Blog do Maria

18/09/2010

Fogão é ajudado, a Raposa castigada e o Timão goleia

O jogo foi igual, Botafogo e Cruzeiro se equivaleram e criaram boas jogadas de ataque. Mas o 2 a 2 foi um castigo para a equipe mineira.

Um castigo porque o gol de Loco Abreu, o gol do empate, aconteceu através de um pênalti que não existiu. Maicosuel foi derrubado por Diego Renan na entrada da área e não dentro da área. Como viu Héber Lopes.  Coisas do futebol;

O Botafogo saiu na frente, em belo gol de Alessandro, mas a Raposa virou com dois gols de Montillo, o destaque da partida.

O resultado acabou sendo ruim para os dois clubes porque o Corinthians derrotou o Grêmio Prudente por 3 a 0, no Pacaembu, com gols de Iarley, Jorge Henrique e Elias e foi dormir na liderança do Brasileirão.

E o Coringão segue embalado.

Na partida entre o Atlético GO e Atlético PR, no Serra Dourada, a equipe paranaense mostrou que está pensando alto. Venceu por 2 a 1 e já ocupa a sétima colocação.  Já o time goiano permaneceu na zona do rebaixamento.

Por Maria às 20h49

Neymar não é um monstro. Salvem-no

Alguém precisa mostrar a Neymar o caminho das pedras. O trajeto em que ele poderá caminhar tranqüilamente sem riscos de se afundar.

A situação é muito mais delicada e complicada do que se imagina. Até porque os próprios jogadores começam a se afastar do próprio Neymar.

Se Santos e Neymar continuarem a bater de frente... um abraço.

Perderão todos: Santos, Neymar, Dorival Júnior, Neymar pai, torcida do Santos, eu e você leitor. Pior, perde o futebol brasileiro.

O importante, a meu ver, é fazer com que Neymar saiba diferenciar o bem do mal, o correto do errado.

Que ele não seja proibido de driblar, dar chapéu, elástico, enfim, mostrar toda sua arte - sem fazer gracinha claro.

E se o pegarem que os árbitros punam com rigor os botinudos.

 

 

Por Maria às 15h52

Que Deus te abençoe, Pelé

Foto do Maria e Folha.Uol

   

O carinho e a atenção de Pelé com os africanos. Agora, a preocupação do Rei em confortar os mineiros chilenos

 

Sei que o Brasileirão pega fogo e hoje começa a 23ª rodada, com Corinthians x Grêmio Prudente, Botafogo x Cruzeiro e Atlético GO x Atlético PR.

Mas o meu irmãozinho Ancelmo Gois publicou hoje em sua coluna, no Globo, uma nota que muito me emocionou.

Ela se referia a Pelé, que, tocado de emoção, enviou aos mineiros chilenos, enclausurados numa mina a mais de 700m de profundidade, uma camisa com a seguinte dedicatória: “Queridos irmãos, estou orando por vocês, Pelé”.

Estou convicto de que a atitude de Pelé terá o efeito de um abençoado bálsamo, provocando sensação de conforto, paz, harmonia, coragem e acima de tudo esperança para aquelas criaturas tão sofridas.

Pelé é assim. imperfeito como qualquer ser humano  – eu, tu, ele, nós, vós, eles - , mas dono de atitudes marcadas por extrema humildade.

Digo isso, porque tive o privilégio de acompanhá-lo em muitas viagens e sua atenção com as pessoas mais humildes era comovente e interminável. Emocionou-se inúmeras vezes.

O sucesso, no entanto, nunca lhe subiu à cabeça.

 

 

 

 

Por Maria às 11h53

17/09/2010

Fla não será campeão na terra, mas vai ser bi no mar

                                                                                                                 Fotos do Maria             

 

Gustavo (patrão), Gibran, Sebastian, Rodrigo, Daniel, William, Alisson, Maciel e Denis no treino de hoje na Lagoa

Antes do treino, o técnico Marcão (D) explica as mudanças aos remadores do oito

Gibran, do oito, e Fabiana, do double, cuidam da filhinha Alice, que brinca com timão do barco

Se o futebol do Flamengo não anda lá essas coisas, o remo vai muito bem obrigado.

