Blog do Maria

04/09/2010

Botafogo chora e Grêmio festeja o 2 a 2

No início se desenhou uma goleada do Botafogo sobre o Grêmio, no Engenhão: Antônio Carlos fez 1 a 0, aos 16 minutos; quatro minutos depois, Herrera aumentou para 2 a 0 e a festa na arquibancada começou.

Mas ficou nisso, o Botafogo se apagou e o Grêmio acordou, principalmente depois da entrada de Roberson no lugar de Gílson. 

O gol gaúcho só aconteceu no segundo tempo, aos nove minutos, através de Jonas.

Joel Santana então começou a mexer no Botafogo: trocou Loco Abreu por Edno, Herrera por Edno e Fahel por Caio.

O Botafogo tornou a criar boas chances, mas quem marcou foi Jonas a cinco minutos do final do jogo.

Se o empate em 2 a 2 teve sabor amargo para o Botafogo, para o Grêmio A goleada alvinegra que chegou a ser desenhada se transformou num amargo 2 a 2.

A verdade é a seguinte: o Botafogo sem Somália e Jobson perde muito.

Por Maria às 21h32

O bando de loucos sofreu por 42 minutos

O Corinthians levou um susto danado no início da partida quando Junior colocou o Goiás em vantagem aos sete minutos.

O bando de loucos até então em festa e que superlotou o Pacaembu não entendeu nada. Até porque, o sofrimento só diminuiu  aos 42 minutos do primeiro tempo quando Bruno César empatou.

Veio o segundo tempo. Aos 12m,  Iarley virou o resultado; Jorge Henrique marcou o terceiro três minutos depois e, aos 29m, de pênalti Iarley aumentou a vantagem para 4 a 1.

E tinha mais: Boquita chutou a bola desvio em Marcão e o quinto gol fechou a goleada. 

Se o Pacaembu não implodiu, certamente permanecerá de pé por muitos séculos. Como o Coliseu Romano, por exemplo.

Portanto, o Coringão está vivo no campeonato e a um ponto do líder  Fluminense, que enfrentará o Guarani, no Brinco de Ouro.

 

Por Maria às 21h22

Ninguém derrota PC Gusmão

O Vasco conseguiu um resultado importante: derrotou o Ceará por 2 a 0, no Castelão, onde a equipe cearense se mantinha invicta.

Se o Gigante da Colina desembarcou em Fortaleza ocupando o 11º lugar, com os três pontos foi dormir na sétima colocação.

Mas a grande atração da partida estava fora das quatro linhas e no banco do Vasco: PC Gusmão. Quando o técnico se transferiu para o Vasco, o Ceará era o único time invicto do Brasileiro e ocupava uma vaga do G4; e sob o seu comando, o Vasco, que havia perdido quatro jogos, não foi derrotado por mais ninguém..

Ao final dos 90 minutos, o Vasco venceu o Ceará por 2 a 0, manteve-se invicto sob o comando de PC Gusmão, que além de continuar sem perder no Campeonato Brasileiro, quebrou a invencibilidade do seu ex-clube no Castelão.

Os gols da vitória vascaína foram marcados por Zé Roberto e Felipe Bastos.

 

Por Maria às 21h04

03/09/2010

De volta ao Castelão... PC Gusmão!

 

Como futebol é paixão, não sei que tipo de reação terá a torcida do Vozão, amanhã, no Castelão, quando Paulo César Gusmão surgir à frente do time do Vasco. Sob o seu comando, o Ceará não perdeu uma só partida no Brasileiro.

De repente, será homenageado e os torcedores estenderão faixas no estádio homenageando e enaltecendo o treinador que deu um up grade ao Ceará.

Eu faria isso e lhe seria eternamente grato. Até porque, os clubes contratam os técnicos e muitas vezes os demitem sem dó nem piedade.

 

 

Por Maria às 10h46

Na berlinda, o craque Neymar

“Não houve excesso de intimidação. O Neymar também empurra para caramba. Ele deu um soco no garoto, no Marcos, ele segura bastante, e eu tirei o Marcos por causa disso, mas ele acabou fazendo a mesma coisa com o Emerson Nunes, inclusive dizendo que ele é milionário, que ele ganha muita grana” - disse o técnico Antônio Lopes após a partida..

Preocupante a reação de Neymar na partida em que o Santos derrotou o Avaí por 2 a 1, conforme acusou o técnico do Avaí.

Coisa de garoto? Sim, coisa de garoto. Mas se realmente aconteceu, que ele esteja preparado porque no calor das partidas, as estrelas são muito visadas e precisam estar acima de qualquer tipo de  provocação.

