Blog do Maria

25/09/2010

Flamengo ficou devendo mais uma vez

Certamente a pior partida do Flamengo neste Campeonato Brasileiro. Não apenas por perder para o Palmeiras por 3 a 1, no Engenhão. Mas pela falta de soluções para os erros da defesa, pela falta de criatividade do meio de campo e a inoperância do ataque.

O Palmeiras chegou aos 2 a 0 sem fazer força com dois gols de Kleber, o primeiro de pênalti. Petkovic, que entrou no segundo tempo, dimininuiu em cobrança de pênalti, mas Lincoln definiu o resultado nos minutos finais.

O futebol rubro-negro vai muito mal.

O Vasco também perdeu, mas a derrota aconteceu em razão de um erro de Heber Lopes, que marcou pênalti inexistente de Dedé em Ricardo Xavier e Baiano marcou . Mas é bom lembrar que o árbitrou deixou de marcar pênalti claro em favor do Guarani. Ficou uma coisa pela outra no Brinco de Ouro.

Por Maria às 21h05

De volta o Neymar que todos admiram

Neymar mostrou sua arte e além de ter  sido o grande destaque da partida em que o Santos goleou o Cruzeiro por 4 a 1, ele exibiu futebol e comportamento que certamente o levarão a se tornar um dos melhores jogadores do mundo.

E olha que a equipe santista teve Zé Eduardo expulso aos 19 minutos do segundo tempo.  Os gols do Santos foram marcados por Marcel, Edu Dracena, Alex Sandro e Neymar. Thiago Ribeiro marcou para o time mineiro.

Agora, o gol mais bonito deste sábado foi o marcado por Alex Sandro. A jogada foi linda desde o início com o passe de letra de Neymar.

Por Maria às 20h55

Não parecia o São Paulo

Difícil explicar a derrota do São Paulo por 3 a 0, no Morumbi, que é a sua casa, para o até então penúltimo colocado Goiás.

Um resultado como esse simplesmente acaba com o sonho de título que é acalentado pelo seu mais fervoroso torcedor – aquele que jamais deixa de acreditar na volta por cima.

O Goiás jogou à vontade e fez o resultado no primeiro tempo, com gols de Carlos Alberto e os outros dois de Rafael Moura. Depois foi só administrar a conquista de três pontos, que não tiram a equipe goiana da zona de rebaixamento.

Por Maria às 20h52

24/09/2010

Quem será o próximo a cair?

                                                                                                                     (Fotos Uol)

  

Zago saiu do Verdão após segunda rodada. Vanderlei será o último a cair neste  Brasileiro?

Ainda faltam 14 rodadas para o fim do Campeonato Brasileiro. Pergunta inocente: "Ainda teremos mudanças de treinadores"?

Com a demissão de Vanderlei Luxemburgo após a goleada de 5 a 1 sofrida pelo Atlético Mineiro diante do Fluminense, dos 20 clubes que participam da Série A, apenas três clubes permanecem com o técnico da primeira rodada: Botafogo continua com Joel Santana, o Fluminense com Muricy Ramalho e o Guarani com Vagner Mancini.

 

A dança do treinadores: Atlético MG - Vanderlei Luxemburgo; Santos - Dorival Júnior;  Vasco - Gaúcho e Celso Roth (contratado pelo Internacional);  Flamengo - Rogério Lourenço; Corinthians - Mano Menezes (saiu para dirigir a Seleção Brasileira);  Palmeiras - Antônio Carlos Zago; São Paulo - Ricardo Gomes – Cruzeiro - Adilson Batista; Grêmio – Silas;  Internacional - Jorge Fossati. Avaí: Péricles Chamusca (saiu para trabalhar no mundo árabe) e Antônio Lopes; Atlético-PR: Leandro Niehues; Ceará - PC Gusmão (aceitou convite do Vasco), Estevam Soares e Mário Sérgio; Vitória - Ricardo Silva e Toninho Cecílio; Atlético-GO: Geninho e Roberto Fernandes: Goiás: Emerson Leão; Grêmio Prudente: Toninho Cecílio (aceitou convite do Vitória).

 

Celso Roth, Mano Meneses, Péricles Chamusca, Toninho Cecílio e PC Gusmão trocaram de clubes por vontade própria. Nos demais casos, foi degola mesmo.