Domingo será disputada a última regata do Campeonato Estadual de Remo e a vantagem do Flamengo sobre os demais clubes  é tão expressiva que o bicampeonato só não acontecerá se sua equipe deixar de competir na maioria das provas.

A festa do título já está marcada: após a regata, será servido um churrasco à beira da Lagoa Rodrigo de Freitas.

O técnico Marcão se reuniu esta manhã com os remadores e falou sobre a importância de a seriedade ser mantida do início ao fim da regata.

Aproveitou para comunicar ao pessoal do oito que a guarnição não contará com o argentino Santiago Fernándes, cujo filho nasceu em Buenos Aires,  e  nem com Marcellus Marcili porque a documentação de transferência não foi liberada.

Apesar do forte vento que provocou grandes marolas na lagoa, o técnico Marcão fez questão de treinar o oito com a nova formação. Ao final, parecia satisfeito: “Será uma prova muito equilibrada. Botafogo e Vasco estão muito bem no oito. Fomos pegos de surpresa em razão dos desfalques, mas gostei do rendimento do barco neste treino”.

Por Maria às 12h35

Vasco empata e torcida se desespera

O Vasco não perde, mas não sabe ganhar. Difícil entender o que aconteceu em São Januário neste empate em 1 a 1 com o Avaí

O Gigante da Colina saiu na frente com o gol de Ramon, aos 24m do primeiro tempo. Festa na arquibancada.

Pouco depois, pênalti a favor do Vasco. Mais festa. Afinal chegara a hora de definir o resultado. Só que Rafael Coelho desperdiçou.

Veio o segundo tempo, Emerson foi expulso e mesmo com um jogador a menos, o Avaí empatou através de Caio.

Claro que a torcida vascaína deixou São Januário revoltada e cantando “time de sem vergonha”.

Foi o 11º empate do Vasco. Vitória mesmo, apenas seis, o que é muito pouco.

 

Por Maria às 00h15

Celso Roth dá um nó no São Paulo

O Internacional atropelou o São Paulo em pleno Morumbi e volta para Porto Alegre comemorando a vitória por 3 a 1 e a conquista de três  importantes pontinhos.

Agora, a equipe de Celso Roth  ultrapassou o Santos, fica em quinto lugar a apenas dois pontos do Botafogo - e com um jogo a menos.

Wilson Matias marcou aos nove minutos, Cleber Santana empatou dez minutos depois, mas aos 37 minutos Leandro Damião desempatou. No segundo tempo, Giuliano marcou o terceiro gol.

O São Paulo é que não desperta nunca . Joga direitinho, mas isso é pouco para quem quer o título. Impressionante.

.

Por Maria às 00h13

16/09/2010

Acorde e coloque os pés no chão Neymar

 

Pelé e Neymar, comportamentos e inspirações diferentes 

 

Neymar olhe para o lado porque aí mesmo em Santos, existe um personagem que você e todos os jogadores deslumbrados com a fama, deveriam imitar.

É um tal de Pelé, filho do seu Dondinho, considerado o maior craque que o planeta conheceu.

Mas não vamos falar da arte de jogar bola, apenas da virtude humildade.

E te digo uma coisa, Neymar: não conheço nenhuma pessoa tão humilde quanto Pelé. A fama jamais levou Pelé a se considerar melhor do que ninguém.

E olha que estou nesta estrada desde 1970, portanto há 40 anos.

Futebol você tem e todos nós sabemos disso e admiramos sua arte com a bola nos pés.

Você só precisa descer do pedestal, colocar os pés no chão.

Não se transforme num mostro, como, de cabeça quente, o técnico Renê Simões afirmou após o jogo de ontem, mostrando-se receoso que isso aconteça.

Ser humilde não significa baixar a cabeça, mas saber escutar. É perceber que somos todos iguais.

Portanto, assim como o presidente não é um ser humano melhor do que o porteiro, o craque não é um ser humano melhor do que um perna-de-pau.

 

 

Por Maria às 11h09

Toró salva Fla aos 49m do segundo tempo

O Flamengo, que não vencia há sete jogos finalmente conseguiu somar três pontos. Derrotou o Grêmio Prudente por 2 a 1, num jogo de final dramático.

