeto decole.

Embora a lista não seja mais novidade, não custa repeti-la: goleiros – Renan (Avaí), Jefferson (Botafogo) e Victor (Grêmio); laterais – Rafael (Manchester United), Marcelo (Real Madrid), André Santos (Fenerbahçe) e Daniel Alves (Barcelona); zagueiros – David Luiz (Benfica), Henrique (Racing Santander), Rever (Atlético Mineiro) e Thiago Silva (Milan); apoiadores – Éderson (Lyon), Carlos Eduardo (Hoffenheim), Hernanes (São Paulo),  Sandro (Internacional), Paulo Henrique Ganso (Santos), Lucas (Liverpool), Jucilei (Corinthians) e Ramires (Benfica); atacantes – Robinho (Santos), Neymar (Santos), André (Santos, Alexandre Pato (Milan) e Diego Tardelli (Atlético Mineiro).

Por Maria às 17h48

25/07/2010

Mano passa o líder Timão para Adílson Batista

Mano Menezes deu adeus em grande estilo: o Corinthians derrotou o Guarani por 3 a 1 e reassumiu a liderança do Campeonato Brasileiro, levando ao delírio a torcedor corintiano, que o aplaudiu com entusiasmo no Pacaembu. O Fluminense de Muricy Ramalho era o líder, mas, ao empatar em 1 a 1 com o Botafogo caiu para a segunda colocação.

A responsabilidade de Adílson Batista será grande à frente do Timão. Ao receber o bastão passado por Mano Menezes, o Corinthians parece em alfa. Tudo dá certo e a torcida acredita no título nacional. Bruno César (dois) e Jorge Henrique marcaram para o Timão, enquanto Mazola fez o do Bugre.

No Engenhão, o Botafogo foi melhor criou inúmeras chances, mas ficou no empate em 1 a 1 com o Fluminense. Se a torcida tricolor lamenta a perda da liderança, imaginem a alvinegra, cuja equipe voltou para a zona de rebaixamento.

O Botafogo comandou o jogo, atacou mais. Porém, esbarrou no goleiro Fernando Henrique, o destaque do jogo. Os gols foram marcados no segundo tempo: o estreante Emerson, aproveitando-se de uma saída de bola errada do goleiro Jefferson fez 1 a 0, aos 15m. Edno empatou aos 30,

A partida foi dsputada de sob forte tensão.O Botafogo terminou com nove jogadores (Somália e Danny Morais foram expulsos) e o Fluminense com 10 (Thiaguinho também recebeu vermelho.

Ceará e Palmeiras empataram em 0 a 0 no Castelão. O resultado foi melhor para o Verdão, que ganhou uma posição e agora é o décimo colocado. A equipe ficou onde estava: em terceiro.

 

Por Maria às 21h27

Fla continua descendo a escada

Perder para o Internacional por 1 a 0, no Beira Rio, não significa um desastre e acredito que não provocará qualquer crise. Mas é bom o time rubro-negro acertar o pé porque começa a se afastar do pelotão da frente. Taison marcou nos primeiros minutos e ninguém mais conseguiu balançar as redes. O jogo marcou a reestréia de Rafael Sóbis, que deu dois bons chutes a gol. O resultado manteve o Inter no G4.

 

Já o São Paulo, que entrou com equipe mista, foi castigado. Perdeu de 1 a 0 para o Santos, está cada vez mais perto da zona de rebaixamento e seu futebol entra em crise. Enão é para menos: dos 30 pontos disputados, conquistou apenas 12, o que é pouco para o alto investimento do seu futebol.

A partida foi igual e o Santos venceu com um gol contra de Renato Silva. No melhor momento do São Paulo, Washington poderia ter empatado ao acertar o travessão do goleiro Rafael.

 

O Atlético Paranaense respira melhor: derrotou o Goiás por 2 a 0, no Serra Dourada, e se livrou da zona do rebaixamento.

O Grêmio deu mole: vencia o Cruzeiro por 2 a 1, parecia com a vitória garantida. Mas aos 40m Henrique empatou. O resultado deixa Silas na corda bamba.  

Por Maria às 19h10

A campeã mundial Geisa está de volta

 

 

  Geisa no degrau mais alto do pódio entre as atletas chinesas 

 

A arremessadora de peso Geisa Arcanjo, medalha de ouro no mundial de atletismo (categoria juvenil), disputado na cidade de Moncton, no Canadá, desembarcou pela manhã no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos.

Quem cruzava o caminho daquela jovem de apenas 18 anos, não poderia supor que se tratava de uma campeã mundial, tal a sua simplicidade.

No final da tarde deste domingo, ela embarcou novamente. Só que não foi para Brasília a fim de receber o abraço do presidente. Geisa viajou para Uberlândia, onde ficará concentrada no Centro de Treinamentos Caixa-Sesi, já visando futuras competições.

- Tenho que recomeçar logo o treinamento. Esta medalha me deu esperanças de sonhar mais alto.

É isso aí Geisa, parabéns.

 

Por Maria às 17h21

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.