Por Maria às 11h26

Galo fez tudo certo no papel e tudo errado na prática

Fluminense goleou o Atlético Mineiro por 5 a 1, no  Engenhão,  continua no pelotão de cima e o clube, em festa, sonha com o título. Os gols foram marcados por Carlinhos (dois), Leandro Euzébio, Gum e Marquinhos - Daniel Carvalho marcou para o Galo.
Já o Atlético vive crise histórica e a goleada culminou com a demissão de Vanderlei Luxemburgo, que considerou normal seu afastamento, reconhecendo que o clube sempre lhe deu total apoio, mas os bons resultados não aconteceram.  
Agora, não sei explicar o que levou o Galo e viver momento tão ruim. Vamos lá: foi um clube que investiu pesado para montar grande equipe e realizou contratações importantes, como Diego Souza, Daniel Carvalho e Rever, entre outros jogadores de expressão, mas nada deu certo.

Com 15 derrotas e tendo sofrido 45 gols, o Galo foi o clube que mais perdeu e mais gols sofreu no Brasileiro.
E mais: Vanderlei Luxemburgo é um dos técnicos mais vitoriosos do futebol brasileiro. Conquistou cinco títulos nacionais: Palmeiras (1993 e 1994), Corinthians (1998), Cruzeiro (2003) e Santos (2004). Como se não bastasse o currículo do treinador, a estrutura do departamento de futebol do Atlético Mineiro talvez seja a melhor do país.
Que o Galo dê a volta por cima.

Por Maria às 23h57

23/09/2010

Pior que multa hein Neymar

A não convocação foi um castigo para Neymar. Seu curriculo por mais brilhante que seja terá sempre esta marca. Daqui a 10 anos quem pesquisar sobre o trabalho de Mano Menezes, encontrará registrado: "Neymar ficou fora da seleção brasileira por mau comportamento e falta de respeito com Dorival Júnior, o treinador do seu clube".

Que Neymar acorde e saiba que em qualquer atividade profissional educação, respeito e comportamento são valores obrigatórios.
Por exemplo: nenhum trabalhador pode xingar o chefe ou qualquer companheiro. Aliás, quem quer que seja.
 

Ficou parecendo que a diretoria do Santos pensa diferente: Dorival Junior foi demitido.

Eu até acho que Neymar tinha que jogar pelo Santos. Mas daí a demitir o treinador vai uma grande diferença.

Por Maria às 12h38

Kleberson e Pet salvam o Fla e Timão atropela o Santos

O Flamengo foi salvo pelo quase quarentão Petkovic, que, a cinco  minutos do fim, marcou o gol do empate com o Grêmio.  O resultado de  2 a 2 foi  justo.

As duas equipes desperdiçaram algumas chances e buscaram o resultado até o final.

Os outros gols foram marcados por Douglas, Kleberson e Jonas.

O Internacional se deu mal por causa de outro veterano. Paulo Baier,  que completa 36 anos em outubro, fez o único gol da  partida e o Atlético  Paranaense venceu.

Já o Corinthians foi até a Vila e derrotou o Santos por 3 a 2,, na base da raça, perseguindo com valentia o resultado.

Durval colocou o  Santos em vantagem logo no primeiro minuto, mas aos sete, Iarley empatou. Neymar recolocou o Peixe na frente, mas Elias empatou ainda no primeiro tempo. Na etapa final, Paulo André marcou o gol da vitória e o Coringão lidera o Brasileirão com folga..

 

Por Maria às 00h43

Botafogo reage, empata com Vasco, mas joga mal

Nem parecia que o Botafogo era um time dirigido pelo Joel Natalino Santana. O que sua equipe errou e se complicou em lances fáceis não dá para entender.

O Vasco chegou aos 2 a 0 sem problemas (gols da Ramon e Eder Luis sem maiores problemas.

E o Botafogo estava mal antes mesmo de Antônio Carlos e Maicosuel se machucarem e serem substituídos por Caio e Herrera.

O presidente Maurício Assumpção chegou a descer para o vestiário no intervalo para saber o que estava acontecendo.

E deu resultado: Herrera diminuiu no início do segundo tempo  - só que pouco depois foi expulso.

Mas aí, quem se apagou foi a equipe vascaína, que não conseguiu mais nada e, aos 46m, Titi colocou a mão na bola dentro da área e Loco Abreu empatou batendo muito bem o pênalti.