Até porque ele é a jóia mais preciosa que surgiu no futebol brasileiro desde a virada do segundo milênio. 

De repente, o informante de Lopes exagerou e Neymar não menosprezou qualquer adversário.

Com a palavra Neymar e o próprio Santos. Se bem que depois do jogo, Dorival Júnior disse que jogadores do Avaí tentaram intimidar Neymar.

Por Maria às 10h31

Santos faz dever de casa e é o 3º colocado

O Santos fez o dever de casa, mas certamente não mereceu 10 do "professor" Dorival Júnior.

Embora a  vitória de 2 a 1 sobre o Avaí, tenha colocado o Peixe na terceira posição tabela, a equipe não parecia inspirada.

Tanto é verdade, que, Neymar  marcou logo aos 50 segundos, mas o Santos ficou nisso nos primeiros 45 minutos.

E não é exagero dizer que o Avaí esteve mais perto do gol de empate do que o Santos do segundo. Mas quem marcou foi o Santos, através de Marcel, aos 38m.

O jogo parecia definido, só que Válber diminuiu aos 42m  e no finalzinho o Avaí quase chegou ao empate.

Não podemos esquecer que o Santos venceu a quarta partida seguida:  2 x 0 Atlético MG, 2 x 1 Grêmio (fora), 2 x 0 Goiás, além da vitória sobre o Avaí.

 

Por Maria às 00h41

Baresi e Ceni pensam igual e São Paulo vence

O São Paulo, que não comemorava vitória há cinco rodadas, finalmente  tornou a conquistar três pontos: derrotou o Atlético GO por 2 a 1 e se afastou um pouquinho da zona de rebaixamento. Era o 15º colocado e, agora, subiu duas posições.  

O primeiro tempo terminou com o São Paulo em vantagem, gol de Xandão. Mas no início do segundo, Juninho empatou e Dagoberto, que só foi lançado no início da etapa final, marcou o da vitória.Claro que a torcida são-paulina quer mais.

Agora, o assunto mais falado após o jogo, não foi nenhum dos três gols, mas a entrada de Cleber Santana no lugar de Marcelinho, como sugeriu Rogério Ceni ao próprio jogador, que fazia aquecimento atrás do gol.

O técnico Sérgio Baresi disse ter pensado igual a Rogério Ceni e o elogiou pela visão de jogo. É, pode ser.

 

 

Por Maria às 00h26

02/09/2010

Parabéns para Pato e para o Milan também

                           

                             Alexandre Pato, o aniversariante

 

    

   Ronaldinho, Robinho e Thiago Silva três dos muitos convidados "vips" da festa

Se ontem o Coringão festejou o seu centenário, hoje quem comemora aniversário é Alexandre Pato, uma das estrelas do Milan e que completa 21 anos.

Por falar em Milan, fico aqui imaginando a grandiosidade deste clube. O quanto ele tem que faturar para manter em dia uma folha de pagamento em torno de 120 milhões de Euros.

E não faltam craques brasileiros no RossoNero.  

Não entendo a razão de os grandes clubes brasileiros, refiro-me aos tradicionalíssimos e de grandes torcidas não conseguirem viver de forma menos dramática....

Imaginem um time brasileiro com Pato, Ronaldinho Gaúcho, Robinho e Thiago Silva.

 

  

Por Maria às 13h11

Muricy, finalmente, faz cara feia

Emerson, o xeique,  colocou o Fluminense em vantagem aos 15 minutos do primeiro tempo e a equipe tricolor conseguiu se manter em vantagem sobre o Palmeiras por mais 78 minutos. Isso mesmo: no terceiro minuto dos acréscimos, Éwerthon empatou para o Verdão. Felipão até então irado no banco e com cara de velho ranzinza, mudou de fisionomia: vibrou intensamente, parecia uma criança.

O Fluminense continua líder, com quatro pontos de vantagem sobre o Corinthians, que adiou sua partida contra o Vasco para comemorar a passagem do Centenário.

Terminado o jogo o Maracanã, o técnico Muricy estava  pau da vida e com inteira razão. Sofrer um gol aos 48 minutos é o mesmo que entregar o ouro para o bandido.

Felipão não é bandido (longe disso), mas agradeceu.

Por Maria às 00h50

Cruzeiro vence Fla com olé e tudo

O Flamengo continua o mesmo. Como o Cruzeiro fez um gol e a equipe rubro-negra não sabe como fazê-los, o time mineiro venceu por 1 a 0  (gol de Robert) e poderia ter sido por resultado maior, caso seus atacantes não desperdiçassem tantas chances.