A equipe do interior paulista saiu na frente, com um gol de Adriano Pimenta, no final do primeiro tempo. Ao comemorar, o jogador foi expulso por ter corrido com parte da camisa encobrindo a cabeça.

Como já havia recebido um cartão amarelo, num lance em que o árbitro Ricardo Ribeiro foi rigoroso, acabou expulso. Em razão disso, o Grêmio Prudente atuou todo o segundo tempo com um jogador a menos.

Ainda assim, o Flamengo só marcou aos 40 minutos, através de Diego Maurício (substituiu Kleberson na metade do segundo tempo) e virou com gol de Toró, nos acréscimos - aos 49 minutos.

A vitória, a primeira sob o comando do técnico Silas, certamente diminuirá a tensão que envolve o futebol, já que o clube se afasta um pouquinho da zona de rebaixamento.

Deivid e Digo tornaram a não jogar nada.

Por Maria às 00h43

Coringão 2 x 1 Flu. Parecia em casa

O Corinthians derrotou o Fluminense por 2 a 1, no Engenhão, e  mesmo com um jogo a menos, tem agora o mesmo número de pontos que o tricolor carioca..

Vitória justa e incontestável.

O Timão saiu na frente através de Jucilei, chegou aos 2 a 0 no segundo tempo com o gol de Iarley e assegurou praticamente a vitória. Parecia jogar no Pacaembu. Washington  diminuiu, mas ficou nisso.

O Coringão vai receber o Grêmio Prudente, sábado, no Pacaembu, e o time de Muricy participará de um Fla-Flu, domingo, no Engenhão.

 

 

 

Por Maria às 00h16

15/09/2010

Botafogo é goleado. Cruzeiro e Santos goleiam

Quem diria, o Botafogo entrou nesta rodada  em terceiro lugar, com possibilidades de terminar como vice-líder, mas acabou goleado pelo lanterna Goiás por 4 a 1. 

Mesmo levando-se em conta que o jogo foi disputado no Serra Dourada  a equipe alvinegra pagou o maior vexame.

O Cruzeiro, que somava os mesmos 37 pontos do Botafogo, pegou o Guarani e ganhou por 4 a 2 e deixou a cidade de Sete Lagoas como vice-líder. Até porque o jogo entre Fluminense e Corinthians não havia começado.

No confronto entre os gaúchos Scolari e Renato, o técnico campeão do mundo levou o Palmeiras à vitória por 2 a 1 em pleno Estádio Olímpico, e jogou água no chope do Grêmio, que perdeu sua partida de número mil em Campeonatos Brasileiros.

O Verdão chegou a fazer 2 a 0 (Marcos Assunção e Ewerton),  E quando Jonas diminuiu, a partida estava acabando e parte da torcida gaúcha já havia deixado o estádio insatisfeita e nem viu. O jogo estava nos acréscimos.

O Santos ganhou por 4 a 2, mas o Atlético Goianiense fez 2 a 0 (Josiel e William) em plena Vila Belmiro e parecia com o jogo nas mãos. Mas logo após o segundo gol goiano, Edu Dracena diminuiu. Houve um pênalti em favor do Atlético GO, mas o árbitro Leandro Vuaden não considerou. Aí, Madson empatou, Alan Patrick fez 3 a 2 e Marcel definiu.

Feio mesmo foi o bate-boca entre Dorival Júnior e Neymar. Repórteres à beira do campo, disseram que houve inclusive troca de palavrões.  Será¿

O Galo é que precisa se impor e voltar a cantar alto. Perdeu de 2 a 1 para o Atlético PR e permanece na zona de rebaixamento.    

 

Por Maria às 22h14

Rodada quente a de hoje

O Campeonato Brasileiro vive hoje uma rodada pra lá de emocionante.

Fluminense e Corinthians se enfrentam. O Timão poderá se igualar ao tricolor mesmo com uma partida a menos ou o time carioca colocar seis hipotéticos pontos de vantagem sobre o rival (hipotéticos em razão de o jogo Vasco x Corinthians,  pela 18ª rodada, ter sido adiado).

Botafogo e Cruzeiro têm chances de se tornarem vice-líderes desde que o Corinthians perca.

No patamar debaixo, o Flamengo poderá ingressar na zona de rebaixamento, caso perca para o Prudente e o Atlético Mineiro derrote o Atlético Paranaense...