Ainda assim, o futebol do Botafogo esteve longe daquele Botafogo que sua torcida quer ver.

 

Por Maria às 00h33

Cruzeiro se mantém na luta

Cruzeiro está chegando. Ao vencer o Ceará por 2 a 0, em Sete Lagoas, passou a somar 44 pontos. Quando seu jogo terminou, não só havia superado  o vice-líder Fluminense, que jogará amanhã contra o Atlético Mineiro, como chegou a se igualar ao líder Corinthians cuja partida contra o Santos ainda não havia começado.

Os gols foram marcados por Montillo, de pênalti, e  Farias. O Cruzeiro não sabe o que é perder há nove partidas: venceu sete  e empatou duas.

São Paulo e Palmeiras também venceram, mas não mostraram futebol de quem aspira alguma coisa.  O tricolor paulista, ainda dirigido por Sérgio Baresi, derrotou o Guarani por 2 a 1 (Marlos,  aos 14m,  Baiano empatou aos 48 do primeiro tempo, e Ricardo Oliveira definiu aos 18m do segundo). O Verdão ganhou do Grêmio Prudente, o último colocado, po0r 1 a 0, gol do volante Márcio Araújo.

 

Por Maria às 00h26

22/09/2010

No canto de Rouxinol, o veto a Jobson

Jobson, que treinou normalmente e até com certa desenvoltura, foi vetado para voltar ao Botafogo no jogo desta noite contra o Vasco.

Nada demais, um jogador ser vetado, mesmo tendo treinado com bola.

Agora, o que me chamou atenção foi a forma como o clube anunciou o veto ao atacante.

Normalmente quando um jogador sofre algum problema físico, quem tem que explicar é o médico. No caso Jobson, quem anunciou foi o Aníbal Rouxinol, gerente jurídico do Departamento de Futebol do clube.

Se o jogador estivesse envolvido por ingerir substâncias proibidas caberia ouvir o canto do Rouxinol, eu até entenderia, mas o problema era médico.

 

Por Maria às 00h52

Tá liberado, tá tudo liberado, Neymar

Treinadores, se algum de vocês for chamado para ocupar a vaga do demitido Dorival Júnior, por sinal um belo profissional, pensem duas vezes antes de tomar qualquer decisão.

Se alguma de suas decisões não agradar a diretoria, você correrá o risco de ser sumariamente colocado no olho da rua, como aconteceu com Dorival Junior.

Eu inclusive fui contrário ao afastamento de Neymar da partida contra o Corinthians, até porque acho que o jogador tem mais é que vestir a camisa do seu clube e suá-la.

Daí a demitir o técnico vai uma diferença muito grande.  Eu puniria o jogador com uma multa pesada, mas, à contra gosto, acataria a decisão do treinador, que é um profissional sério e vinha fazendo um bom trabalho.

Sabem o que deverá acontecer? Neymar se sentirá o “ó do bobó” e pensará que está acima do bem e do mal. Aí gente, o Santos que se cuida e que abra o olho.

Meu medo é que  Renê Simões esteja certo em sua profecia, quando disse: “o Santos está criando um monstro”.

Espero que não, o futebol brasileiro precisa do Neymar.

Vamos torcer para que o Santos esteja criando penas um craque.

 

Por Maria às 00h17

21/09/2010

Silas recorre ao Silas e sabe tudo sobre o Grêmio

Fotos Uol

    X   

Silas estuda a maneira de amarrar seu ex-time, agora dirigido por Renato Gaúcho

Flamengo e Grêmio se enfrentam e precisam vencer.

Se os gaúchos têm a vantagem de o jogo ser no Estádio Olímpico, a equipe rubro-negra tem a seu favor um importante detalhe: o técnico Silas não precisou recorrer a vídeos ou a informantes para saber os pontos fracos e fortes do Grêmio.

Como era técnico do Grêmio antes de assumir o Flamengo, ninguém melhor do que ele para explorar as deficiências e se precaver contra as virtudes do adversário.

A preleção antes do jogo será interessantíssima, gostaria de escutá-la.

O técnico Renato Gaúcho que se cuide porque Silas tem tudo para dar um nó no Grêmio, clube que treinou de dezembro até o mês de agosto.

 

Por Maria às 11h42

Neymar tem que jogar e não ficar de folga

Foto Uol

Neymar precisa respeitar Dorival Júnior e o Santos 

Neymar tem mais é que ser escalado e suar a camisa do Santos que lhe paga considerável salário.