A grande pergunta é se a dupla de atacantes formada por Deivid e Diogo e que ainda não saiu do papel e entrou em campo ajudará o técnico Silas mudar a cara do Flamengo.

Neste jogo no Parque do Sabiá, até olé o Flamengo levou.

Por Maria às 00h08

Acho que Vanderlei acordou o Galo

O Atlético Mineiro derrotou o Goiás por 3 a 1, no Serra Dourada, e agradeça a sacudidela feita por Vanderlei Luxemburgo, que barrou Ricardinho, Diego Souza e Diego Tardelli (este também estava com problema muscular).

E explico: Ricardinho e Diego Souza que não vinham bem, ao serem afastados da equipe, certamente sentiram o golpe e acordaram.  Lançados na etapa final, mostraram-se bem mais ligados e o Atlético chegou aos 3 a 1 sem problemas.

O primeiro tempo terminou empatado em 1 a 1  (gols de Bernardo e Obina, ambos de pênalti), mas no segundo Diego Souza colocou o Galo na frente com belo gol e Obina marcou o terceiro novamente de pênalti.

 O Galo continua na zona de rebaixamento, mas agora em 17º lugar. Já o Goiás, que demitiu Leão e contratou Jorginho, sofreu sua 11ª derrota  e 18 jogos e permanece na lanterna da competição.

 

 

Por Maria às 23h08

01/09/2010

Fogão pede licença e é o terceiro colocado

Devagarzinho... devagarzinho.... como quem não quer nada, o Botafogo vem se mantendo no topo do Brasileirão e com todo direito de sonhar.

Ao derrotar o Grêmio Prudente por 1 a 0,  no Prudentão, gol de Maicosuel no segundo tempo,  a equipe de Natalino Santana, o Joel, ocupa a terceira colocação.

Se no primeiro tempo, o 0 a 0 foi garantido pela competência do goleiro Jefferson, que fez três grandes defesas, na etapa final o gol alvinegro se deveu à mudança feita por Joel Santana: Loco Abreu foi substituído por Renato Cajá aos 28 minutos do segundo tempo, e dois minutos depois construiu a jogada que terminou em gol de Maicosuel..

O resultado encheu de gás o Botafogo para receber sábado, no Engenhão, a equipe do Grêmio, que derrotou o Guarani por 1 a 0 (gol de Jonas) e  finalmente saiu da zona do rebaixamento.

Já o Internacional, que ficou no empate sem gols com o Vitória, no Barradão, foi ultrapassado pelo Botafogo.

Por Maria às 22h13

PARABÉNS PELO CENTENÁRIO CORINGÃO

                            

O corinthiano tem mesmo que comemorar esta data.

Afinal, trata-se do centenário de um grande clube brasileiro, um clube marcado por conquistas, personalidades e por pessoas de todos os níveis sociais, enfim, um clube, que, pela sua grandiosidade, muito me emociona.

Confesso uma coisa: não lembro o ano, mas numa cobertura em São Paulo, fiz questão de conhecer a sede social do Corinthians. Sentei-me num banco ao ar livre e fiquei observando toda a movimentação. Era um domingo e  as vibrações que lá encontrei me deixaram emocionado.  O restaurante do clube estava lotado de famílias, assim como o parque aquático e o parquinho das crianças.

E cito algumas estrelas corintianas que vi jogar : Gilmar (com a camisa da seleção), Zé Maria, Rivelino (filho do seu Nicola), Sócrates (craque de bola e em tudo: ninguém servia cerveja mais gelada que ele), Neto, Marcelinho Carioca, a quem conheci na pobre comunidade Fazenda Botafogo,Wladimir, Gamarra, Carlito Tevez, Ronaldo (filho de seu Nélio, especialíima figura, e de dona Sônia) e dezenas de outros grandes ídolos, verdadeiras estrelas de primeira grandeza.

Não posso deixar de elogiar o presidente Andrés Sanchez, bem como o saudoso Vicente Matheus e sua mulher  Marlene Matheus, que quebrou todos os tabus para se eleger presidenta de um clube de massa.

 

Por Maria às 11h38

Vasco precisa de um grande "matador"

       

Ademir, Dinamite, Edmundo e Romário, e Bebeto. Uma tradição de grades artilheiros

 

PC Gusmão continua invicto, mas o Vasco está em décimo lugar a 14 pontos do líder Fluminense em apenas 17 rodadas. A diferença para se pensar em título é imensa.

Acho que o Vasco precisa no momento é de um goleador, como por exemplo Roberto Dinamite, seu atual presidente.