Isso e muito mais.

 

Por Maria às 10h30

Estou com Ronaldinho Gaúcho

"Nenhum brasileiro foi melhor do que eu em atividade na Europa".

Ronaldinho Gaúcho arrepiou na entrevista concedida a um jornal francês L´Equipe. E concordo com ele.

Mesmo morando longe do Primeiro Mundo (será mesmo?), acho que se Ronaldinho Gaúcho não foi o melhor dos brasileiros em atividade na Europa,  esteve certamente entre os melhores e se dependesse de mim, teria lugar na seleção brasileira que foi à Copa do Mundo.

Claro que a gente o quer no auge. A falta de comprometimento com o profissionalismo, que de certa forma ele passa para nós não justifica sua não convocação desde que ele tenha mais qualidades dos que foram chamados.

Acho que a lista de convocados precisa ser formada pelos melhores 23 jogadores em atividade. 

A não ser que o jogador esteja envolvido em graves problemas judiciais ou apareçam  constantemente em locais freqüentados por criminosos. O que não é o caso de Ronaldinho Gaúcho.

Por Maria às 09h26

14/09/2010

CBF acabe com a "caça" aos craques

Neymar está sendo caçado em campo? Está, como sempre esteve.

Mas isso não acontece apenas com o craque do Santos (craque mesmo e acho que ele tem todo o direito de driblar).

O mundo não pode acabar por causa disso. É simples extirpar esse sério e delicado problema, independentemente de o Santos enviar para a CBF um relatório de faltas sofridas por Neymar.

Basta o Departamento de Arbitragem da CBF exigir que os juízes sejam enérgicos e que as punições impostas pelo STJD contra os agressores sejam rigorosas.

Acontecendo isso, garanto que os agressores de Neymar, Kleber, Dentinho, Jorge Henrique, Dagoberto, Carlos Alberto, Conca e muitos outros pensarão duas vezes antes de agir.

Não podemos é deixar que se repita aqui o que aconteceu na Copa de 2010. Se Felipe Melo extrapolou em alguns lances, o que se viu de pontapés em todos os jogos é inadmissível.

E, para mim, a pior entrada foi a de Tiote em Elano, no jogo contra a Costa do Marfim. O mais incrível é que o árbitro nem falta marcou.

Que a arte do futebol brasileiro possa ser preservada e que a partir destes jogos de amanhã, nossos craques não sejam obrigados a voltar para casa com sacos de gelos nos tornozelos, nas canelas, no rosto, nas costas, nos joelhos...

Os craques e o público agradecem.

 

Por Maria às 12h04

Um espetáculo de muitas estrelas

   

Maurren, Keila e Fabiana são festejadas por este mundo afora. Vamos festejar as campeãs aqui também

Um programa imperdível e que vale a pena ser assistido. Começa amanhã, o Troféu Brasil/Caixa de Atletismo, na moderna pista do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa, da Prefeitura da cidade de São Paulo.

Paulistanos, independentemente da idade, deveriam comparecer para assistir  e até descobrir a beleza de um espetáculo que atrai milhares de pessoas em importantes cidades do planeta. 

A competição, segundo a Confederação Brasileira de Atletismo, recebeu a inscrição de 909 atletas por 101 clubes de 19 Estados de todas as regiões do País.

Muitos são os destaques, entre eles, a campeã olímpica Maurren Maggi (São Paulo FC), da medalhista no Mundial Indoor Keila Costa (Orcampi/Unimed)  - ambas no salto em distância -, e da campeã mundial indoor Fabiana Murer (BM&FBovespa) - no salto com vara.



 

Por Maria às 10h54

13/09/2010

Fla seja prudente no Prudentão

No momento, qualquer adversário é difícil para o Flamengo.

Quarta-feira, por exemplo, o time dirigido por Silas enfrentará o vice-lanterna Grêmio Prudente, em Presidente Prudente.

O Flamengo pode até vencer por goleada, mas pelo que mostrou até agora, quem considerar jogo fácil, que se pronuncie.

A atual campanha do campeão brasileiro é inaceitável.

Apesar do alto investimento do futebol, seus resultados se equivalem aos conseguidos por equipes que entram na competição como meros “participantes”.