Se o clube quiser punir o Neymar – ou qualquer outro jogador – que imponha uma pesada multa. Mas uma multa pesada mesmo para que ele pense duas vezes antes de tomar determinadas atitudes.

Para mim, tirá-lo do time é premiar o adversário. Garanto que o Corinthians, seu adversário de amanhã, agradecerá sensibilizado e até elogiará o castigo imposto ao jogador. O Guarani agradeceu. 

Mas, certamente, as cabeças pensantes do Peixe  vão agir  para que Neymar não fique de “folga” para fazer o que quiser.

Agora, estou sabendo que muita gente dentro do clube está pau da vida em razão de Neymar não ter enfrentado o Guarani e ter ainda escalação não confirmada para jogar contra o Timão.

 

Por Maria às 10h13

19/09/2010

Gente, Deivid fez gol

Um Fla x Flu emocionante como nos bons tempos em razão dos muitos gols, pois em termos de qualidade técnica ficou devendo.

O  resultado de 3 a 3, ou melhor os seis gols mostraram um pouco o problema das duas equipes em se defender. 

Deivid se aproveitou disso para fazer o gol tão cobrado pela torcida. Mas perdeu uma chance incrível.

Neste jogo, qualquer bola alçada na área era um terror para os zagueiros.

Mas a partida agradou pela forma como os dois times se empregaram, buscando a vitória até os minutos finais.

Com o empate, o Flamengo  perdeu uma posição e agora é o 15º colocado.E o Fluminense que era o líder, foi ultrapassado pelo Corinthians, que derrotou o Grêmio Prudente por 3 a 0.

Se o Flamengo pega o Grêmio, no Olímpico, o Fluminense receberá o Atlético Mineiro, no Engenhão. 

Fluminense saiu na frente, com gol de Leandro Eusébio, o Flamengo virou através de Deivid e David. Rodriguinho empatou, Renato Abreu colocou a equipe rubro-negra em vantagem, mas Rodriguinho, novamente, empatou.

Por Maria às 21h08

Renato Gaúcho está sacudindo o Grêmio

 

Uma coisa ninguém pode negar: Renato Gaúcho está acordando o Grêmio, que venceu com sobras o Avaí, por 3 a 0, na Ressacada..

O tricolor gaúcho que chegou a amargar o gostinho do pelotão lá debaixo da tabela,, já ocupa a 11ª colocação.  E é claro que Renato Gaúcho está fazendo sua parte.

Nesta partida, o Grêmio foi sempre superior e seus gols foram marcados por Jonas (dois) e André Lima.

Mas seu próximo adversário será o Flamengo, no Olimpico. Um bom tira-teima para os dois clubes que parecem à meia bomba, e suas torcidas querem mais e com inteira razão.

 

Por Maria às 20h45

PC Gusmão... mui amigo esse Celso Roth

Celso Roth acabou com a invencibilidade de 21 jogos do técnico PC Gusmão.Hoje, no Beira-Rio, o Internacional venceu o Vasco por 1 a 0.

Um dia esta invencibilide tinha que acabar. Acho até que PC conseguiu quase o impossível à fente de Ceará e Vasco.

O Vasco, por exemplo, tem uma equipe guerreira, mas tecnicamente limitada. Até porque, nem sempre pode contar com Carlos Alberto.

Até que o Vasco começou bem a partida, mas Edu marcou no início do segundo tempo e o resulotado ficou nisso.

PC Gusmão certamente dormirá mal esta noite, mas foi até bom perder a invencibilidade, uma pressão a menos para perturbar a cabeça do bom treinador.

 

Por Maria às 19h57

Felipão 0 x 2 Baresi

O São Paulo pegou o Palmeiras no Pacaembu e venceu por 2 a 0, gols de Lucas e Fernandão.

Certamente, os jogadores do Palmeiras não conseguem entender direito as orientações de Felipão.

Só pode ser. Aliás, o time vem mal desde o início do Brasileiro e em 22 jogos só conseguiu seis vitórias, o que não é nada.

O Verdão não corre riscos de entrar na zona de rebaixamento, mas tem obrigação de mostrar bem mais.

Hoje perdeu e seu resultado preferido é o empate. Assim não vai a lugar algum.