Até porque a história do Vasco está marcada por grandes goleadores, com os das fotos e muitos outros como por exemplo Almir Pernambuquinho, Ipoducã, Genoíno ... coisa que o time atual não tem.

Só que não dá mais para este ano. Que seja meta prioritária para 2011.

Por Maria às 10h30

31/08/2010

Luxemburgo canta forte no terreiro do Galo

                                               

                                             Vanderlei Luxemburgo 

                                                          

                                                                 

 

    +      +  

      Ricardinho                              Diego Souza                      Diego Tardelli

                                                                                                      

 

Diego Tardelli está na seleção de Mano Menezes, Ricardinho conquistou o pentacampento mundial com Felipão e disputou a Copa de 2006.  Diego Souza foi escolhido como destaque do Campeonato Brasileiro do ano passado. Os três fazem parte do Atlético Mineiro, que hipoteticamente armou um timaço para o Campeonato Brasileiro.

Começou a competição e o que aconteceu? O Galo parou de cantar, não bica mais ninguém e ocupa a 18ª colocação, o antepenúltimo lugar.

Vanderlei Luxemburgo resolveu agir e barrou os três consagrados jogadores. Pelo menos foi o que se viu no último treino do Galo, que jogará contra o Goiás, amanhã, Serra Dourada.

Cá entre nós: não é qualquer técnico que tem coragem de barrar essas três feras de uma só vez.

De repente é isso mesmo. Nome e títulos não ganham jogo.Como ele está lá dentro, deve saber o que está acontecendo.

O Goiás é o lanterna e a partida marcará a estréia de Jorginho, ex-auxiliar de Dunga no comando do time goiano. Portanto, o bicho vai pegar.

 

Em tempo: Uma raposa felpuda mineira me alertou agora que Luxa pode ter agido assim no treino para que os três jogadores treinassem sob o rigor de marcação mais forte e que a defesa fosse mais exigida. Será? Com Vanderlei tudo é possível. O homem é danado...

Por Maria às 12h41

30/08/2010

Rogério Ceni é monstro sagrado sim

     

Ceni fez e continua fazendo história no São Paulo. Dedicado nos treinamentos é reconhecido por este mundo afora

Não incluir Rogério Ceni na lista dos monstros sagrados do futebol brasileiro é pecado mortal, má vontade com ele. Neste domingo, no empate em 2 a 2 do São Paulo com o Fluminense,ele mostrou mais uma vez aquele algo mais que o coloca entre os jogadores diferenciados: além das grandes defesas ao longo dos 90 minutos, defendeu um pênalti e marcou um gol em cobrança de falta.

Trata-se  do jogador mais vitorioso em toda grandiosa história do São Paulo: detentor do título mundial interclubes, é bicampeão da Libertadores, tricampeão brasileiro, entre outras muitas coquistas. Em termos de seleção brasileira, Ceni foi campeão mundial em 2002 e campeão da Copa das Confederações em 1997.

Portanto gente, temos que tirar o chapéu para ele.  

Os gols oficiais marcados pelo goleiro (escrevi goleiro) Rogério Ceni: 1997 - 3 (faltas); 1998 - 2 (faltas); 1999 - 5 (3 faltas e 2 pênaltis); 2000 - 7 (6 faltas e 1 pênalti); 2001 - 2 (faltas); 2002 - 5 (faltas); 2003 - 2 (faltas); 2004 - 5 (4 faltas e 1 pênalti); 2005 - 21 (11 faltas e 10 pênaltis); 2006 - 16 (10 pênaltis e 6 faltas); 2007 - 10 (8 pênaltis e 2 faltas); 2008 - 5 (4 pênaltis e 1 falta); 2009 - 2 (faltas) e 2010- 5 (3 pênaltis e 2 faltas).

 

 

Por Maria às 11h43

29/08/2010

No jogo contra o líder Flu, Ceni é nota 10

Rogério Ceni  só não fez chover no Maracanã: marcou um gol de falta, defendeu um pênalti, mas nem assim o São Paulo ganhou do Fluminense. O jogo acabou empatado em 2 a 2 manteve a equipe carioca na liderança do Brasileirão.

Quando Deco abriu o marcador, aos 9 minutos, a torcida do Fluminense vibrou intensamente. A impressão era de que os cinco pontos de vantagem sobre o Corinthians seriam mantidos. Parecia...

O São Paulo empatou com Rogério Ceni cobrando falta e virou  no minuto seguinte através de Fernandão. O empatou aconteceu no segundo tempo, quando Leandro Euzébio subiu mais que a defesa paulista e marcou de cabeça, empatando a partida.