E, em campeonato de pontos corridos, qualquer pontinho é precioso e entre os muitos maus rasultados, o Flamengo cometeu o pecado mortal de perder em casa para o lanterna Goiás por 2 a 1.

Fora de casa, venceu apenas Palmeiras, que também não anda bem das pernas, e Atlético GO, um dos candidatos ao rebaixamento - ambos os jogos por 1 a 0.

No mais, foram derrotas para São Paulo, Cruzeiro, Atlético PR, Corinthians, Internacional e o empatezinho com o Vitória.

Claro que ainda faltam muitos jogos, estamos apenas iniciando o returno. Mas o sonho do bicampeonato terminou há algum tempo.

 

Por Maria às 11h42

12/09/2010

Vozão degusta o Peixe

O banho de bola que o Santos tomou do Ceará não dá para entender. Tudo bem que o jogo foi no Castelão e que o Peixe perdeu meio time de craques.

Ainda assim, pelo próprio investimento do clube, não justifica.

A derrota por  2 a 1 para o Vozão, não disse o que foi a superioridade da equipe cearense.

Para piorar, uma grande confusão no final da partida: Marquinhos, que procurava afastar rar Neymar de uma confusão com jogadores do Ceará, disse ter sido agredido por um soldado da Polícia Militar.

Magno Alves e Geraldo marcaram para o Ceará e Keirrison fez o gol do Santos.

Só acho que o árbitro Héber Roberto Lopes deveria ter sido mais enérgico para impedir que Neymar fosse caçado em campo, sofrendo faltas desleais seguidamente. 

 

Inter empata em casa com o laterna 

O Internacional também se deu mal: empatar com o lanterna Goiás, no Beira-Rio, foi uma derrota. Ainda mais porque o time gaúcho tem pretensões de conquistar o título.

Embora tenha uma partida a menos, o Inter não tirou proveito dos tropeços de Fluminense e Corinthians nesta rodada.

O Guarani venceu o Atlético PR, no Brinco de Ouro, e agora é o sétimo colocado,  estando à frente de São Paulo, Vasco, Grêmio, Palmeiras, Flamengo, entre outras equipes de maior investimento..

 

Por Maria às 21h02

Botafogo e Cruzeiro de olho na liderança

A 21ª rodada do Brasileirão foi especial para Botafogo e Cruzeiro, já que a diferença para os líderes Fluminense e Corinthians foi diminuída em três pontos.

Na próxima rodada, Fluminense e Corinthians se enfrentam no Engenhão. O Botafogo jogará com o Goiás, no Serra Dourada, e o Cruzeiro receberá o Guarani, em Sete Lagoas.

Portanto gente, será uma rodada em que os quatro primeiros colocados vão jogar sob máxima pressão.

O detalhe é que Fluminense e Corinthians não conseguem repetir atuações que os levaram a ocupar as primeiras colocações até com certa gordurinha. Se bem que o Timão tem uma partida a menos.

Hoje, o Botafogo derrotou o São Paulo por 2 a 0, no Engenhão, gols de El Loco Abreu e Edno; e o Cruzeiro venceu o Avaí por 2 a 1, na Ressacada, com gols de Roger e Thiago Ribeiro, com Laércio diminuindo.

Tanto Botafogo quanto Cruzeiro parecem em ascensão.

Por Maria às 19h18

Palmeiras tem menos vitórias que o Galo

O Vasco de PC Gusmão continua sem perder. Foi ao Pacaembu enfrentar o Palmeiras de Felipão, que não consegue ganhar, e 0 a 0 ficou de bom tamanho.

A verdade é que as duas equipes estão longe de mostrar o futebol sonhado pelos seus torcedores.

O Vasco melhorou com PC Gusmão, mas está a 10 pontos do Corinthians e a 13 do Fluminense.

O Verdão tem estrelas como Kleber e Valdívia, mas não engrena nunca e está ainda mais longe dos líderes.

E pelo futebol que o Palmeiras tem apresentado é difícil imaginá-lo no pelotão da frente. Uma pena...

E não adianta os palmeirenses protestarem porque um dado mostra que não estou exagerando: mesmo na zona de rebaixamento, o Atlético Mineiro, com seis vitórias, tem uma a mais que o Verdão.

 

Por Maria às 19h04

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.