 

Por Maria às 19h44

Peixe não faz gol. Galo marca dois e sofre três

O Santos, que ainda vive e respira a crise “Neymar”, não conseguiu nada. Para sua sorte, o Guarani também parecia pouco inspirado. Resultado: 0 a 0.

Fica mis do que claro que o Santos precisa administrar melhor a imaturidade de Neymar porque o time sem ele perde muito. Aliás, sem ele e sem Robinho, André e Ganso. importantes.

 Pior aconteceu com o Atlético Mineiro, que recebeu o Vitória na Arena do Jacaré e foi derrotado por 3 a 2.

O time baiano chegou aos 2 a 0 com incrível facilidade: Viáfara, de pênalti, marcou o primeiro, aos 4 minutos, e Egidio, aos 15,

Aí, abriu a guarda, o Galo empatou com gols de Daniel Carvalho e Neto Berola.

Se o Atlético ficou nisso, o Vitória quis mais e Henrique marcou o terceiro.  Detalhe: a equipe baiana teve Anderson Martins expulso, aos 27m do primeiro tempo.

 

Por Maria às 19h34

Flamengo pinta a Lagoa de vermelho e preto

Fotos do Maria

  

Remadores do oito encostam o barco para a premiação.Depois, comemoraram o bi com entuasiasmo 

     

A sculler Fabiana ganhou no single e no double. Depois, comemorou com o marido Gibran, o voga do oito 

 

"Flamengo... Flamengo sua glória é lutar. Flamengo... Flamengo campeão de t... e mar"

O remo rubro-negro honrou o hino e conquistou hoje o bicampeonato estadual na Lagoa Rodrigo de Freitas de forma brilhante.

Até porque fechou o programa a última regata da temporada com uma bela vitória no Oito Gigante, remado por Gibran, Sebastian, Rodrigo, Daniel, Maciel, Alisson, William, Michael e  Maurício (timoneiro). O rítmo imposto pelo voga Gibran, foi qualquer coisa. O barcou vôou nas águas agitadas da Lagoa e marcou 5m52s.

Vitória espetacular numa disputa com o oito do Botafogo, que chegou em segundo, e o Vasco, em terceiro. Até porque, sexta-feira o técnico Marcão soube que não poderia contar com Santiago e Marcilis, e hoje mesmo ficou sem o proa Denis, que passou mal: após a prova de sigle-skiff, ele demaiou e precisou ser socorrido pela equipe médica do estádio de remo.

A presidenta Patrícia Amorim, que estava na garagem de barcos do Flamengo, foi levada para o estádio de remo de lancha e participou da festa no pódio. Depois agradeceu a dedicação de todos os remadores e lembrou que se o futebol não conquistou o Estadual, o remo fez a sua parte.

Primeiro lugar conquistado, Marcão foi carregado pelos remadores e quase jogado dentro da Lagoa.

Em seguida, vários remadores do oito voltaram  a nado para a garagem do Flamengo, deixando o barco atracado no pier do Estádio de Remo.

Uma festa como há tempos não se via.

A família rubro-negra comemorou o dia intero. Mas a família Gibran Cunha/Fabiana Beltrame comemorou muito mais e com inteira razão: ele foi o voga do Oito Gigante, que encerrou a temporada com vitória; e ela, a voga do double, que, ao vencer a segunda prova, garantiu matematicamente a conquista do bicampeonato, além de ganhar o single peso leve.

Terminada a festa no Estádio de Remo, os dois correram para a garagem de barcos do Flamengo, para festejarem com a filha Alice, de 10 meses.

Detalhe: Fabiana terminou o ano invicta, assim como Gabi, que venceu o four-skiff  e também chegou em primeiro em todas as provas do ano. Elas foram as que mais pontuaram no bicampeonato.

 

 

 

Por Maria às 14h04

Sobre o autor

Antonio Maria Filho é jornalista esportivo desde 1970 e cobriu as últimas 9 Copas do Mundo. Esteve a serviço em duas Olimpíadas e dois Mundiais sub-20. Também marcante em sua carreira foi seguir todos os passos do Flamengo na conquista do Mundial Interclubes, em 1981, no Japão, na final contra o Liverpool.

Sobre o blog

Baseado no Rio de Janeiro, o Blog do Maria dirige o olhar treinado do experiente jornalista para o futebol atual e traz bastidores do mundo esportivo acumulados ao longo de quatro décadas de carreira.