A partida foi emocionante e mexeu com o público. E Rogério Ceni foi indiscutivelmente a principal estrela do jogo.

Por Maria às 20h40

Bugre detona Fla com gols nos acréscimos

O Flamengo foi castigado. Não há outra explicação: aos 45m do segundo tempo vencia o Guarani por 1 a 0 e sua torcida comemorava com entusiasmo a vitória em pleno Brinco de Ouro da Princesa.     

Numa das cabines do estádio, Silas, o técnico contratado, mostrava-se feliz. Mano Menezes, que ocupou uma outra, já estava saindo. 

Só que aconteceu o que parecia impossível: o Guarani virou o jogo com gols marcados por Ailson e Reinaldo, aos 46 e aos 48 minutos, respectivamente.

É bom lembrar que o gol rubro-negro foi marcado pelo zagueiro Jean, ao final do primeiro tempo, em corner cobrado por Petkovic.. Os atacantes Diogo e Val Baiano nada conseguiram. A esperança é Deivid, que só agora começou a treinar.

Por Maria às 19h51

Fiel festeja vitória e a volta de Ronaldo

O Pacaembu viveu clima de festa por dois bons motivos: 1 - o Corinthians às vésperas de completar 100 anos, derrotou o Vitória por 2 a 1;  e  Ronaldo Fenômeno voltou a ser escalado depois de ficar pouco mais de 100 dias afastado da equipe.  

A festa, que começou antes mesmo de o jogo começar, ganhou animação aos 11m, quando Iarley fez 1 a 0, aproveitando o bom centro de Roberto Carlos. O clima ficou ainda mais animado quando Paulinho aumentou  nos acréscimos.

Ao ser substituído na metade do segundo tempo, Ronaldo Fenômeno foi muito festejado pela torcida, que nem se importou quando Kleber Pereira diminuiu aos 37 minutos.

Terminado o jogo, missão cumprida: três pontos importantes e continua a luta do Coringão para voltar à liderança do Brasileirão em poder do Fluminense.

 

 

Por Maria às 19h41

Galo de briga? Conta outra...

Será que o Palmeiras acordou? Se na rodada passada, o Verdão perdeu de 3 a 0 para o lanterna Atlético GO, em jogo disputado no Pacaembu, desta vez em Ipatinga foi diferente: pegou o Atlético MG, e venceu por 2 a 1.

O Atlético saiu na frente através de  Neto Berola, mas Marcos Assunção e Kleber viraram o resultado. Felipão não escondia sua alegria ao final da partida. Já Vanderlei Luxemburgo... 

Inacreditável a campanha do Atlético Mineiro. Pelo que se vê, este  Galo deixou de ser de briga.

 

Por Maria às 19h28

Silas vai vingar no Fla ou está de passagem?

Quanto tempo Silas precisará para conhecer as características de cada jogador do Flamengo e colocar a equipe nos eixos?

Se Silas brilhou no Avaí, deixou a desejar no Grêmo. Não repetiu o sucesso, a diretoria do clube gaúcho não suportou a pressão da torcida e o demtiu - mais ou menos como aconteceu com Rogério Lourenço.

Silas tem mais experiência que Rogério Lourenço? Pode ser, mas não podemos esquecer que Rogério Lourenço dirigia as seleções de base da CBF.

Que a torcida rubro-negra  prestigie Silas. Afinal, como o próprio Zico deixou bem claro, a torcida rubro-negra precisa  ser escutada.

 

Por Maria às 15h55

Fla bateu na porta errada

Não entendo como o Flamengo tinha esperanças de contratar Carlos Alberto Parreira. Desde que voltou da África do Sul, ele deixou bem claro que só tornará a trabalhar no próximo ano. 

Esta posição vale para qualquer cargo referente ao projeto da Copa de 2014, no Brasil.

Na última terça-feira estive com Parreira, conversamos sobre seleção, Copa de 2014 e  ele não quer saber de nada por enquanto.

Quando o assunto é futebol, só uma coisa parece encantá-lo no momento: Neymar. Parreira considera a jovem estrela do Santos um jogador extra-classe e que precisa ser cuidado com atenção máxima.

- Neymar ainda não atingiu o seu melhor, é muito jovem, tem muito a evoluir e ainda assim já consegue nos encantar.

E quando lhe perguntei sobre Flamengo, Parreira deixou bem claro:

- Até 2011 quero descansar e curtir minha família, meus netos. Profissionalmente, minha atenção estará apenas voltada para a realização Footcon (o forum internacional de futebol que  ele realiza todos os anos).

Por Maria às 00h27

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.